A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização, Sistemas e Métodos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização, Sistemas e Métodos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Todos os processos têm um fluxo de operações de entrada, processamento e saída. Deve ser realizada uma análise do processo atual para que seja conhecida ou para que possa ser apresentada proposta de alterações. O fluxograma é um diagrama que permite à equipe de analistas ter uma visão completa do fluxo de materiais e de informações, os custos, o volume de trabalho e os tempos de execução. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

2 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxogramação de processos D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

3 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxograma é uma técnica de representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou sequência, de um processo, bem como sua análise e redesenho. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

4 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Um fluxograma pode apresentar as seguintes características de um processo: Quais são as operações realizadas; Onde são realizadas as operações; Quem as executa; Quais são as entradas e as saídas; Qual é o fluxo das informações; Quais são os recursos empregados no processo; Quais são os custos parciais e totais; Qual é o volume de trabalho; Qual é o tempo de execução, tanto parcial quanto total. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

5 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação O uso de um fluxograma apresenta as seguintes vantagens: Descreve qualquer tipo de processo, mesmo os mais complexos; Permite uma visão ampla de todo o processo que é executado; Descreve o funcionamento de todos os componentes do processo; Possibilita a verificação, de maneira clara e precisa, das falhas de funcionamento, dos gargalos, da duplicidade de procedimentos e de outros problemas oriundos do processo em estudo; Não permite a dupla interpretação, graças à padronização dos símbolos que são utilizados; Possibilita a análise e a proposição de modificações, visando à melhoria do processo; Permite fácil atualização. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

6 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxograma vertical O fluxograma vertical é o mais usado para estudo de processos produtivos, do tipo linha de produção, no qual se pode dividir um grande processo em vários outros. Esse tipo de fluxograma pode ser impresso como um formulário padronizado para ser preenchido durante a análise. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

7 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos usados no fluxograma vertical Análise ou operação Execução ou inspeção Demora ou atraso Arquivo provisório Arquivo definitivo Transporte D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

8 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação MS-Excel

9 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação MS-Excel

10 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação MS-Excel

11 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxograma horizontal O fluxograma horizontal serve para descrever um processo como se a pessoa estivesse lendo ou escrevendo, da esquerda para a direita. Estes fluxogramas podem ser descritivos ou de colunas. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

12 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxograma horizontal descritivo Usa-se o fluxograma descritivo para descrever o fluxo de atividades, dos documentos e das informações que circulam em um processo. São utilizados símbolos para uma melhor visualização dos processos. Durante o levantamento de informações é bastante útil pois permite que seja elaborado enquanto acontece a entrevista ou a observação. A elaboração é feita como se escreve, só que no lugar de palavras são utilizados símbolos e palavras que permitem a descrição do fluxo de maneira clara e precisa. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

13 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Fluxograma horizontal de coluna A representação gráfica das áreas envolvidas no processo pode ser feita com o uso do fluxograma horizontal de coluna. Os símbolos são acomodados de forma que cada setor aparece em colunas separadas. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

14 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Terminal É utilizado para representar o início ou o fim do processo, suas áreas de fronteira, ou para referir-se a outro processo que não seja objeto de estudo. Início Fim Outra rotina D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

15 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Operação Representa qualquer ação para criar, transformar, conferir ou analisar uma operação (ou processamento). Dentro do símbolo, descreve-se o objeto da ação. Emite nota fiscal em duas vias Preenche a ficha de inscrição D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

16 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Executor Representa a área (ou pessoa/cargo) que realiza a ação. Almoxarifado Comprador D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

17 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Documento Representa qualquer documento criado ou transformado no fluxo do processo. Nota fiscal Nota fiscal D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

18 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Informação verbal Representa os contatos verbais mantidos entre os participantes do processo. Contato telefônico D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

19 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Arquivo Representa o arquivamento da documentação inerente ao processo. Definitivo Provisório D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

20 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Decisão Indica um ponto no processo que representa ações condicionantes (se), onde há caminhos alternativo, se acontecer determinado evento (sim ou não). Estoque existente? Proposta aprovada? Não Sim Não Sim D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

21 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Conector Indica onde continua a sequência do fluxo. Indica que a continuação do processo ocorre dentro da mesma página. Indica que a continuação do processo ocorre em outra página. A Conector de rotina Indicar onde continua o processo Conector de página Indicar a página D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

22 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Material Representa o material que circula no processo. D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

23 Organização, Sistemas e Métodos
Fluxogramação Símbolos do fluxograma horizontal descritivo Sentido de circulação São as setas que servem para interligar os diversos símbolos, indicando o fluxo do processo. Interligam as informações escritas Interligam as informações verbais D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.


Carregar ppt "Organização, Sistemas e Métodos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google