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PublicouGabriel Esteves Alterado mais de 9 anos atrás
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II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de 2013. Observatório de Saúde Urbana Universidade Federal de Minas Gerais
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Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH- UFMG) avaliar o impacto das intervenções propostas em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) Coleta de dados primários para avaliação dos fatores de risco álcool e velocidade INTRODUÇÃO - 2ª rodada do estudo de velocidade - 1ª rodada do estudo de alcoolemia Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) - 2013
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INTRODUÇÃO Planejamento Metodologia específica e cuidadosamente planejada Reuniões e contatos telefônicos para definição de infraestrutura, equipe, instrumentos e definição de protocolos
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V ELOCIDADE
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O protocolo de amostragem contemplou: Listagem de locais com e sem radar fixo Variabilidade dos dias da semana (dias úteis e fim de semana) Variabilidade dos turnos (manhã, tarde e noite) Horários de coleta definido pelo fluxo nos turnos Definição dos pontos de coleta com base em estudos de fluxo e infrações realizados pelos municípios Definição do segmento de observação Nível de confiança: 95%; Erro de 1%; 20% de perdas MÉTODOS AMOSTRAGEM BELO HORIZONTE E CAMPO GRANDE
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RESULTADOS - 1ª RODADA BELO HORIZONTE Classificação da velocidade e presença ou não de radares fixos
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RESULTADOS Velocidade e presença ou não de radares fixos CAMPO GRANDE RESULTADOS - 1ª RODADA
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Em locais com a presença de radar: Coleta de dados foi realizada 200 m antes e 200m depois do equipamento. MÉTODOS AMOSTRAGEM BELO HORIZONTE E CAMPO GRANDE
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MÉTODOS COLETA DE DADOS Critérios de exclusão Critérios de elegibilidade dos pontos de coleta Limite de velocidade ≤60 km/h Visibilidade para os observadores Segurança para o observador Possibilidade de utilização do medidor de velocidade Cruzamentos Semáforos Fluxo intenso de pessoas Qualquer dispositivo que alterasse o comportamento do motorista
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Período: - 24/11/13 à 30/11/12 Três Turnos: - Manhã, Tarde e Noite 2340 Veículos observados Limite de velocidade - 60 km/h MÉTODOS BELO HORIZONTE CAMPO GRANDE Período: - 01/11/13 à 08/11/13. Três Turnos: - Manhã, Tarde e Noite 2520 Veículos observados Limite de velocidade: - 50km/h
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MÉTODOS COLETA DE DADOS
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A LCOOLEMIA
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MÉTODOS Número de Blitz realizada desde a implantação da nova lei Nº de veículos abordados Nº de condutores autuados Nº de encaminhamentos ao IML Tipos de encaminhamentos possíveis Informações solicitadas aos Batalhões de Trânsito:
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MÉTODOS Amostra Ficou à critério da Polícia Militar de cada município: A estrutura de cada blitz Os locais e horários Abordagem dos veículos
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MÉTODOS Amostra A população de interesse: - todos os veículos (e seus condutores) abordados em operações de blitz nos municípios de Belo Horizonte e Campo Grande. Ficou acordado entre a equipe de pesquisa e a Polícia, que a abordagem seria aleatória, nos dois municípios avaliados.
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MÉTODOS Realizada observação e caracterização do veículo Caracterização do condutor quanto auso de dispositivos de segurança (sinto de segurança, capacete) e proteção (cadeiras de retenção) Conduzidas entrevistas em instrumentos criados especificamente para este estudo
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Período: - 24/11/13 à 30/11/12 1 turno por 146 Condutores abordados MÉTODOS BELO HORIZONTE CAMPO GRANDE Período: - 01/11/13 à 08/11/13. 1 turno por 80 Condutores abordados
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DIFICULDADES Horário de realização das blitz (turno da manhã e tarde, apresentam diferentes comportamentos em relação a beber e dirigir) Logística Mídia Disseminação acerca da metodologia de pesquisa aos profissionais que estão na execução da operação
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Vantagens Apoio da Polícia Militar – Batalhão de Trânsito Facilidade de abordagem Equipe de pesquisa disponível e treinada
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Reflexão E necessário reforçar as parcerias Estabelecer discussões contínuas entre os envolvidos Harmonia entre a pesquisa e as ações Melhorar a qualidade dos dados
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Obrigada! www.medicina.ufmg.br/osubh
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Aferição da velocidade: realizada nas laterais das vias previamente selecionadas, de acordo com os critérios de elegibilidade em pontos verificados previamente pelo Google Street View a via, do ponto do radar até o local de observação, deveria estar em condições normais de fluxo vias de 2 faixas em sentidos opostos - sorteio da faixa para observação, que deveria atender aos critérios de inclusão acima MÉTODOS COLETA DE DADOS
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