A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como reconhecer e transmutar nossas máscaras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como reconhecer e transmutar nossas máscaras"— Transcrição da apresentação:

1 Como reconhecer e transmutar nossas máscaras
Seminário Rosacruz – 28/10/12

2 “ O que é isto, que de manhã anda com quatro pernas, ao meio-dia com duas e à noite com três?”

3 O HOMEM (SER HUMANO) No início ele engatinha (bebê – quatro pernas); Crescido ele anda com duas pernas (meio-dia); Na velhice possui apoio da bengala (três pernas).

4 (COM SUA MENTE ABSTRATA)
Muito bem!!! Agora explique (COM SUA MENTE ABSTRATA) qual é o significado esotérico desta charada.

5 Personalidade (Máscaras)
Refere-se aos estágios principais do caminho do ser humano, os quais se não vencidos, serão mortais: Quatro representa a matéria e a cruz do ser humano: Matéria: Região Química do Mundo Físico Cruz: Lei de Causa e Efeito Personalidade (Máscaras) MANHÃ

6 Compreender a polaridade representada pelo número dois
DOIS - POLARIDADE Deverá, com estas limitações da matéria Compreender a polaridade representada pelo número dois Meio-dia

7 à perfeição, à totalidade.
Três Após equacionar a polaridade, chegará à noite E num terceiro momento à perfeição, à totalidade. Noite e necessidade de luz interna: quem cumprir esta tarefa, conquistará a vida eterna.

8 CONCLUSÃO DA CHARADA: Todos encarnados e limitados (CRUZ) - 4;
Todos necessitam compreender a dualidade - 2; Todos necessitam conquistar a vida eterna - 3.

9 Vamos compreender e equacionar a DUALIDADE, pois ela também é a chave para se compreender as MÁSCARAS que vestimos e também para transmutá-las

10 Polaridade – chave do desenvolvimento espiritual
“Quando de dois fizerdes um, e quando transformardes interior em exterior e o exterior em interior; quando o superior for como o inferior, e quando fizerdes o masculino e feminino uma só coisa, de tal modo que o masculino não seja masculino e o feminino não seja feminino; quando fizerdes um olho no lugar de olhos e uma mão no lugar de mãos, e um pé no lugar de pés, imagem no lugar de imagens, então entrareis no reino”. Evangelho de São Tomé, Log. 22 Evangelho como caminhos de Iniciação. Ele inteiro é Dual: Para ser o MAIOR devemos ser o SERVO. Quanto mais humilde, mais se sobe.

11 “Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, Tudo tem o seu par de opostos;
Igual e diferente, é a mesma coisa; Os opostos são idênticos em sua natureza, Diferem apenas em grau; os extremos se tocam; Todas as verdades não passam de meias verdades; Todas as contradições podem ser harmonizadas”. Kybalion

12 Tudo aquilo que o ser humano vislumbra no mundo físico (manifestação) e tudo o que sua imaginação possa idealizar, revelar-se-á em dois polos. Não podemos compreender uma unidade além da polaridade. Em números, isso significa que não podemos imaginar o um enquanto não existir dois: o um pressupõe o dois.

13 Nossa consciência Subordinada ao DOIS: Mais e menos;
Elétrico e magnético; Ácido e alcalino; Bem e mal; Luz e trevas; Mulher e homem; Este ou aquele.

14 Cometemos um grande erro:
Ordenamos fenômenos em conjuntos de elementos que seguem a convicção de que os opostos se excluem.

15 DO QUE CONSTITUI A SANTIDADE?
EXEMPLO DO QUE CONSTITUI A SANTIDADE?

16 SANTIDADE CONSTITUI DE:
TREVAS LUZ

17 O QUE CONSTITUI A VIDA? NASCER MORRER

18 O QUE CONSTITUI A BASE DA FRATERNIDADE?
INDIVIDUAL COLETIVO

19 Um não existe sem o outro.

20 REALIDADE A realidade é formada por unidades; entretanto, a unidade se apresenta ao ser humano como polaridade (vemos por espelho, obscuramente); Para enxergarmos a realidade necessitamos sempre de dois aspectos que parecem ser contrastantes ou antagônicos (ver face a face).

21 COMPROVAÇÃO A CONTRADIÇÃO É DADA POR NÓS, E FICAMOS CONFUSOS COM ELA; MAS NO FUNDO, NÃO É CONTRADIÇÃO, MAS A PRÓPRIA REALIDADE, UMA SÓ COISA; VAMOS PROVAR QUE OS ANTAGONICOS FORMAM A REALIDADE:

22 Vida é Ritmo Ilustração básica da polaridade é a respiração. O ato de inspirar segue com absoluta certeza o seu oposto, o ato de expiração. Esta constante alternância dos dois pólos produz um ritmo. Ritmo é o padrão básico de toda a vida. Quando o ritmo é destruído, destrói-se a vida. Ritmo consiste em dois pólos, e portanto deve ser “ASSIM ... COMO” e nunca “ou este ou aquele”. Se nos negarmos a inspirar, não poderemos expirar, e vice-versa.

23 Como aplicar isso para outras coisas da vida?
Enquanto adotarmos uma postura “A FAVOR DE” ou “CONTRA ALGUMA COISA”, ela destruirá a unidade. Saúde e doença dependem uma da outra pra existir. Se eliminamos a doença no mundo, não saberemos o que é saúde e vice-versa.

