A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criando e interpretando gráficos estatísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criando e interpretando gráficos estatísticos"— Transcrição da apresentação:

1 Criando e interpretando gráficos estatísticos
Curso sobre métodos quantitativos Aplicados em Informática em Saúde Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo Orientação Prof. Dr. Ivan Torres Pisa Alex E. J. Falcão 04 junho 2007

2 Agenda Objetivos Armazenamento de dados Construindo gráficos
Tipos de gráficos Variáveis qualitativas nominais e ordinais Variáveis quantitativas discretas e contínuas Séries temporais Recuperando informações Diagrama de dispersão Gráficos diferentes BoxPlot Histograma

3 Objetivo Demonstrar como utilizar o MS-Excel para criar gráficos estatísticos e como interpretá-los.

4 Armazenamento de dados
Geralmente os dados são coletados através de questionários, eletrônicos ou não. Após a coleta dos dados, eles devem ser tabulados em planilhas. Variáveis Elementos Variáveis são dados que podemos medir, controlar ou manipular em uma pesquisa. Geralmente, as coletas de dados são feitas através do preenchimento de fichas pelo pesquisador ou através de resposta a questionários. Alguns dados são coletados através de medições (altura, peso, pressão sangüínea, etc.), enquanto outros são coletados através de avaliações (sexo, cor, raça, espécie, etc.). Depois de coletados, os dados devem ser armazenados e sistematizados numa planilha de dados, como mostra a Figura. A planilha de dados é composta por linhas e colunas. Cada linha contém os dados de uma unidade experimental (Paciente). As características (variáveis) são dispostas em colunas. Assim, a planilha de dados contém um número de linhas igual a número de participantes do estudo e um número de colunas igual ao número de variáveis sendo estudadas. Variáveis são dados que podemos medir, controlar ou manipular em uma pesquisa. Diferem em muitos aspectos, os mais importantes são o seu papel na pesquisa e o tipo de medida que lhes podem ser aplicadas Referencias Elementary Concepts in Statistics. What are variables? REIS, Edna A., REIS, Ilka A. Estatística Descritiva - Tabelas e Gráficos. Coleta e Armazenamento de Dados. Departamento de Estatística-UFMG. Relatório Técnico RTE-04/2001.

5 Sistemas utilizados para criação de gráficos estatísticos
Microsoft Excel Minitab SciLab SPSS

6 Gráficos – Construindo
Assistente de gráfico Origem dos dados Tipo do gráfico Em Coluna 1. Selecionar os dados que serão utilizados nos gráficos 2. Clicar no botão “Assistente de gráfico” 3. Selecionar o tipo de gráfico 4. Especificar como os dados estão agrupados para a criação do gráfico Em linha Microsoft. Como criar gráficos.

7 Gráficos – Construindo (Cont.)‏
Opções do gráfico Títulos Grades Títulos: Se utilizar gráfico 2D o título do eixo vertical, será preenchido no campo Eixo Y, no caso de 3D, no campo eixo Z Eixos: Normalmente não é necessário alterar Grades: Normalmente não é necessário alterar, mas pode adicionar grades no eixo X Legenda: Habilita a exibição da legenda e a localização Rótulos: Um campo interessante para habilitar é o campo valor, que exibe o valor absoluto no corpo do gráfico Tabela: Interessante mostrar a tabela junto ao gráfico, caso a mesma não esteja disponível no documento Eixos

8 Gráficos – Construindo (Cont.)‏
Opções do gráfico Tabela Legenda Rótulos

9 Gráficos – Construindo (Cont.)
Gráfico final Loca do gráfico Valor Título do gráfico O local do gráfico pode ser uma nova planilha ou um objeto na mesma planilha Rótulo do eixo Z Legenda Tabela Rótulo do eixo X Série

10 Gráficos – Tipos de gráficos
“O Microsoft Excel oferece suporte a muitos tipos de gráficos para ajudá-lo a exibir os dados de maneira mais conveniente para seu público.” Microsoft. Galeria de exemplos de gráficos.

11 Gráficos – Variáveis qualitativas nominais e ordinais
Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais. Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro). Gráficos de setores (Pizza)‏ É necessário criar um gráfico para cada Variável. Bom para representar a distribuição de valores dos elementos para uma determinada variável Gráfico de Barras É uma alternativa para o de setores, permitindo ainda demonstrar a relação entre 2 variáveis (Sexo X Estado Civil)‏ SHIMAKURA, Silvia. Bioestatística, UFPR.

12 Gráficos – Variáveis qualitativas nominais e ordinais

13 Gráficos – Variáveis qualitativas nominais e ordinais

14 Gráficos – Variáveis quantitativas
Discretas Contínuas Quando trabalhamos com variável qualitativa discreta que assume poucos valores, podemos dar a ela o mesmo tratamento dado às variáveis qualitativas ordinais, assumindo que cada valor é uma classe e que existe uma ordem natural nessas classes. Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas. Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia. Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade. SHIMAKURA, Silvia. Bioestatística, UFPR.

15 Gráficos – Séries temporais
Séries temporais (ou séries históricas) são um conjunto de observações de uma mesma variável quantitativa (discreta ou contínua) feitas ao longo do tempo. SHIMAKURA, Silvia. Bioestatística, UFPR.

16 Gráficos – Recuperando informações

17 ... Gráficos – Diagrama de dispersão
O diagrama de dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas. SHIMAKURA, Silvia. Bioestatística, UFPR.

18 Gráficos – Diferentes Mulheres Homens

19 Gráficos – BoxPlot Máximo Q3 Mínimo
Box-and-Whisker plots ou simplesmente box-plots são simples representações diagramáticas dos cinco números sumários: (mínimo, quartil inferior, mediana, quartil superior, máximo). Microsoft. Como criar um gráfico Whisker e BoxPlot / Box em Excel. Mediana Q1 Microsoft. Como criar um gráfico Whisker e BoxPlot / Box em Excel.

20 Gráficos – Histograma ... Microsoft. Como utilizar o suplemento do histograma no Excel.

21 Referências Apostila de Excel 97 Gráficos. Microsoft. Como criar um gráfico Whisker e BoxPlot / Box em Excel. Microsoft. Como utilizar o suplemento do histograma no Excel. Microsoft Excel. Microsoft. Galeria de exemplos de gráficos. Microsoft. Visão geral. Microsoft. PROJ.LOG. Minitab. SHIMAKURA, Silvia. Bioestatística, UFPR. SciLab. The open source platform for numerical computation. SPSS.

22 Criando e interpretando gráficos estatísticos
Curso sobre métodos quantitativos Aplicados em Informática em Saúde Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo Orientação Prof. Dr. Ivan Torres Pisa PERGUNTAS ? Alex E. J. Falcão 04 junho 2007


Carregar ppt "Criando e interpretando gráficos estatísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google