A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
Contabilidade Geral

2 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE HISTÓRICO: Origem em temos remotos; Século XIII na Itália; Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo; “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proporcionalita” Tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas.

3 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE A ORIGEM DA CONTABILIDADE - Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que descreviam o método de maneira similar ao apresentado por Luca Pacciolo; Ascensão da escola inglesa, fato que ocorreu a partir da revolução industrial sucedida na Inglaterra. No século XVIII. - Os problemas ocorridos nos Estados Unidos durante a crise econômica de 1929 a 1932 influíram de maneira significativa no fortalecimento da contabilidade como sistema de informações de negócios, provocando a as- censão da escola norte-americana.

4 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE CONCEITO “Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”. (Franco, 1986, p. 19). “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamento dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”. (Sá,1998, p. 42).

5 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE CONCEITO Contabilidade é uma ciência aplicada, com metodologia capaz de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas das entidades quer sejam físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos.

6 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE OBJETO E FINALIDADE O objeto da Contabilidade é o Patrimônio. A finalidade da Contabilidade é a de controlar o Patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.

7 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE Uma Empresa NÃO É um CORPO ISOLADO Conquistar Mercado Ganhar Dinheiro AMBIENTE Sociedade Cultura EMPRESA Fornecedores Clientes Concorrentes Governo Exercer seu papel social Integração entre as funções ÚNICO DIRECIONAMENTO

8 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Fornecedores Investidores Bancos Funcionários EMPRESA Sindicato Concorrentes Órgãos de Classe Governo Outros

9 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na informação contábil as suas respostas.

10 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção).

11 CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
A CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas pode ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. Entidade Contábil – Pessoa para quem é mantida a contabilidade, podendo ser pessoa física ou jurídica.


Carregar ppt "CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google