A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos."— Transcrição da apresentação:

1 Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos

2 Voltímetro Aparelho que serve para medir a diferença de potencial (U)
Unidade de tensão: Volt (V) 1 kV=1000 V 1 mV=0,001V Liga-se em paralelo no circuito. Em associações em série a d.d.p fornecida é dividida por todos os componentes. Em associações em série a d.d.p é igual para todos os componentes.

3 Amperímetro Aparelho que serve para medir a intensidade da corrente elétrica (I). Unidade de intensidade de corrente elétrica: Ampére (A) 1kA=1000A 1mA=0,001 A Liga-se em série no circuito. Em associações em série a intensidade da corrente é a mesma em todos os componentes. Em associações em paralelo a intensidade da corrente divide-se pelos troços.

4 Aparelho que serve para medir a resistência (R).
Ohmímetro Aparelho que serve para medir a resistência (R). Unidade de resistência ohm (Ω) 1kΩ=1000Ω 1mΩ=0,001 Ω

5 Intensidade da corrente elétrica
Tensão A tensão de um gerador é a energia que ele disponibiliza para o circuito por unidade de carga que o atravessa. Intensidade da corrente elétrica Número de partículas de carga elétrica que atravessam um condutor por unidade de área e tempo. Resistência Oposição que um material oferece à passagem da corrente elétrica.

6 Para uma mesma resistência, quanto maior a d. d
Para uma mesma resistência, quanto maior a d.d.p maior a intensidade da corrente. Para uma mesma d.d.p, quanto maior a resistência menor a intensidade da corrente elétrica. Lei de Ohm Simulação Lei de Ohm 𝑈=𝑅×𝐼

7 Fatores que influenciam a resistência Do material (resistividade)
Comprimento Espessura (área da secção) temperatura

8 Simulação Resistência
Quanto maior a resistividade do material maior a resistência. Quanto maior o comprimento do condutor maior a resistência. Quanto maior a área da secção menor a resistência. Resistência Simulação Resistência 𝑅= 𝜌×𝐿 𝐴

9 Condutores Respeita a Lei de Ohm Óhmico
A resistência é constante mesmo que varie a tensão. Não óhmico Não respeita a Lei de Ohm. A resistência varia com a tensão.

10 Condutor óhmico Condutor não óhmico
O declive da reta é o valor da resistência São diretamente proporcionais Condutor óhmico Condutor não óhmico

11 Resistências Variáveis Fixas As de ligas metálicas carvão

12


Carregar ppt "Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google