A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Existencialismo é um Humanismo - Sartre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Existencialismo é um Humanismo - Sartre"— Transcrição da apresentação:

1 O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
“A existência precede a essência”

2 Somos condenados a Liberdade
O humano é um ser que possui consciência, isto é, interpreta e dá significado ao mundo. A Consciência percebe-se como fazedora de Escolhas, percebe-se como agente da sua própria existência. A Situação. "Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre ( )

3 Que a liberdade apesar de ser uma grande paixão humana, ela é angustiante, porque está “(...) o homem por um compromisso e que dá conta de que não é apenas aquele que escolhe ser, mas de que é também legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não poderia escapar de ao sentimento de sua total responsabilidade.

4 O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente
O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como diz Heidegger, a realidade humana.

5 A Angústia A condição de liberdade faz do homem um ser angustiado, pois percebe-se que o momento de escolha define a existência. Responsabilidade: “(...) concebemos o existencialismo como uma doutrina que torna a vida humana possível e que, por outro lado, declara que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana.” A responsabilidade pressupõe um ser consciente e engajado no mundo em que se encontra.

6 Sartre e O Marxismo Sartre respondendo a essas críticas afirma que o existencialismo não é uma doutrina pessimista, mas que o existencialismo que ele está incluído deixa a possibilidade de escolha de viver ao homem, porque entende que o homem é livre, isto assusta muitas pessoas. “Acreditam que grande parte do que o homem pensa conscientemente é determinado por forças que operam à sua revelia, ou seja, sem o conhecimento do homem; que o homem explica suas ações para si mesmo como sendo racionais ou morais, e que essas racionalizações (falsa consciência, ideologia) lhes satisfazem subjetivamente. Mas sendo impulsionado por forças que lhes são desconhecidas, o homem não está livre. Só pode atingir a liberdade (e a saúde) adquirindo consciência dessas forças motivadoras, ou seja, da realidade, ao invés de ser escravo de forças cegas.”

7 A Má-Fé Impulsionado pela angustia, a condição humana tenta negar a liberdade; Escolher não escolher;


Carregar ppt "O Existencialismo é um Humanismo - Sartre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google