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PESQUISA DE MARKETING 10a Aula

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Apresentação em tema: "PESQUISA DE MARKETING 10a Aula"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS PESQUISA DE MARKETING 10a Aula

2 I- PROCESSAMENTO DOS DADOS
Compreende a transformação dos dados brutos coletados em dados trabalhados para a realização das análises e interpretações. Processar dados = dados são somados, calculados médias e desvios padrões, distribuição de frequências construídas, cruzamentos entre variáveis, testes de hipóteses, correlações, regressões, etc.

3 PROCESSAMENTO DOS DADOS
1. VERIFICAÇÃO: deve ser feita tão logo que termine o campo, quando o entrevistador entrega o questionário, como depois, no escritório, com mais detalhamento. Verifica-se se o instrumento está: a) Completo: se todas as questões foram respondidas. Questões não respondidas: contatar o respondente para resposta; considerar como não resposta; grande quantidade de não respostas em um item, excluir o item da pesquisa. b) Legível e compreensível: se estiver ilegível: contatar o entrevistador. Se ele não compreender a resposta, considerar como não resposta. c) Uniforme: resposta diferente do solicitado (Ex.: respondeu a vezes que frequenta o cinema no mês e a pergunta referia-se a vezes na semana). Ou o entrevitador consegue obter o dado ou se desconsidera a questão. d) Consistente: coerência entre as respostas. Ex.: determinada classe econômica não pode ter hábitos de uma classe maior. Ou o entrevistador esclarece, ou elimina-se a questão deste entrevistado, ou até este instrumento.

4 PROCESSAMENTO DOS DADOS
2. Codificação: codificar cada questão no software escolhido. Ex.: Estado Civil? Solteiro Casado Divorciado/Separado - 3 Viúvo

5 PROCESSAMENTO DOS DADOS
3. Digitação: transcrever os dados codificados dos instrumentos de coleta de dados para o arquivo eletrônico de dados do software escolhido, construindo um banco de dados. 4. Tabulação: contagem do número de casos que ocorreram em cada categoria. O próprio software faz isso (contagem de frequências).

6 II- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Escala Medida de Tendência Central Medida de Dispersão NOMINAL Moda Distribuição de frequência (absoluta e relativa) ORDINAL Mediana Ordenamento INTERVALAR ou RAZÃO Média aritmética Desvio médio, desvio padrão

7 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Informam a respeito do ponto de concentração da maioria das respostas. a)MÉDIA: é o valor médio de um conjunto de dados. b)MODA: é o valor/variável que ocorre com maior frequência. c)MEDIANA: é o elemento central da distribuição.

8 MEDIDAS DE DISPERÇÃO Informam o grau de disperção das respostas por toda a distribuição (próximas ou não da média). a) Distribuição de frequência absoluta (contagem) e relativa (% do todo). b) Ordenamento: disposição dos elementos em ordem crescente ou decrescente segundo as avaliações da variável. c) Desvio médio: grau de dispersão do total dos indivíduos num grupo em relação a determinada variável. É a média das diferenças entre cada observação e a média das observações. Serve para comparar duas distribuições com igual média e saber qual das duas está mais ou menos dispersa. d) Desvio padrão: é a média dos desvios de cada observação em relação a média da amostra ou da população. Quanto maior a disperção, mais distante da média está cada observação/variável.


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