A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte da antiguidade clássica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte da antiguidade clássica"— Transcrição da apresentação:

1 Arte da antiguidade clássica
De Grécia a Roma IPAHA – grupo 22 Elisângela Jorge Sara

2 A Arte na Grécia Por arte da Grécia Antiga compreendem-se as manifestações das artes visuais, artes cénicas, literatura, música e arquitectura desde o início do período geométrico até o fim do período helenístico, compreendendo períodos artísticos distintos sendo eles o Período Arcaico, Período Clássico e o Período Helenístico. Os exemplos mais conhecidos da arte grega antiga, e os que mais profundamente influenciaram as gerações posteriores pertencem ao período clássico. Porém, a arte não se resume no período clássico, que abrange apenas pouco mais de cem anos de sua longa história, e teve manifestações de grande importância antes e depois dele, cujos conceitos e práticas eram bastante distintos. No helenismo, período que sucedeu o classicismo, a arte passou definitivamente a se aproximar do público de um modo mais íntimo e pessoal, expressando todo o espectro da experiência humana.

3 Pártenon Templo construído para a deusa grega Atena em Atenas - do Período Clássico

4 Escultores Gregos Praxíteles
foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino Policleto criou padrões de beleza e equilíbrio (7.5x o tamanho da cabeça) Fídias Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo Pártenon: as esculturas dos frontões, métopas e frisos.  Lisipo representava os homens “tal como se vêem” e “não como são” Míron autor do Discóbolo - homem que arremessa o disco. 

5 Produção de Vasos Gregos

6 A Arte Romana A arte da antiga Roma, referente à época artística do Império Romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da Grécia antiga e também foi influenciada pelos etruscos e mais tarde pela cultura helenista e estende-se do século VIII a.C. ao século IV d.C. Inspirada no modelo grego, a arte romana incorporou as formas e as técnicas de outras culturas do Mediterrâneo. Roma destacou-se na arquitectura com grandes edifícios privados e públicos. Entre os privados, incluem-se as casas e as residências colectivas. Os públicos dividem-se em religiosos (templos), administrativos e comerciais (basílicas) e lúdicos (teatro, anfiteatro e circo). O espírito prático de Roma reflecte-se no urbanismo e nas grandes obras de engenharia, como estradas e aquedutos.

7 Bibliografia Boardman, J. (2001). The Oxford Illustrated History of Classical Art. Oxford University Press. Hemingway, C. a. (Julho de 2007). "Ancient Greek Colonization and Trade and their Influence on Greek Art". In Heilbrunn Timeline of Art History. Obtido em Dezembro de 2013, de New York: The Metropolitan Museum of Art: Hemingway, C. a. (Janeiro de 2008). "The Art of Classical Greece (ca. 480–323 B.C.)". In Heilbrunn Timeline of Art History. Obtido em Dezembro de 2013, de New York: The Metropolitan Museum of Art: JANSON, H. W. (1992). História da Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Kleiner, F. S. (2007). a History of Roman Art. Belmont: Thomson Wadsworth.


Carregar ppt "Arte da antiguidade clássica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google