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SEO Otimização de Sites Ricardo Martins

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Apresentação em tema: "SEO Otimização de Sites Ricardo Martins"— Transcrição da apresentação:

1 SEO Otimização de Sites Ricardo Martins http://ricardomartins.info campusparty@ricardomartins.info

2 O que é SEO? Otimização de sites refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca. Otimização de sites refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca.

3 SEO não é SEM SEM = Search Engine Marketing SEM = Search Engine Marketing Links patrocinados Links patrocinados Aparecem no começo da pesquisa Aparecem no começo da pesquisa Custo por clique Custo por clique SEO = Search Engine Optimization SEO = Search Engine Optimization Busca orgânica (natural) Busca orgânica (natural) Sem custo Sem custo Maior relevância Maior relevância Mais cliques Mais cliques

4 SEO não é SEM

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6 Mercado e Curiosidades SEO No Brasil SEO é novidade No Brasil SEO é novidade Estima-se que no nosso país, menos de 1% dos sites tenham alguma otimização Estima-se que no nosso país, menos de 1% dos sites tenham alguma otimização Nos EUA é um segmento que movimenta US$ 10 bilhões¹. Nos EUA é um segmento que movimenta US$ 10 bilhões¹. ¹ Fonte: Livro - Google Marketing

7 Mercado e Curiosidades SEO Cerca de 62% dos usuários param na primeira página de uma busca. Cerca de 62% dos usuários param na primeira página de uma busca. O número vai para 90% até a terceira página. O número vai para 90% até a terceira página. Google, Yahoo! e Microsoft detém mais de 90% das buscas realizadas na internet. Google, Yahoo! e Microsoft detém mais de 90% das buscas realizadas na internet. Fonte: Jupiter Research em Livro SEO

8 Market Share de Busca Fonte: HitsLink.com Market Share Global – Dez, 2008 Market Share Global – Dez, 2008

9 Market Share de Busca Market Share EUA Junho 2008 Market Share EUA Junho 2008

10 Market Share de Busca Dados de 2007 Fonte: SEO e Google Marketing (Livros)

11 TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO

12 Categorias Off Page SEO Off Page SEO Dependem das páginas externas, de outros sites. Não dependem totalmente de você. Dependem das páginas externas, de outros sites. Não dependem totalmente de você. On Page SEO On Page SEO Otimizações que dependem do desenvolvedor, e são feitas no próprio site ou página Otimizações que dependem do desenvolvedor, e são feitas no próprio site ou página

13 TÍTULO

14 <title>Título</title> O título da página é um dos fatores mais importantes O título da página é um dos fatores mais importantes Não utilize títulos repetidos em todas as páginas Não utilize títulos repetidos em todas as páginas Use palavras-chave no título Use palavras-chave no título Crie títulos criativos Crie títulos criativos

15 Títulos criativos (?)

16 <title>Título</title> Não use mais de 70 caracteres, pois desta forma seu título não aparecerá completo nas páginas de resultados. Não use mais de 70 caracteres, pois desta forma seu título não aparecerá completo nas páginas de resultados. Evite usar caixa alta. Use o bom senso. Evite usar caixa alta. Use o bom senso. Cada página deve ser tratada como única Cada página deve ser tratada como única

17 META TAGS

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19 Não use mais de 20 palavras-chave Não use mais de 20 palavras-chave Há fontes que sugerem até 10 palavras Há fontes que sugerem até 10 palavras Coloque as palavras por ordem de importância com seu conteúdo Coloque as palavras por ordem de importância com seu conteúdo Se as palavras-chave estiverem presentes no conteúdo mostrado, melhor ainda Se as palavras-chave estiverem presentes no conteúdo mostrado, melhor ainda Não repita suas palavras-chave Não repita suas palavras-chave E evite repetir palavras-chave em páginas diferentes também E evite repetir palavras-chave em páginas diferentes também

20 Utilize acentos e o português correto Utilize acentos e o português correto Está em dúvida entre o plural e o singular de uma palavra? Use o Google Trends para medir. (A seguir) Está em dúvida entre o plural e o singular de uma palavra? Use o Google Trends para medir. (A seguir) Stop Words Stop Words Existem palavras que a busca natural não considera. Geralmente são preposições e artigos como: a, o, de, para e um. Em inglês são palavras como: a, are, na, at, be, do, in, of, the e to. Existem palavras que a busca natural não considera. Geralmente são preposições e artigos como: a, o, de, para e um. Em inglês são palavras como: a, are, na, at, be, do, in, of, the e to.

21 Google Trends http://www.google.com/trends Compare palavras-chave separando-as por vírgula Compare palavras-chave separando-as por vírgula

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23 Não caia na tentação de usar palavras que trazem muitos acessos como “sexo”, “mp3”, “viagra”, “futebol” se este não for seu conteúdo. Seu site pode ser penalizado por isso. Não caia na tentação de usar palavras que trazem muitos acessos como “sexo”, “mp3”, “viagra”, “futebol” se este não for seu conteúdo. Seu site pode ser penalizado por isso.

