A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento UENP - Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento UENP - Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel – Bandeirantes CCT – Centro de Ciências e Tecnológicas

2 Data das Provas ================================================== Probabilidade Estatística - Sistemas de Informação ================================================== Avaliação 01...(Prova Escrita) /09/13 Avaliação 02...(Trabalho) /09/13 Avaliação 03...(Prova Escrita) /11/13 Segunda Chamada /11/13 Exame /12/13

3 Material de Probabilidade Tendência Central e Desvios Material de Estatística Plano de Ensino Apostila Assimetria e Curtose Exercício: 01 Montagem de Gráficos e Tabelas Material Auxílio - Estatística

4 Introdução ao Curso de Estatística

5 Divisão da Estatística: a)a ESTATÍSTICA DESCRITIVA, que envolve a organização e a sumarização dos dados; b)a TEORIA DA PROBABILIDADE, que proporciona uma base racional para lidar com situações influenciadas por fatores relacionados com o acaso; c)a TEORIA DA INFERÊNCIA, que envolve análise e interpretação de amostras. Divide-se a Estatística em 03 ramos principais:

6 POPULAÇÃO:- é o conjunto de elementos que detêm pelo menos uma característica em comum. AMOSTRA:- é uma parte retirada da população para estudo, segundo técnicas adequadas. Para o estudo da estatística necessita-se de dados amostrais, os quais podem ser obtidos de:

7 DADOS QUALITATIVOS:- Representam a informação que identifica alguma qualidade, categoria ou característica,não susceptível de medida, mas de classificação, assumindo várias modalidades. Exemplo:O estado civil: Solteiro, casado, viúvo e divorciado. DADOS QUANTITATIVOS:- Representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas, apresentando-se com diferentes intensidades Exemplo:Altura (cm) dos alunos de uma determinada turma: 153, 157,161, 160, 158, 155, 162, 156, 152. Esses dados podem ser classificados em 2 tipos fundamentais:

8 Coleta de Dados: Dados Secundários Estatísticas oficiais Estatísticas não oficias Dados de empresa Dados Primários

9 Erro na configuração da população ou no método de selecionar a amostra de uma configuração. Fontes Potenciais de Erro e Tendenciosidade Erro de delineamento. Erro de falta de resposta Erro de resposta Erro de amostragem Recusa a responder é alto e suas características e pontos de vista (pertinentes) são deferentes daqueles dos realmente entrevistados É a diferença entre a resposta verdadeira e a resposta dada Exemplo: se uma amostra de uma única pessoa foi selecionada ao acaso e foi feita a pergunta você fumou ou não cigarros no ano passado? e a resposta foi não fumei, concluí-se que 100% da população não fumou.

10 Exemplo de Classificação sócio-econômica do brasileiro Criado para definir classes sociais em pesquisas de mercado, o chamado Critério Brasil vai ser alterado em A classe C será subdividida em duas, e os bens de consumo passam a ter novas pontuações Fonte: Estadão.com.br - Quinta-feira 27 setembro de 2007

11 Introdução ao Cálculo do Valor Médio

12 Com base na tabela 1, calcule: a) Média Aritmética b) Mediana c) Moda (Pearson)

13 Com base na tabela 1, calcule: a) Média Aritmética b) Mediana c) Moda (Pearson) Ao invés da moda (classe modal) Será trabalhado a moda pelo método de Pearson. Moda= Média -3*(Média – Mediana)

14 Das peças que constituem a amostra, calcule: a)o diâmetro médio; b) o diâmetro mediano; e c) o valor modal. Considere a seguinte amostra relativa ao diâmetro de 20 peças medidas em mm: Exercício de Fixação:

15 Considere a seguinte amostra relativa ao diâmetro de 20 peças medidas em mm: Ao invés da moda (classe modal) Será trabalhado a moda pelo método de Pearson. Moda= Média -3*(Média – Mediana) Exercício de Fixação:

16 Organização e Análise Gráfica A frequência de uma observação da série é o número de repetições dessa observação 1) Tabela de Frequência 1.1) Distribuição de frequências absolutas 1.2) Distribuição de frequências relativas A frequência relativa de uma observação da série é o número de repetições dessa observação dividida pelo tamanho da amostra. A distribuição de freqüências absolutas de uma série de dados é uma função que representa os pares formados pelos valores das observações e suas respectivas freqüências

17 Uma instituição financeira tem 3 operadores trabalhando diariamente com opções de ações negociadas na Bolsa de Valores. Querendo conhecer o volume de negócios fechados pelo Operador B, foi realizada uma amostragem aleatória de tamanho 26 de todos os negócios fechados pelo Operador B nos últimos 2 anos, aproximadamente 500 dias. A partir da amostragem registrada na tabela seguinte, pede-se obter as conclusões possíveis que esses dados permitam extrair Tabela de Frequência (Exemplo)

18 Tabela de Frequência 1.1) Distribuição de frequências absolutas 1.2) Distribuição de frequências relativas

19 A série de dados da tabela seguinte se refere às vendas diárias de uma empresa de produtos alimentícios. Pede-se apresentar esses dados de forma gráfica para ajudar a obter informações de interesse gerencial. Tabela de Frequência (Organização por classe)

20 Definição do número de classes. Cálculo a amplitude das classes.

21 Tabela de Frequência (Organização por classe)


Carregar ppt "Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento UENP - Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google