Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMalu Carneiro Marques Alterado mais de 8 anos atrás
1
8º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS
Dezembro 2014
2
OBJETIVO Esta Nova Rede fará parte do Edital de Licitação das Linhas de Transporte do Município de Viamão. Apresentar e dialogar sobre a proposta da Nova Rede do Sistema de Transportes Coletivo Urbano, com o objetivo de qualificarmos o transporte proporcionando rapidez, segurança, confiabilidade, que seja economicamente acessível e com um sistema de informações claras.
3
Premissas do Projeto: Atender a uma antiga demanda de Licitar o Sistema de Transporte Coletivo Urbano; Criar uma Nova Rede de Transporte ligando toda a cidade (LIGLIG); Qualificação do sistema de Transporte Urbano; Possibilidade de deslocamentos integrando todo o sistema urbano em pontos seguros e qualificados; Atender demandas reprimidas.
4
ZT 100 ZT 200 ZT 300 ZT 400 Zoneamento da Cidade de Viamão
Zonas de Tráfego Bairros atendidos ZT 100 Sta. Isabel, Cecilia, Antonio Batista, Esmeralda Gaúcha, Medanha, Pró-Morar, Vila Elza e Estância Grande; ZT 200 São Tomé, Florescente, Carlota, Beco dos Cunhas , Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá, Residencial Figueira e Morrinhos; ZT 300 Espigão, Itapuã e Pimenta; ZT 400 Boa Vista e Capão da Porteira;
5
Zoneamento da Cidade de Viamão
6
Demanda por Zonas de Tráfego
Passageiros/ dia útil Quilômetros/ dia útil Viagens/ ZT 100 11.822 4.672,45 292 ZT 200 9.539 3.781,52 297 ZT 300 1.351 1.510,15 61 ZT 400 5.944 3.531,00 104 Obs.: 17% são passageiros isentos de tarifa Fonte: Passageiro dia útil maio /2014
7
Pesquisa de Opinião Fonte: Pesquisa realizada nos dias 27 a 30 de maio de 2014, com 728 questionários validados, margem de confiança 96% e erro estimado de 7% .
8
Situação Atual P. VIGÁRIO
9
Percentuais de Embarques e Desembarques
10
Percentuais de Embarques e Desembarques
11
Diagnóstico do Sistema Atual:
Sobreposição das linhas municipais e intermunicipais; Pouca frequência de horários ; Longo deslocamento dentro dos bairros; Grande quantidade de desdobramentos de uma mesma linha; Excessiva quilometragem em estrada não pavimentada; Falta de condições nos pontos de paradas; Deficiência na oferta de lugares na hora pico; Número excessivo de gratuidades e isenções municipais (17%); Bilhetagem eletrônica implantada em todo sistema de transporte Urbano e Metropolitano.
12
Proposta de Nova Rede:
13
Cecília, Sta. Isabel, Antonio Batista
Região 08 ZONA 100 Cecília, Sta. Isabel, Antonio Batista Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Embarque 1179 11,55 Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Desembarcam no centro 315 26,72 Desembarcam no eixo 373 31,64 Desembarcam no bairro 451 38,25 Desembarcam em outros 40 3,39 Fonte: Pesquisa de embarque e desembarque maio /2014
14
Linha Cecília / Sta. Isabel via Caminho do Meio ao Centro de Viamão
15
Características Operacionais :
TRONCAL 1: Início na P.36 junto a futura UPA, via av. Salgado Filho até o Centro. Extensão: 8,90km por sentido. Tempo de deslocamento Ida e Volta 50 min. Intervalo entre viagens proposto de 8min. no pico e de 12min. no entre pico. Linha Circular: Santa Isabel, Augusta, Cecília- linha circular no sentido horário, saindo da P.36 junto a UPA, passando pela av. Liberdade e voltando pela Plácido Motim até a P.36. Extensão da linha de 12,50 Km ida e volta. Intervalo entre viagens proposto de 10 min. na hora pico e de 18 min. no entre pico.
16
Características operacionais :
Linha Alimentadora: Aparecida UFRGS / P.42.- com saída da P.42 , Av. Salgado Filho, Liberdade, Euclides da Cunha, volta pela Walter Jobim, Liberdade, av. Salgado Filho, P.42. Extensão: 9,50 Km ida e volta. Intervalo de 30 min. Nova linha rápida Caminho do Meio: Linha saindo do Centro, passando na estr. Caminho do Meio atendendo Vila Augusta, Cecília e Santa Isabel retornando pelo Caminho do Meio até o Centro de Viamão. Em alguns horários esta linha atenderá o bairro Belo Horizonte. Esta ligação será feita de forma rápida com poucas paradas.
17
Paradas de Integração
18
Paradas de Integração
19
Vantagens da Região: Regularidade nos horários das linhas.
Possibilidade de Integrar na P. 42 e utilizar a Linha para Aparecida /UFRGS com apenas 3 paradas, saindo da P.42, passando nas paradas P.36 e P.32 e indo até a Universidade Federal – UFRGS. Ligação da Troncal 02 até o centro de Viamão com intervalos entre as viagens de 12 min. no pico e de 18 min. no entre pico.
20
Vantagens da Nova Rede:
As troncais 01 e 02 atenderão o eixo da RS040 com intervalo de 05 minutos entre as viagens na hora pico. A Troncal 03 terá um atendimento entre viagens de 16 min. na hora pico. Nova linha Rápida Caminho do Meio sairá da Sta. Isabel/ Cecília e passará pelo Caminho do Meio com horários pelo bairro Belo Horizonte, ligando ao centro de Viamão de forma direta e rápida.
21
Vantagens da Nova Rede:
As linhas Inter Bairros 100 e 200, que atendem os bairros acima e abaixo da RS 040, com intervalos médios de 35 minutos. Possibilitando a todos uma ligação até o centro de Viamão sem integrações. Maior oferta nos bairros. Criação de uma identidade visual, para as três troncais e para a linha rápida , caracterizando um Novo Sistema. Construção de Terminais de Integração em 06 pontos com infraestrutura qualificada e informação aos usuários.
22
Contatos : Endereço do site: www.viamao.rs.gov.br
Telefone do Fala Cidadão, 156, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12hs e das 13h30 às 17h30 ou pelo mail Endereço do site: Clicar no banner do LigLig que abrirá o espaço para escrever. Preencher todos os espaços e clicar em enviar. Sua mensagem será recebida pela equipe da Prefeitura.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.