A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro - a paisagem cultural 4 de maio de 2015 André Farinha, Cristiana Silva, Cristiana Santos, Lionel Mateus (alunos) Ilda Bicacro (professora)

2 Sumário: Fontes Nós propomos Conclusões Resultados Metodologia Questões de investigação Objetivos

3 Estudar a viabilidade de um espaço museológico onde seja mostrado a riquezas paisagísticas e culturais da região Identificar os objetos paisagísticos e culturais a colocar no espaço museológico a criar Fazer proposta a nível autárquico

4 Questões de investigação Como divulgar o património natural da Sertã e sua região? Como divulgar o património cultural do Concelho da Sertã? Quais as estratégias de potencialização dos recursos endógenos? Que características deve ter um espaço museológico que mostre e interprete a paisagem natural e cultural do Concelho?

5 Estudo exploratório da temática Pesquisa bibliográfica e webgráfica Elaboração de inquéritos e entrevistas Reportagens fotográficas Sessões na CMS sobre PDM Tratamento de dados Conclusão e proposta de grupo Metodologia

6 Resultados (A) O inquérito foi respondido por 100 pessoas maioritariamente deste concelho ; A opinião é de que é importante preservar e promover usos e costumes; A população estudada refere também valorizar espetáculos culturais. E ainda as respostas vão no sentido de que os eventos culturais refletem-se na economia.

7 Resultados (B) Os resultados do inquérito são inequívocos: - Deve haver mais atividades culturais; - Concertos e exposições são os eventos mais pretendidos.

8 Os inquiridos apontam o desconhecimento da localização de monumentos, para a sua visita. Torna-se importante a orientação dos visitantes, competência a atribuir a um espaço a criar. Resultados (C)

9 O inquérito foi respondido por 100 indivíduos do sexo masculino e feminino em partes equivalentes. A totalidade dos inquiridos responde afirmativamente pela necessidade de preservar os usos e costumes da Sertã. A esmagadora maioria dos inquiridos considerou ainda a criação de um espaço museológico importante e benéfico para a população. O desconhecimento da localização dos monumentos e a falta de tempo foram as principais razões que impediram os inquiridos de alguma vez visitar os monumentos. É significativo o peso das respostas que consideram os eventos culturais como promotoras da restauração e outros consumos relacionados com a presença de visitantes na vila. Resultados do Inquérito

10 Propomos a construção de um espaço museológico onde se conjugue a mostra de tradições aliadas a um espaço de interpretação ambiental e paisagística moderna. Onde ao visitante é oferecido espaços de visualização e de interação com de tudo o que a Sertã pode oferecer: Paisagem natural; Qualidade ambiental; Monumentos; Tradições e costumes; Formas de fazer; Lendas; Artesanato e Gastronomia; Grupos de teatro; Bandas e grupos musicais; Outros de exposição temporária. Nós Propomos ESS_11D_Espaco_museologi co.kmz

11 Estando a riqueza natural, paisagística e cultural exposta, o turista pode e deve ser orientado para percursos pedestres, visitas guiadas a monumentos ou simples passeios por sítios de interesse reconhecido como por exemplo praias fluviais e outros roteiros culturais. Nós Propomos

12 Fontes


Carregar ppt "Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google