24 CHAVE PARA APRENDER A DUALIDADE
DEVEMOS APRENDER O SEGUINTE: O Cosmos é regido por leis universais, por isso, nada que “não deva existir” pode existir. Somente o ser humano divide o mundo em coisas que podem ou não existir. Cada manifestação possui seu significado, caso contrário, não teria surgido.

25 Como aplicar isso para outras coisas da vida?
Quem compreendeu a lei de polaridade sabe que qualquer meta só poderá ser alcançada por meio do seu extremo oposto e nunca de forma direta; Ex: arremessar uma pedra; jardinagem; alcançar a santidade. Livro tibetano dos mortos: “Quem não aprendeu a morrer, não pode aprender a viver” Cristo- Jesus: somente através da morte que viveremos

26 Como aplicar isso para outras coisas da vida?
Quando alguém se opõe a algo, em geral significa que ele é “a favor do” contrário. Somos a favor da paz e contra a guerra; Da saúde e contra a doença; Do bem e contra mal.

27 Como aplicar isso para outras coisas da vida?
Mas devemos aprender que todos estes conceitos são PARES de opostos que constituem um UNIDADE INSEPARÁVEL, que não pode ser rompida. Assim nos fala Mefistófeles no Fausto de Goethe: “Eu sou uma parte daquela força que sempre quer o mal e sempre cria o bem”.

28 COMO PODEMOS VER A REALIDADE?
Reconhecer o DIREITO DE EXISTÊNCIA DE TODAS AS COISAS! Ex.: quando ocorrer um assassinato, ele fará parte da realidade, possuirá o seu significado e sua razão de ser; caso contrário, não teria acontecido. Não faz sentido não aceitar o assassinato, a menos que não queiramos nos subordinar à ordem universal. Isso não significa que devemos julgá-lo como sendo correto e bom ou que nós mesmos poderíamos cometer um.

29 COMO PODEMOS VER A REALIDADE?
Reconhecer o DIREITO DE EXISTÊNCIA DE TODAS AS COISAS! Se nos opusermos a algum fato, não modificaremos o fato, porém nos sentiremos subjetivamente mal. A maior parte do sofrimento humano origina-se da própria oposição contra alguma coisa que se manifestou.

30 COMO DEVEMOS VER A REALIDADE?
Todas as coisas são desprovidas de valor, elas apenas possuem uma razão para existir. Nossa atitude torna as coisas antagônicas, objeto de felicidade ou tristeza. A solidão não é boa nem má: alguns a desejam para realizar contemplação e meditação, outras sentem-na como tortura Para alguns, posse é a realização máxima de seus esforço, para outros, uma bagagem incômoda. Não são as coisas em si que nos afetam, mas a posição que temos diante delas.

31 LEMBRE-SE TODAS AS COISAS TEM O DIREITO DE EXISTIR Deus é perfeito demais (absoluto) para permitir que aquilo que julgamos como ruim e antagônico possa existir.

32 A projeção da CULPA - MÁSCARAS
Astúcia somada ao antagonismo: Encontrar fora de nós (no mundo externo) a culpa para tudo aquilo que não deve ser (de acordo com nossa opinião) Família, Governo, Valores, Época, Dogmas, Religião, Sociedade, Astrologia: todos são culpados pela minha desgraça.

33 Se alguém nos relatar o seu destino, para cada situação terá alguém ou circunstância para culpar.
As teorias “científicas” permitem a projeção da culpa e sempre encontrará maioria de adeptos.

34 Esoterismo Oferece algo bem menos agradável, porém prático, e permite mudarmos NOSSO DESTINO. Mostra o CAMINHO para se LIBERTAR CURA E CUMPRE O QUE OS OUTROS APENAS PROMETEM

35 NOVIDADE Não são as influências do meio que moldam o ser humano;
EM VERDADE, o meio ambiente é um ESPELHO, pois o antagônico (meio) só existe porque o EU (diferente) existe, e eles constituem o UM Na realidade todos lutam contra eles mesmos

36 Exercício prático para transmutar suas máscaras.
Selecione uma situação que ocorreu em sua vida em que você não se conforma. Que julga uma injustiça PASSO UM: PARE DE JULGAR E TENTE ACEITAR VEJA O FENÔMENO COM IMPARCIALIDADE

37 Exercício prático para transmutar suas máscaras.
QUANDO CONSEGUIR ISSO, TENTE COMPREENDER O SIGNIFICADO DAQUILO (NEUTRO) COMPREENDER QUE AQUILO FOI E É NECESSÁRIO PARA SUA LIBERTAÇÃO QUE NÃO EXISTE ANTAGONISMO, MAS UNIDADES QUE SE PARECEM DUPLAS.

38 A reconciliação SE PROCURAR O MOTIVO, SEM JUGAR, SEM REPRIMIR, PODERÁ ACHAR A CAUSA. A CAUSA ESTÁ DENTRO DE VOCÊ SE ACHAR ISSO, PODERÁ SER GRATO POR TER ENCONTRADO O CAMINHO DA SUA LIBERTAÇÃO E ENCONTRARÁ LUZ INTERNA

39 A reconciliação QUE ENCONTRA LUZ INTERNA, CONSTROI O CORPO ALMA E JAMAIS MORRERÁ CONQUISTA A AUTO-CURA LIBERTARÁ A SI MESMO E AO CRISTO IDE, PREGAI O EVANGELHO E CURAI OS ENFERMOS

40 “QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ”


Carregar ppt "Como reconhecer e transmutar nossas máscaras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google