A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística - Definição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística - Definição"— Transcrição da apresentação:

1 Estatística - Definição
Existem muitas definições. Estatística é o método que ensina a recolher, classificar, apresentar e interpretar um conjunto de dados numéricos.

2 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Tabela de frequências para dados qualitativos Vogais Frequência absoluta Frequência relativa A 17 0,298 E 19 0,333 Ii 6 0,105 O 9 0,158 U Total 57 0,999 Os dados qualitativos são organizados na forma de tabelas de frequências, com duas ou mais colunas. Pg Na primeira coluna, coluna das categorias ou classes, indicam-se todas as categorias presentes no conjunto de dados ou amostra a analisar; na coluna seguinte, coluna das frequências absolutas, regista-se o número de elementos da amostra, que pertencem a cada categoria (ou classe). É usual juntar uma terceira coluna, coluna das frequências relativas, onde se regista, para cada categoria (ou classe) o valor que se obtém dividindo a frequência absoluta dessa categoria pela dimensão da amostra (número de elementos). Frequência relativa frequência absoluta dimensão da amostra =

3 Tabelas e gráficos

4 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de barras para dados qualitativos Os gráficos seguintes estão mal construídos. Explique porquê.

5 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Pictogramas Um pictograma é uma representação gráfica que usa símbolos alegóricos às variáveis que se estão a estudar. A utilização de pictogramas exige vários cuidados, pois as figuras podem induzir em erro, como se ilustra no exemplo seguinte.

6 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Pictogramas Este pictograma estará bem construído?

7 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Pictogramas por repetição A unidade gráfica é uma figura alusiva ao tema em estudo. A unidade gráfica repete-se as vezes necessárias de modo a representar cada uma das frequências. -O valor da unidade gráfica depende das frequências registadas.

8 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos ou diagramas circulares Gráfico circular: informação recolhida pela prof sobre tipo de alimentação praticados pelos 20 alunos da turma. Pg A base desta representação é um círculo que representa a forma como o total de um conjunto de dados se distribui pelas categorias. O círculo é dividido em sectores circulares, tantos quantas as categorias da variável em estudo, e o ângulo de cada sector é proporcional à frequência da categoria que representa. Assim, cada sector representa uma fração do total de dados.

9 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos ou diagramas circulares Quem tem razão? Num gráfico circular utilizam-se percentagens; É a forma indicada para representar a fração de cada categoria como parte do todo que é representado pelo círculo e equivale a 100%. Pg. 68 Nota – No texto anterior alertámos para o facto de ser necessário algum cuidado na utilização do gráfico circular, nomeadamente quando a distribuição a representar, apresenta muitas categorias (ou classes) ou quando os valores das frequências de algumas das categorias estão próximos. No entanto é uma representação por excelência, quando o que se procura realçar é a forma como os dados se distribuem pelas categorias, já que representa a fração de cada categoria como parte do todo, em que este “todo” é representado pelo círculo e equivale a 100%. Assim, a escolha da representação gráfica adequada para representar um conjunto de dados pode depender do que é que se procura realçar na distribuição desses dados.

10 Tabelas e gráficos - Materiais
Gráficos de barras Gráficos barras, linha, circular e pictograma Nota: Se entre o mínimo e o máximo da amostra, houver alguns valores que não existam no conjunto dos dados a analisar, esses valores devem também ser assinalados no eixo, embora não se lhes associem quaisquer pontos. – gráficos barras – gráficos barras, linha, circular e pictograma


Carregar ppt "Estatística - Definição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google