A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências e habilidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências e habilidades"— Transcrição da apresentação:

1 Competências e habilidades
Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. Paulo Freire

2 “Não posso dar o que já existe em você mesmo
“Não posso dar o que já existe em você mesmo. Além daquilo que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível seu próprio mundo. É tudo.”

3 Telegrama Eu tava triste tristinho mais sem graça que a top model magrela na passarela eu tava só sozinho mais solitário que um paulistano que um canastrão na hora que cai o pano tava mais bobo que banda de rock que um palhaço do circo vostok... mas ontem eu recebi um telegrama era você de aracaju ou do alabama dizendo nego sinta-se feliz porque no mundo tem alguém que diz que muito te ama que tanto te ama que muito (muito) te ama que tanto te ama... por isso hoje eu acordei com uma vontade danada de mandar flores ao delegado de bater na porta do vizinho e desejar bom dia de beijar o português da padaria oh mama oh mama oh mama quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa ...

4 O que são competências e habilidades?
A prova do Enem é elaborada com o objetivo de testar a capacidade do participante em cinco grandes competências, que podem ser assim resumidas: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Estas competências serão avaliadas por meio de 21 habilidades, sendo três questões para cada. Habilidade nada mais é do que o conhecimento ou talento que você tem para cumprir determinada tarefa ou, como no caso, responder a uma questão.

5 Dominar linguagens Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica

6 Compreender fenômenos
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas .

7 Enfrentar situações-problema
Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas.

8 Construir argumentação
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

9 Elaborar proposta Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural .

10 Competências/Habilidades:
Respeitar as identidades e as diferenças;Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual;Adquirir, avaliar e transmitir informações;Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos;Desenvolver a criatividade;Saber conviver em grupo;Aprender a aprender.

11 Habilidades- Educação Infantil
Observar Compreender Comparar /separar/ reunir Conhecer Consultar/ conferir

12 10 novas Competências para Ensinar
Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagem; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; Trabalhar em e equipe; Participar da administração escolar; Informar e envolver os pais; Utilizar novas tecnologias; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Administrar a própria formação.

13 “Queira,/ basta ser sincero e desejar profundo
“Queira,/ basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo./Aí, tente outra vez.Tente./E não diga que a vitória está perdida,/ se é de batalha que se vive á vida”. Raul Seixas

14 What a Wonderful World (Que mundo maravilhoso)
I see trees of green, red roses too (Eu vejo árvores verdes, rosas vermelhas também) I see them bloom for me and you (Eu as vejo florescer para mim e para você) and I think to myself, what a wonderful world (E eu penso comigo, que mundo maravilhoso) I see skies of blue and clouds of white (Eu vejo céus azuis e nuvens brancas) the bright blessed day, the dark sacred night (O dia luminoso e abençoado, a noite escura e sagrada) and I think to myself, what a wonderful world (e penso comigo, que mundo maravilhoso) the colors of the rainbow, so pretty in the sky (as cores do arco-iris, tão lindas no céu) are also on the faces of people going by (também estão nos rostos das pessoas que passam) I see friends shaking hands, saying, "how do you do?" (Eu vejo os amigos apertando as mãos e dizendo “Como vai você?”) they`re really saying, "I love you" (Eles estão realmente dizendo “Eu amo você”) I hear babies cry, I watch them grow (Eu vejo bebês chorando, Eu os vejo crescer) they`ll learn much more, than I`ll never know (Eles aprenderão muito mais do que eu jamais saberei) and I think to myself, what a wonderful world (E eu penso comigo, que mundo maravilhoso) yes, I think to myself, what a wonderful world (Sim, eu penso comigo, que mundo maravilhoso)


Carregar ppt "Competências e habilidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google