A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GILBERTO DUPAS. Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GILBERTO DUPAS. Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação."— Transcrição da apresentação:

1 GILBERTO DUPAS

2 Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação das pressões sobre os governos para a garantia de proteção social, em contradição com os recursos econômicos fragilizados.

3  Tendências do cenário internacional tem provocado a necessidade de uma profunda revisão no papel do Estado.  Defesa de um novo pacto entre o Estado/sociedade/esfera privada.

4  Após aceitação do esgotamento das possibilidades das práticas keynesianas, debate se dá entre: Estado Mínimo X Estado forte  Revisão das recomendações do Banco Mundial – da redução radical do papel do Estado para sua modificação, fortalecimento e assunção de novos papéis. (Estado atuante e não mínimo) (p.220)

5 FIM DO WELFARE STATE:  Apresenta dados que evidenciam que os gastos dos governos tem crescido apesar da defesa do Estado Mínimo.  Quais, então, as origens do discurso liberalizante nesse contexto?

6 ORIGENS DO DISCURSO LIBERALIZANTE 1. Crise de financiamento do estado após choque do petróleo abalou o compromisso do Keynesianismo com o capitalismo democrático (O capitalismo democrático na encruzilhada – A. Przeworski; M. Wallerstein) 2. Crise do petróleo evidencia limites do keynesianismo para atendimento das demandas crescentes. (Peter Drucker)

7 3. Tendência intrínseca do Estado à ineficiência; 4. Welfare encoraja a dependência – paralisa mais do que energiza (Drucker); 5. Desmantelamento dos estados nacionais frente a globalização - decisões econômicas fundamentais estão sendo tomadas na economia global e por ela, e não pelos estados nacionais ( (Drucker; Hist&Thompson; Arthur Schesinger Jr.) 6. Vácuo quanto ao modelo político –institucional que deve acompanhar o “modo de regulação enxuto”. (Fiori – crise do estado nação pode não ser terminal, é apenas momento de indefinição)  7. Fracasso da utopia socialista

8 ESTADO “INSISTENTE” Ameaça de desmatelamento do Welfare State na esfera das discussões políticas, não é acompanhada de sua efetivação no plano econômico, pois:  avanço do capitalismo traz novas e urgentes demandas ao Estado (aumento do desemprego, do emprego informal, da desigualdade);  “Efeito democracia” – cresce a voz dos que clamam por maiores garantias sociais.

9 NOVO PACTO No contexto de ampliação das demandas por proteção social, aliado “a atual carência de recursos dos governos – comprometidos em zerar seus déficits -, somada à ineficiência de máquinas administrativas públicas, nos faz concluir que SOMENTE UM NOVO E ORIGINAL ACORDO entre os governos e as sociedades civis permitirá avançar.”


Carregar ppt "GILBERTO DUPAS. Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google