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IEERD – SEMINÁRIO INTEGRADO II

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Apresentação em tema: "IEERD – SEMINÁRIO INTEGRADO II"— Transcrição da apresentação:

1 IEERD – SEMINÁRIO INTEGRADO II
CONSTRUINDO GRÁFICOS

2 Variáveis qualitativas
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as variáveis que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais. Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

3 Exemplo de Variável Qualitativa
Sexo dos Ursos – é uma variável qualitativa Nominal: Tabela 1: Distribuição de freqüências dos ursos segundo sexo A frequência absoluta é o número real de ursos observados; A frequência relativa é o percentual de ursos do sexo feminino e do sexo masculino é calculada em cada caso da seguinte forma: 𝑓𝑟(%) = 𝑣𝑎𝑟𝑖á𝑣𝑒𝑙 𝑜𝑏𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑜𝑏𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎çõ𝑒 x100 Sexo Freqüência Absoluta Freqüência Relativa (%) Feminino 35 36,1 Masculino 62 63,9 Total 97 100,0

4 Variáveis Qualitativas Ordinais
A Tabela 2 mostra a distribuição de freqüências dos ursos segundo o mês de observação, que é uma variável qualitativa ordinal. Nesse caso, podemos acrescentar mais duas colunas com as freqüências acumuladas (absoluta e relativa), que mostram, para cada mês, a freqüência de ursos observados até aquele mês. Por exemplo, até o mês de julho, foram observados 31 ursos, o que representa 32,0% do total de ursos estudados.

5 Freqüências Acumuladas
Freqüências Simples Freqüências Acumuladas Freqüência Mês de Absoluta Relativa Observação Relativa (%) Acumulada Abril 8 8,3 Maio 6 6,2 14 14,5 Junho 20 20,7 Julho 11 11,3 31 32,0 Agosto 23 23,7 54 55,7 Setembro 20,6 74 76,3 Outubro 14,4 88 90,7 Novembro 9 9,3 97 100,0 Total ---

6 Cálculo das frequências
A frequência absoluta é o número real de ursos observados; A frequência relativa é o percentual de ursos do sexo feminino e do sexo masculino é calculada em cada caso da seguinte forma: 𝑓𝑟(%) = 𝑣𝑎𝑟𝑖á𝑣𝑒𝑙 𝑜𝑏𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑜𝑏𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎çõ𝑒 x100 A frequência acumulada é a soma de cada frequência absoluta de cada linha com a da próxima linha: por exemplo: na linha do mês de abril a frequência absoluta é 8 e nessa linha a frequência acumulada tem o mesmo valor, pois não linha anterior, já na próxima linha o valor da frequência absoluta é 6, logo a frequência acumulada será : = 14 e assim deve ser feito em todas as outras linhas.

7 Cálculo das frequências
A frequência relativa acumulada é a soma da frequência relativa calculada em cada linha com a da linha seguinte: Veja o exemplo, na linha 1 – mês de abril a frequência realativa calculada é de 8,3. Como não linha acima dele a frequência relativa acumulada nessa linha permanece com o mesmo valor, já para a linha seguinte esse valor deve ser somado ao valor da frequência relativa da mesma: 8,3 + 6,2 = 14,5 e assim deve ser feito até a última linha.

8 Gráficos recomendados
Para variáveis qualitativas os gráficos mais usados são o de SETORES e em BARRAS.

9 Gráfico Setores

10 Gráfico de Barras

11 Objetivos Demonstrar como utilizar o MS-Excel para criar gráficos estatísticos e como interpretá-los.

12 Armazenamento de dados
Geralmente os dados são coletados através de questionários, eletrônicos ou não. Após a coleta dos dados, eles devem ser tabulados em planilhas. Variáveis são dados que podemos medir, controlar ou manipular em uma pesquisa.

13 Gráficos – Construindo

14 Tipos de Gráfico

15 Tipos de Gráficos

16 Em colunas

17 Gráficos – Construindo - ‏Opções do gráfico

18 Gráficos – Construindo - ‏Opções do gráfico

19 Gráficos – Construindo - ‏Opções do gráfico

20 Legenda

21 Tabela de Dados

22 Rótulo de Dados

23 Local do Gráfico

24 Título do gráfico

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30 Referências http://leg.ufpr.br/~silvia/CE055/node8.html
Márcio Primac – construindo gráficos com o excell


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