A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica Climática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica Climática."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica Climática

2 Tempo x Clima Clima – Conjunto de características de tempo observados em um determinado período de tempo. ex.: Tropical, Equatorial e etc. Tempo – Estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar, observando uma série de fatores, tais como: nebulosidade, temperatura, umidade e ventos. ex.: nublado, parcialmente nublado e etc.

3 Meteorologia e Climatologia
Meteorologia – Ciência que estuda as condições climáticas momentâneas de determinado local e é responsável pela previsão do tempo. Climatologia – Ciência que responsável por analisar os estados de tempo durante longo período e traçar o perfil climático de determinado local.

4 Fatores determinantes do Clima
Latitude – Quanto maior a latitude, menor as temperaturas. Quanto menor a latitude, maiores as temperaturas.

5 Continuando... Altitude – Quanto maior a altitude, menores temperaturas Quanto menor a altitude, maiores temperaturas

6 Continuando... Massas de ar – grandes porções de ar atmosférico que se deslocam pelo planeta levando condições de temperatura e umidade da região em que se originam. São elas: - Oceânicas – São úmidas - Continentais – São secas - Tropicais e Equatoriais – Quentes - Temperadas e polares - Frias

7 Continentalidade e maritimidade
Continentalidade - Maior variação de temperatura ao longo de um dia. Maritimidade – Menor variação de temperatura ao longo de um dia.

8 Zonas Climáticas Áreas do planeta que recebem de modo diferente a radiação solar. Existem 3 zonas climáticas, são elas:

9 Continuando... Zona Tropical – área localizada entre os trópicos de capricórnio e câncer, área que recebe maior incidência de raios solares e apresenta as maiores temperaturas. Zona Temperada – área localizada entre os trópicos e os círculos polares, são áreas com menor incidência dos raios solares e apresenta temperaturas amenas. Zonas Polar – área localizada dentro dos círculos polares, caracterizam-se pela baixa incidência de raios solares apresentando sempre temperaturas muito baixas durante todo o ano.

10 Precipitação Pode ocorrer de várias formas, dependendo das condições atmosféricas. Os tipos são: - Neve - Granizo - Orvalho - Chuva Os tipos de chuva são os seguintes: - Frontal - Orográfica - Convectiva

11 Umidade Relativa do Ar É a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera em determinado instante e em determinado lugar. Quando a quantidade de água fica abaixo de 30% está em nível critico sendo considerado prejudicial a saúde respiratória do ser humano e etc.

12 Climas no Brasil O Brasil possui 92% do seu território na zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral com forte influência das massas de ar oceânicas, predominando climas quentes e úmidos, em 8% do território o clima é subtropical, localizado ao sul do trópico de capricórnio.

13 Tipos de clima Equatorial – Caracterizado por altas temperaturas e chuvas abundantes durante todo o ano, ocorrendo na Amazônia.

14 Continuando... Semi-árido – Sempre quente, com chuvas escassas e irregulares, ocorrendo principalmente no sertão nordestino.

15 Continuando... Tropical – Quente com duas estações bem definidas: Verão quente e chuvoso e inverno frio e seco.

16 Subtropical – é o único clima brasileiro que registra uma queda mais sensível das temperaturas durante o inverno, mas verão é muito quente, ocorre no sul do Brasil

17 Fenômenos atmosféricos
Aquecimento global Ilhas de calor Inversão térmica Efeito estufa

18 Aquecimento Global

19

20 Ilhas de Calor É o nome que se dá para o aquecimento climático maior das áreas urbanas em relação às áreas rurais vizinhas. O contraste entre a temperatura média no centro de uma grande cidade e de suas áreas rurais vizinhas varia, em média, de 4 a 6°C, podendo chegar a 11°C, levando a um grande desconforto da população durante o verão e a um grande aumento no consumo de energia elétrica usada na refrigeração dos ambientes domésticos, comerciais e industriais. A Ilha de calor pode ocorrer durante o dia ou à noite, sendo que as diferenças de temperatura entre a área rural e urbana é sempre maior ao anoitecer de dias claros e sem brisas. Isto acontece porque a área rural se esfria mais rapidamente à noite do que as áreas urbanas, onde muito calor é retido pelo asfalto, calçadas e edifícios. Na cidade a radiação de ondas longas, isto é, o calor sensível, dissipa com muito mais dificuldade do que na zona rural.

21

22 Inversão Térmica É um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente em metrópoles e principais centros urbanos. As radiações solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, aquecendo as camadas mais baixas da atmosfera. Essas camadas, que já estão quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando correntes de convecção do ar. Os poluentes, por serem mais quentes que o ar (portanto, menos densos) sobem e irão dispersar-se nas camadas mais altas da atmosfera.

23

24 Efeito Estufa O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

25

26 FIM


Carregar ppt "Dinâmica Climática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google