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Análise Orientada a Objetos

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Apresentação em tema: "Análise Orientada a Objetos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Orientada a Objetos
Pacote xx UseCase ator Modelos descritivos Idéias... Interpretações... mundo real... Análise Orientada a Objetos Instanciação Especialização Decomposição Top-down Classificação Generalização Agregação Bottom-up Diagrama de Classes I Diagrama de Classes II DD dos atributos e Especificação de Operações 148

2 Diagrama de Classes I .Classes .Atributos .Operações
bo1 bo2 A a1 a2 ao1 ao2 C c1 c2 co1 co2 D d1 d2 do1 do2 E e1 e2 eo1 eo2 F f1 f2 fo1 fo2 G g1 g2 go1 go2 H h1 h2 ho1 ho2 I i1 i2 io1 io2 .Classes .Atributos .Operações K k1 k2 ko1 ko2 J j1 j2 jo1 jo2 L l1 l2 lo1 lo2 M m1 m2 mo1 mo2 N n1 n2 O oo1 oo2 P p1 p2 po1 po2 Q q1 q2 qo1 qo2 R r1 r2 ro1 ro2 Diagrama de Classes II P F H A B C D G O N M I J L K Q R S associa 1..* .Associação .Especialização .Agregação 149

3 B. Comportamento dinâmico, INDIVIDUAL do objeto.
A. Conjunto de objetos agindo em SOCIEDADE para realizar determinada tarefa. B. Comportamento dinâmico, INDIVIDUAL do objeto. 150

4 Questão: como mostrar TODOS objetos trabalhando em sociedade?
A. Conjunto de objetos agindo em SOCIEDADE para realizar determinada tarefa. Qual tarefa? Questão: como mostrar TODOS objetos trabalhando em sociedade? Resposta: dividindo a funcionalidade em tarefas onde um pequeno conjunto (5 a 9) de objetos participam. 151

5 CENÁRIOS são Casos de Testes
Resposta: dividindo a funcionalidade em tarefas onde um pequeno conjunto (5 a 9) de objetos participam. UseCase ator Instâncias CENÁRIOS A mesma ideia de CENA usada no cinema,TV ou teatro. CENÁRIOS são Casos de Testes 152

6 . Diagrama de Colaboração
. Diagrama de Sequencia . Diagrama de Colaboração A. Conjunto de objetos agindo em SOCIEDADE para realizar determinada tarefa. 153

7 Para cada CENÁRIO um Diagrama de Sequencia
Sequencia do que? MENSAGENS Toda FUNCIONALIDADE é obtida através de MENSAGENS entre objetos Para que? Executar o CENÁRIO Para cada CENÁRIO um Diagrama de Sequencia Por que? Testar as Classes 154

8 .Desenhar o Diagrama de Sequencia para este CENÁRIO
UseCase ator CENÁRIOS . Selecionar, no Diagrama de Classes, os objetos envolvidos naquele CENÁRIO .Desenhar o Diagrama de Sequencia para este CENÁRIO .Checar o Diagrama de Classes 155

9 objetos envolvidos no cenário
Notação gráfica objetos envolvidos no cenário Cenário X a3 ator obj_A obj_B obj_C obj_D b2 c1 d1 d2 mensagem síncrona ativação mensagem assíncrona mensagem que consome tempo retorno de mensagem síncrona linha do tempo auto delegação 156

10 Model (entidade / persistente) View (interface / fronteira)
Notação gráfica entity interface boundary control MVC Model (entidade / persistente) View (interface / fronteira) Controller (controle) <<control>> <<actor>> <<entity>> <<boundary>> <<interface>> 157

11 objetos envolvidos no cenário
Notação gráfica objetos envolvidos no cenário <<entity>> Cenário X ator <<boundary>> <<interface>> <<control>> mensagem síncrona ativação a3 b2 mensagem assíncrona mensagem que consome tempo c1 d2 retorno de mensagem síncrona linha do tempo d1 auto delegação 158

12 .Identificar Cliente .Validar Senha .Atualizar Saldo CENÁRIO - 01
Exercício Caixa Eletrônico correntista Sacar $ Caixa Eletrônico .Liberar Sessão .Ler Cartão .Ejetar cartão .Receber Opção .Processar Opção .Receber Senha .Receber Valor .Selecionar $ .Atualizar Vol $ RDBMS-Bco .Identificar Cliente .Validar Senha .Atualizar Saldo CENÁRIO - 01 Joaquim, correntista do Itaú saca R$20,00. Ele tem acesso, tem saldo em C/C e existe volume em dinheiro (cédulas) em espécie no Caixa Eletrônico. .Identificação .CxVolume $ Db_Id_Cc_Cli .Release 159

13 selecionar $ correntista Caixa Eletrônico RDBMS Bco inserir cartao ejetar liberar sessão ler escolher opção identificar cliente processar validar senha retirar $ receber digitar valor atualizar saldo atualizar volume $ CENÁRIO Joaquim, correntista do Itaú saca R$20,00. Ele tem acesso, tem saldo em C/C e existe volume em dinheiro (cédulas) em espécie no Caixa Eletrônico. 160

14 Modelo Descritivo: Iluminar a sala
Exercício Modelo Descritivo: Iluminar a sala Em uma IES, um sistema de manutenção de salas de aula, conta com a ação dos professores para o feed back dos estados das salas de aulas. Existe uma sala virtual para cada sala de aula real, onde o sistema controla a ocupação e a utilização das mesmas. Caso tenha problemas (eletricidade, lâmpadas queimadas, etc) ele deve avisar a central de manutenção. Preparar sala de aula 1 professor iluminar sala 161

15 <<boundary>> Interruptor
Exercício <<actor>> Professor AÇÕES: manipular interruptor <<boundary>> Interruptor fechar circuito abrir circuito <<entity>> Lâmpada potência produzir luz Luminária suportar lâmpada Cabo (fio) Bitola (espessura) conduzir eletricidade Luminária Soquete Suporte Vidro Fluorescente Lâmpada Incandescente Interruptor Cabo (fio) instala-se energiza Sala 162

16 Exercício CENÁRIO - 01 Professor Estêvão ilumina a sala H08/12 as 20h30 do dia Tem eletricidade e as lâmpadas estão em bom estado de funcionamento Lâmpada fechar circuito professor Interruptor Cabo (fio) conduzir eletricidade produzir luz aperta botão produzir luz 163


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