A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUJEITO E PREDICADO As orações são dividas em DUAS PARTES PRINCIPAIS, uma mostra QUEM PRATICOU A AÇÃO e a outra mostra O QUE SABEMOS SOBRE QUEM PRATICOU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUJEITO E PREDICADO As orações são dividas em DUAS PARTES PRINCIPAIS, uma mostra QUEM PRATICOU A AÇÃO e a outra mostra O QUE SABEMOS SOBRE QUEM PRATICOU."— Transcrição da apresentação:

1 SUJEITO E PREDICADO As orações são dividas em DUAS PARTES PRINCIPAIS, uma mostra QUEM PRATICOU A AÇÃO e a outra mostra O QUE SABEMOS SOBRE QUEM PRATICOU A AÇÃO.

2 EXEMPLO Maria comprou um carro. Quem pratica a ação? Maria O que sabemos sobre quem praticou a ação? Comprou um carro.

3 SEJEITO Quem pratica a ação do verbo é chamado de SUJEITO. Ex: O computador está ligado. Marcos e Mário foram ao parque. Ontem de manhã, Dorian tomou um belo café.

4 Como achar o sujeito? • Para encontrarmos o sujeito devemos seguir um “esquema”: Encontrar o verbo; Naquele dia, os professores corrigiram as provas. 2. Perguntar ao verbo “ Quem corrigiram?” Naquele dia, os professores corrigiram as provas. 3. O sujeito então é : os professores.

5 Deus é perfeito. A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida
Deus é perfeito! A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Pastavam vacas brancas e malhadas. Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Os pais terminaram a reunião

6 Predicado • É o que sabemos sobre o sujeito, ou seja, É TUDO QUE NÃO É SUJEITO em uma oração. Deus é perfeito! A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Pastavam vacas brancas e malhadas. Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Os pais terminaram a reunião

7 Núcleo do Sujeito • É a palavra mais importante do sujeito. Deus é perfeito! Núcleo: Deus A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Núcleo: cegueira Pastavam vacas brancas e malhadas. Núcleo: vacas Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Núcleo: fome, desidratação.

8 Núcleo do Predicado • A palavra mais importante do predicado... Deus é perfeito! Núcleo: perfeito A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Núcleo:torturava Pastavam vacas brancas e malhadas. Núcleo: pastavam Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Núcleo: agravantes.


Carregar ppt "SUJEITO E PREDICADO As orações são dividas em DUAS PARTES PRINCIPAIS, uma mostra QUEM PRATICOU A AÇÃO e a outra mostra O QUE SABEMOS SOBRE QUEM PRATICOU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google