A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo por Competências e Habilidades. DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo por Competências e Habilidades. DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo por Competências e Habilidades

2 DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

3 Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.

4 FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004

5 FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº /2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

6 ORGANIZAÇÃO 1. Perfil Profissional de Conclusão. 2. Definições das Competências.

7 Diretrizes Curriculares do Curso Estudo e compreensão do documento. Discussão sobre a trajetória da formação e o mundo atual. Eixo Orientador

8 Educação Formação do Ser Humano Supervisão Educacional Gestão Educacional Profissão Ciência da Educação Séries Iniciais Educação Infantil Dimensão Pedagógica Processo de Aprendizagem

9 CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO Competências Reconhecer a contribuição da Pedagogia para o desenvolvimento da educação. Identificar teorias (concepções) da Educação e sua contribuição para a educação no Mundo Moderno.

10 EDUCAÇÃO Competências Analisar a evolução histórica do processo pedagógico. Compreender a organização do Sistema Escolar Brasileiro

11 COMPETÊNCIAS CONHECIMENTOS

12 COMO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS? METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PENSAR

13 COMO SE DÁ O PENSAMENTO?

14 TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

15 CONHECIMENTO Apresentar o que precisa ser conhecido COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO

16 COMPREENSÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Traduzir – converter de uma forma a outra Interpretar – explicar e resumir a informação Extrapolar – entender o significado mais profundo dos dados Entender o significado da informação

17 APLICAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Levar a cabo uma tarefa Dar exemplos Fazer uma demonstração Uso da informação em situações concretas

18 ANÁLISE COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Elementos – identificar as partes Relações – identificar as relações Princípios organizadores – identificar a forma em que estão identificadas as partes Examinar a informação em suas partes

19 SÍNTESE COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Elaborar uma só comunicação Elaborar um plano ou um conjunto de operações Deduzir um conjunto de relações abstratas Integrar as partes em um todo

20 AVALIAÇÃO Julgar o valor de algo para determinado propósito usando critérios definidos Juízo de valores de critérios Juízo em função de critérios internos e externos Juízo em função de critérios subjetivos ou objetivos

21 COMO O ALUNO É CAPAZ DE APROPRIAR-SE DOS CONHECIMENTOS?

22 O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

23 PADRÃOFOCOCRITÉRIOMENÇÃO Capacidade demonstrada para resolver problemas Competência da Sub-função 1.Identificação do Problema N1 2.Iniciativa para resolução N2 3. Conhecimento técnico DCA 1 4.Capacidade de tomar decisões DCA 2 5.Proposta de solução DA 1 6.Operacionalizaçã o da proposta DA 2 AVALIAÇÃO

24 INSTRUMENTO (Enunciado da questão Situação Problema, história com começo e meio) QUESTÕES 1.Descreva a situação problema apresentada no enunciado (identificação do problema) 2.Apresente uma proposta de solução para o problema identificado (iniciativa para a resolução)

25 3. Por que você acredita ser esta a melhor proposta para a solução do problema? (conhecimento teórico / capacidade de tomar decisões) 4. Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir. (proposta de soluções e a operacionalização das propostas)

26 AÇÕES OFICINA - Educar para pensar Estimular as habilidades do pensamento AVALIAÇÃO Oficina Instrumentos de avaliação Metodologia de Avaliação

27 A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo Paulo Freire (Julho 1991)

28 Obrigado Vergínia Aparecida Mariani


Carregar ppt "Currículo por Competências e Habilidades. DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google