A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

René Descartes ..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "René Descartes .."— Transcrição da apresentação:

1 René Descartes .

2 René Descartes (1596 – 1650) Apresentação: Racionalista
Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática Método analítico

3 René Descartes (1596 – 1650) Livro “Meditações Metafísicas”
Apresentação das suas principais questões filosóficas e desenvolvimento da sua perspectiva em seis etapas (meditações) Escrita em estilo “diário” Primeira pessoa Posicionamento pessoal – (evidencia o foco no sujeito)

4 René Descartes (1596 – 1650) 1ª Meditação: Dúvida hiperbólica
Definição: Dúvida radical, método para encontrar a verdade. Duvidar de tudo que parecer evidente, generalizando-o Argumentos de desconstrução: Ilusões – Os sentidos enganam, trazendo-nos ilusões. Essas ilusões podem acontecer em todos os casos. Sonho – Sonhos parecem reais, logo talvez a vida toda seja um sonho Gênio maligno – Talvez exista um gênio maligno que coloca ideias erradas em nossas mentes.

5 René Descartes (1596 – 1650) 2ª Meditação: “Cogito”
1ª certeza – Já que eu estou duvidando de tudo, a única certeza que posso ter é que estou duvidando, ou seja, eu sou um ser pensante. ”Penso, logo existo.” Conclusão por dedução: Sou um ser pensante, logo existo. O raciocínio é puramente dedutivo.

6 René Descartes (1596 – 1650) 3ª Meditação: Existência de Deus
Ser humano é capaz de pensar em um ser perfeito, logo ele deve existir; Conceito de Deus não vem da observação, nada do mundo tem as características de Deus; Somente Deus conseguiria colocar todas as ideias de perfeição no pensamento do homem;

7 René Descartes (1596 – 1650) 4ª Meditação: Certeza das ideias inatas
Ideias inatas: Ideias que nasceram com o homem; inseridas na mente por Deus. Deus sendo perfeito não colocaria ideias falsas na nossa mente. Ideias adventícias: Aquelas oriundas da imaginação, da observação (não são confiáveis).

8 René Descartes (1596 – 1650) 5ª Meditação: Existência do mundo (Res extensa) Existe um mundo exterior, mas ele não pode ser definido pelos sentidos (eles nos enganam). O que tem de seguro é o aspecto da extensão, que será explicada pelas matérias exatas (Física e Matemática);

9 René Descartes (1596 – 1650) 6ª Meditação: Dualidade (Res extensa, Res cogitans) Coisa extensa (“corpo”): Tudo que ocupa espaço, tudo o que possui uma extensão. Coisa pensante (“mente”): Ser humano e Deus.

10 René Descartes (1596 – 1650) Livro Discurso do Método.
A “Moral provisória”: Provisória porque... Analogia da reforma na casa Analogia da floresta

11 René Descartes (1596 – 1650) Importância e influências no pensamento Moderno e contemporâneo:

12 Mentes à obra... Para casa: Assistir ao vídeo: Pesquisar sobre:

13 Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com
Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados:


Carregar ppt "René Descartes .."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google