A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características da liberdade em Sartre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características da liberdade em Sartre"— Transcrição da apresentação:

1 Características da liberdade em Sartre
Ontológica – o Para-si é livre por ser inacabado Surge na ação Situada na realidade; Liberdade = situação + ação Só há liberdade quando algo nos constrange, a liberdade depende da resistência que se lhe opõe, se afirma quando sujeita a maiores pressões Não significa obter o que se quer, mas querer fazer o que se pode. Está na autonomia de escolha Cabe ao homem forjar a própria essência – de início o homem nada é, irá definir-se pela sucessão de seus atos, pela série de opções que faz em face de cada situação concreta. Sua definição se conserva em aberto até sua morte. Liberdade não é o mesmo que vontade; a liberdade originária precede o ato voluntário. Quando agimos por vontade, a decisão já estava tomada. O passado, Em-si, seja como influência do ambiente ou como dinâmica psíquica, não tem como motivar ou explicar a ação no presente. Esta só pode ser compreendida tendo em vista o futuro, o projeto, o para que, o sentido, e não o porque. O futuro ainda não é, mas ilumina o presente.

2 Características da liberdade em Sartre
O lugar que ocupamos no mundo, as coisas que nos cercam, meu passado, a existência dos outros e a morte não limitam a liberdade. Crítica ao determinismo e mecanicismo. Riscos da crença em condicionamentos, reforços, causas: conformismo O passado ganha sentido a partir do projeto. Projeto = superação do dado existente em direção a um fim ainda inexistente. Estamos condenados a ser livres – a liberdade é um fato contingente que nasce com o nosso Ser. Não posso escolher não ser livre. Projeto fundamental – eleição originária de si, que fundamenta todas as suas deliberações. Não-refletido. É contemporâneo aos atos; mutável. Meta: tornar-se plenitude, um Em-si-Para-si; fadada ao fracasso. Angústia – não temos a quem recorrer para orientar as nossas escolhas. A liberdade que sou é o único fundamento a que posso me apegar. Criamos os valores morais. Por sermos livres, somos angústia. Para mascará-la, precisamos disfarçar a liberdade que somos, inventamos o que possa eximir-nos da responsabilidade por nossos atos: saberes, profissões, essências.

3 Características da liberdade em Sartre
Má-Fé – consiste em acreditar nas mentiras que pregamos em nós mesmos, ainda que sabendo a verdade (podemos chamar de desespero ou perda no impessoal). Fissura interna do Para-si, enganador e enganado ao mesmo tempo. A má-fé está sempre presente como possibilidade, por não sermos completos. O Para-si não-é-o-que-é e é-o-que-não-é, não tem essência e é projeto. A sinceridade total é impossível.


Carregar ppt "Características da liberdade em Sartre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google