A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?"— Transcrição da apresentação:

1 Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

2 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Esquemas de contagem gráfica (tally Charts) Vogais A I I I I I I I E I I I I I I I I IiIi I I I I I O I I I I U I I I I I

3 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Tabela de frequências para dados qualitativos VogaisFrequência absoluta Frequência relativa A 170,298 E 190,333 IiIi 60,105 O 90,158 U 60,105 Total 570,999 Os dados qualitativos são organizados na forma de tabelas de frequências, com duas ou mais colunas. Frequência relativa frequência absoluta dimensão da amostra =

4 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Tabela de frequências para dados qualitativos VogaisFrequência absoluta Frequência relativa A 170,298 E 190,333 IiIi 60,105 O 90,158 U 60,105 Total 570,999 A soma das frequências absolutas é igual à dimensão da amostra; A soma das frequências relativas é igual a 1. Esta última condição nem sempre se verifica devido ao fato de algumas frequências relativas serem dízimas infinitas.

5 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos ou diagramas de pontos para dados qualitativos A representação gráfica mais simples que se pode obter e que não necessita de nenhuma organização prévia dos dados. A organização dos dados num gráfico de pontos permite visualizar quais as categorias que predominam e quais as menos frequentes.

6 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de pontos aos gráficos de barras para dados qualitativos Se na representação gráfica anterior se envolverem os pontos com um retângulo e a seguir se apagarem os pontos, obtemos um gráfico de barras.

7 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de pontos e gráficos de barras para dados qualitativos Gráfico de pontosGráfico de barras -Desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias; -Por cima de cada categoria (ou ao lado), marca-se um ponto sempre que ao recolher um dado se encontrar um elemento da respetiva categoria. -Desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias; -Por cima de cada categoria (ou ao lado), desenha-se uma barra com altura proporcional ao número de casos observados nessa categoria. -Desenha-se ainda um eixo vertical (horizontal), onde se marcam as frequências.

8 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras verticais para dados qualitativos Regras: -Título que indica o assunto; -Eixo horizontal para classes; -Eixo vertical para frequências absolutas por ordem crescente; -Barras paralelas e com a mesma largura; -Distância entre as barras é igual; -Altura das barras corresponde à frequência absoluta.

9 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras horizontais para dados qualitativos Os gráficos de barras horizontais utilizam o eixo vertical para marcar as classes e o eixo horizontal para marcar as frequências.

10 Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras para dados qualitativos Os gráficos seguintes estão mal construídos. Explica porquê.

11 Tabelas e gráficos


Carregar ppt "Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google