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Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento UENP - Universidade.

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1 Disciplina de Probabilidade e Estatística (2o. Semestre de 2013) Prof. Me. Luiz Fernando Legore do Nascimento luizf.nascimento@uenp.edu.br UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneghel – Bandeirantes CCT – Centro de Ciências e Tecnológicas

2 Data das Provas ================================================== Probabilidade Estatística - Sistemas de Informação ================================================== Avaliação 01...(Prova Escrita)........03/09/13 Avaliação 02...(Trabalho)............10/09/13 Avaliação 03...(Prova Escrita)........19/11/13 Segunda Chamada.......................26/11/13 Exame...........................................05/12/13

3 Material de Probabilidade Tendência Central e Desvios Material de Estatística Plano de Ensino Apostila Assimetria e Curtose Exercício: 01 Montagem de Gráficos e Tabelas Material Auxílio - Estatística

4 Introdução ao Curso de Estatística

5 Divisão da Estatística: a)a ESTATÍSTICA DESCRITIVA, que envolve a organização e a sumarização dos dados; b)a TEORIA DA PROBABILIDADE, que proporciona uma base racional para lidar com situações influenciadas por fatores relacionados com o acaso; c)a TEORIA DA INFERÊNCIA, que envolve análise e interpretação de amostras. Divide-se a Estatística em 03 ramos principais:

6 POPULAÇÃO:- é o conjunto de elementos que detêm pelo menos uma característica em comum. AMOSTRA:- é uma parte retirada da população para estudo, segundo técnicas adequadas. Para o estudo da estatística necessita-se de dados amostrais, os quais podem ser obtidos de:

7 DADOS QUALITATIVOS:- Representam a informação que identifica alguma qualidade, categoria ou característica,não susceptível de medida, mas de classificação, assumindo várias modalidades. Exemplo:O estado civil: Solteiro, casado, viúvo e divorciado. DADOS QUANTITATIVOS:- Representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas, apresentando-se com diferentes intensidades Exemplo:Altura (cm) dos alunos de uma determinada turma: 153, 157,161, 160, 158, 155, 162, 156, 152. Esses dados podem ser classificados em 2 tipos fundamentais:

8 Coleta de Dados: Dados Secundários Estatísticas oficiais Estatísticas não oficias Dados de empresa Dados Primários

9 Erro na configuração da população ou no método de selecionar a amostra de uma configuração. Fontes Potenciais de Erro e Tendenciosidade Erro de delineamento. Erro de falta de resposta Erro de resposta Erro de amostragem Recusa a responder é alto e suas características e pontos de vista (pertinentes) são deferentes daqueles dos realmente entrevistados É a diferença entre a resposta verdadeira e a resposta dada Exemplo: se uma amostra de uma única pessoa foi selecionada ao acaso e foi feita a pergunta você fumou ou não cigarros no ano passado? e a resposta foi não fumei, concluí-se que 100% da população não fumou.

10 Exemplo de Classificação sócio-econômica do brasileiro Criado para definir classes sociais em pesquisas de mercado, o chamado Critério Brasil vai ser alterado em 2008. A classe C será subdividida em duas, e os bens de consumo passam a ter novas pontuações Fonte: Estadão.com.br - Quinta-feira 27 setembro de 2007

11 Introdução ao Cálculo do Valor Médio

12 10 12 9 1 17 1214 11 4 20 15 16 10 7 3 13 10 9 15 11 Com base na tabela 1, calcule: a) Média Aritmética b) Mediana c) Moda (Pearson)

13 Com base na tabela 1, calcule: a) Média Aritmética b) Mediana c) Moda (Pearson) Ao invés da moda (classe modal) Será trabalhado a moda pelo método de Pearson. Moda= Média -3*(Média – Mediana)

14 2.9 2.2 2.4 2.5 2.7 2.4 2.0 2.4 2.1 2.8 3.2 2.2 2.5 2.9 2.0 1.9 2.1 2.8 2.2 2.2 Das peças que constituem a amostra, calcule: a)o diâmetro médio; b) o diâmetro mediano; e c) o valor modal. Considere a seguinte amostra relativa ao diâmetro de 20 peças medidas em mm: Exercício de Fixação:

15 Considere a seguinte amostra relativa ao diâmetro de 20 peças medidas em mm: Ao invés da moda (classe modal) Será trabalhado a moda pelo método de Pearson. Moda= Média -3*(Média – Mediana) Exercício de Fixação:

16 Organização e Análise Gráfica A frequência de uma observação da série é o número de repetições dessa observação 1) Tabela de Frequência 1.1) Distribuição de frequências absolutas 1.2) Distribuição de frequências relativas A frequência relativa de uma observação da série é o número de repetições dessa observação dividida pelo tamanho da amostra. A distribuição de freqüências absolutas de uma série de dados é uma função que representa os pares formados pelos valores das observações e suas respectivas freqüências

17 Uma instituição financeira tem 3 operadores trabalhando diariamente com opções de ações negociadas na Bolsa de Valores. Querendo conhecer o volume de negócios fechados pelo Operador B, foi realizada uma amostragem aleatória de tamanho 26 de todos os negócios fechados pelo Operador B nos últimos 2 anos, aproximadamente 500 dias. A partir da amostragem registrada na tabela seguinte, pede-se obter as conclusões possíveis que esses dados permitam extrair. 14 12 13 11 12 13 16 14 14 15 17 14 11 13 14 15 13 12 14 13 14 13 15 16 12 12 Tabela de Frequência (Exemplo)

18 Tabela de Frequência 1.1) Distribuição de frequências absolutas 1.2) Distribuição de frequências relativas

19 A série de dados da tabela seguinte se refere às vendas diárias de uma empresa de produtos alimentícios. Pede-se apresentar esses dados de forma gráfica para ajudar a obter informações de interesse gerencial. Tabela de Frequência (Organização por classe)

20 Definição do número de classes. Cálculo a amplitude das classes.

21 Tabela de Frequência (Organização por classe)


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