A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia"— Transcrição da apresentação:

1 EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Prof. Ms. Helen Messias Guzmán

2 Existencialismo Existencialismo é um conjunto de filosofias ou correntes filosóficas cuja marca comum... é a Analise da Existência... Análise Existencial é, portanto, analise das situações mais comuns ou fundamentais em que o homem vem a encontrar-se. (RIBEIRO, 2012)

3 Para o Existencialismo, o Homem é visto como um ser universal, diluído na idéia, mas como um ser particular, concreto, com vontade e liberdade pessoais, consciente e responsável. Para Kierkegaard a subjetividade é a verdade, a subjetividade é a realidade. É a própria necessidade de se tentar compreender o indivíduo a partir de sua singularidade, de seu manifestar-se subjetivo.

4 A consciência, segundo RIBEIRO(1985) não é um depósito morto de objetos e imagens, mas é ativa e dá sentido às coisas. A consciência é ativa, viva e dá sentido a tudo, estando voltada para algo. Esse conceito será retomado depois pela Fenomenologia.

5 O ser humano só pode ser compreendido por ele mesmo através de uma experiência direta de seu ser no mundo…Momentaneamente até pode ter perdido essa aptidão, mas continua sendo o intérprete mais fiel de si mesmo. (RIBEIRO, 1985)

6 O Homem passa a ser considerado como um ser privilegiado, pois como afirma Heidegger, só o Homem existe enquanto modo particular de estar no mundo enquanto as coisas simplesmente são. O Homem é existência porque ele é um projeto. O Homem nada mais é do que aquilo que ele decide ser, do que aquilo que ele projeta ser… ( RIBEIRO, 1985, p. 38)

7 Implicações do Humanismo e do Existencialismo para a Gestalt-terapia:
As pessoas não sabem mais olhar para dentro de si mesmas e se verem tais como são: imensas, sagradas, plenas de potencialidades. É função da psicoterapia colocar a pessoa, a todo instante, diante de si mesma, olhando-se sem previsão, sem desprezo, sem culpa de querer ser feliz, mas com amor, orgulho de si mesma, com facínio e celebração da própria realidade. (RIBEIRO, 1999, p. 27)

8 Concebemos a pessoa capaz de se ajudar, de saber o que é melhor para si e de escolher os melhores caminhos para atingir seus fins. Entendemos que apesar das aparências ela jamais perdetodo seu referencial interno de lidar com o mundo.

9 O Homem é um projeto, portanto só ele pode cuidar de sua execução, de sua modificação ou de sua interrupção. É fundamental que o processo de psicoterapia coloque a pessoa o tempo todo, diante de sua experiência imediata, tanto do ponto de vista da consciência, como da emoção.

10 O psicoterapeuta não pode e não tem de decidir nada para o cliente, mas pode decidir com o cliente, num encontro profundo que de fato contamine a totalidade da relação. ( RIBEIRO, 1999, p. 29)

11 Colocar o cliente diante do próprio poder, de modo que se sinta mais capaz e menos crítico sobre si mesmo; Fazer com que o cliente descubra em si tudo de bom que ele possui e pare de amar o próprio sofrimento como um mal menor do que a incerteza do futuro e do risco; Fazer com que o cliente pare de procurar o vilão de sua história passada e se veja como responsável pela sua vida; Fazer com que o cliente ame o que tem, o que lhe está disponível.

12 É Função do Terapêuta: Discutir concretamente a realidade;
Experienciar o real e suas consequências; Inventar caminhos, tornando-se mais adequado às coisas e as pessoas; Ver e descrever o mundo e as pessoas a partir de seus próprios referenciais; Perceber a perda de temnpo, o desgaste de energia, quando faz de conta que está procurando soluções verdadeiras.

13 Verificar as razões pelas quais o cliente insiste em manter o passado como se fosse um presente indiscutível; Ajudar o cliente a experienciar seu verdadeiro limite de velocodade e a perceber que está andando a 60km/h quando poderia andar a 80km/h. Se olhar com mais carinho e respeito (RIBEIRO, 1999)

14 Levar o cliente a confiar nas próprias percepções;
Sentir que mudar, mais do que ficar fixado resulta em uma vida diferente; Descobrir os caminhos mais fáceis de trilhar; Reabrir os olhos e ver o mundo como um convite e não como um desafio; Sentir que não é um solitário no planeta; Ajudá-lo a sentir a sensação de liberdade que o acreditar em si pode causar.

15 Função da Psicoterapia:
Levar o cliente a tomar consciência de seu projeto, do modo como o projeto vem sendo realizado e de como levá-lo adiante, com base em sua realidade pessoal, em sua relação com o mundo. A psicoterapia é um encontro cuja finalidade é ajudar a pessoa a se desdobrar, pedacinho por pedacinho, até que ela veja sua essência consumada (RIBEIRO, 1985)


Carregar ppt "EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google