A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dados qualitativos e dados quantitativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dados qualitativos e dados quantitativos"— Transcrição da apresentação:

1 Dados qualitativos e dados quantitativos
Tipos de Dados Podemos classificar os dados que constituem a Amostra, ou dados amostrais, em dois tipos fundamentais: Dados qualitativos e dados quantitativos Dados Qualitativos: Representam a informação que identifica alguma qualidade, categoria ou característica, não susceptível de medida, mas de classificação, assumindo várias modalidades. Exemplo: O estado civil de um indivíduo é um dado qualitativo, assumindo as categorias: Solteiro, casado, viúvo e divorciado.

2 Número de elementos da amostra.
Os dados qualitativos são organizados na forma de uma tabela de frequências que apresenta o número de elementos - frequência absoluta (ou só frequência) de cada uma das categorias ou classes. Numa tabela de frequências, além das frequências absolutas, também se apresentam as frequências relativas, onde Dimensão da amostra: Número de elementos da amostra.

3 Num inquérito realizado a 150 indivíduos, estes tiveram de assinalar o sexo - M ou F, e o estado civil - Solteiro, Casado, Viúvo ou Divorciado. Uma forma de resumir a informação contida nos dados, no que diz respeito ao estado civil, é construir uma tabela de frequências em que se consideram para as classes as diferentes modalidades que o estado civil pode tomar:

4 Dados Quantitativos: Representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas, apresentando-se com diferentes intensidades, que podem ser de natureza discreta (descontínua) - dados discretos, ou contínua - dados contínuos.

5 Dados Discretos: Estes dados só podem tomar um número finito ou infinito numerável de valores distintos, apresentando vários valores repetidos - é o caso, por exemplo, do nº de filhos de uma família ou do nº de acidentes, por dia, em determinado cruzamento.

6 Representação gráfica que consiste em marcar num sistema de eixos coordenados, no eixo dos xx o valor das classes e nesses pontos barras verticais de altura igual à frequência absoluta ou à frequência relativa.

7

8 Dados Contínuos: No caso de uma variável contínua, esta pode tomar todos os valores numéricos, inteiros ou não, compreendidos no seu intervalo de variação - temos por exemplo o peso, a altura, etc... Enquanto que no caso de dados discretos, a construção da tabela de frequências não apresenta qualquer dificuldade, no caso das variáveis contínuas o processo é um pouco mais elaborado, distinguindo-se certas etapas principais, que se descrevem nos diapositivos seguintes...

9

10 Nota: O número de classes a utilizar será o da tabela de Truman Kelly

11

12 Nota: De preferência devem utilizar-se as frequências relativas

13 Diagrama de caule-e-folhas
É um tipo de representação que se pode considerar entre a tabela e o gráfico, uma vez que são apresentados os verdadeiros valores da amostra, mas numa apresentação sugestiva, que faz lembrar um histograma. Consiste em escrever do lado esquerdo de uma linha vertical o dígito (ou dígitos) da classe de maior grandeza, seguidos dos restantes. A representação obtida terá o seguinte aspecto:

14 Adaptado de http://alea-estp.ine.pt/


Carregar ppt "Dados qualitativos e dados quantitativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google