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25 As regras para descrição são praticamente as mesmas da palavra-chave As regras para descrição são praticamente as mesmas da palavra-chave Não use mais de 150 caracteres na sua descrição Não use mais de 150 caracteres na sua descrição Utilize uma para cada página e abuse das palavras-chave desde que não saia do contexto. Utilize uma para cada página e abuse das palavras-chave desde que não saia do contexto.

26 Ainda os Ainda os O peso dos metas, assim como de todos os outros atributos, variam de acordo com a search engine. O peso dos metas, assim como de todos os outros atributos, variam de acordo com a search engine. As meta tags devem ser inseriras dentro da tag. As meta tags devem ser inseriras dentro da tag. A posição delas dentro do é irrelevante. O que conta é a posição das palavras de seu conteúdo. A posição delas dentro do é irrelevante. O que conta é a posição das palavras de seu conteúdo. Evite duplicar suas meta tags entre as páginas. Isso pode soar como conteúdo duplicado. Evite duplicar suas meta tags entre as páginas. Isso pode soar como conteúdo duplicado.

27 URL amigável URL’s amigáveis possibilitam um fácil entendimento do conteúdo que será exibido URL’s amigáveis possibilitam um fácil entendimento do conteúdo que será exibido Os crawlers também percebem e indexam informações do url do site. Veja a busca por “camera digital” Os crawlers também percebem e indexam informações do url do site. Veja a busca por “camera digital” A página > meusite.com.br/loja/dvd-homem-aranha-3-duplo.html tem muito mais relevância e sentido com o endereço acima que se usássemos o endereço abaixo: > meusite.com.br/loja/detalhe.aspx?p=rCqkXyDvkV6w A página > meusite.com.br/loja/dvd-homem-aranha-3-duplo.html tem muito mais relevância e sentido com o endereço acima que se usássemos o endereço abaixo: > meusite.com.br/loja/detalhe.aspx?p=rCqkXyDvkV6w

28 URL amigável É possível que um endereço amigável corresponda a um arquivo em outro lugar do servidor. Por exemplo: É possível que um endereço amigável corresponda a um arquivo em outro lugar do servidor. Por exemplo: O usuário chamou www.presentes.com/flores/ O usuário chamou www.presentes.com/flores/www.presentes.com/flores/ E o servidor entregou www.presentes.com/site2009/categoria.aspx?categ oriaId=478415 – que seria um url nada amigável E o servidor entregou www.presentes.com/site2009/categoria.aspx?categ oriaId=478415 – que seria um url nada amigável www.presentes.com/site2009/categoria.aspx?categ oriaId=478415 www.presentes.com/site2009/categoria.aspx?categ oriaId=478415 Sempre que possível, use palavras-chave no url da página. Ex: Sempre que possível, use palavras-chave no url da página. Ex: www.presentes.com/flores/rosa-vermelha.html www.presentes.com/flores/rosa-vermelha.html www.presentes.com/flores/rosa-vermelha.html

29 URL amigável Prefira usar o hífen ( - ) como separador ao invés de underline ( _ ), pois é melhor interpretado e não confunde com espaços. Prefira usar o hífen ( - ) como separador ao invés de underline ( _ ), pois é melhor interpretado e não confunde com espaços. Ao mover um arquivo de lugar, crie uma página de redirecionamento permanente no lugar dela usando o header HTTP 301 ao invés de não colocar nada ou usar javascript. Ao mover um arquivo de lugar, crie uma página de redirecionamento permanente no lugar dela usando o header HTTP 301 ao invés de não colocar nada ou usar javascript. Obs: Cada linguagem tem um jeito diferente de alterar os headers da página. Obs: Cada linguagem tem um jeito diferente de alterar os headers da página.

30 URL amigável Em servidores Apache é possível criar regras de redirecionamento editando o arquivo.htaccess de cada diretório e ativando a extensão rewrite module (LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so no httpd.conf) Em servidores Apache é possível criar regras de redirecionamento editando o arquivo.htaccess de cada diretório e ativando a extensão rewrite module (LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so no httpd.conf) Nos servidores que utilizam IIS é geralmente usado um protocolo ISAPI chamado ISAPI REWRITE www.isapirewrite.com Nos servidores que utilizam IIS é geralmente usado um protocolo ISAPI chamado ISAPI REWRITE www.isapirewrite.com www.isapirewrite.com O funcionamento é praticamente igual e utiliza expressões regulares O funcionamento é praticamente igual e utiliza expressões regulares

31 PADRÕES

32 Padrões Na web, existem padrões de desenvolvimento Na web, existem padrões de desenvolvimento A W3C é o órgão que define tais padrões como HTML, CSS, e outros. A W3C é o órgão que define tais padrões como HTML, CSS, e outros.W3C O não uso de padrões pode não impedir o funcionamento de um site para o usuário final, mas dificulta o entendimento para um robô de busca. O não uso de padrões pode não impedir o funcionamento de um site para o usuário final, mas dificulta o entendimento para um robô de busca. Veja se seu site obedece os padrões no site http://validator.w3c.org/ Veja se seu site obedece os padrões no site http://validator.w3c.org/ http://validator.w3c.org/

33 Use HTML As ferramentas de busca lêem apenas texto/html As ferramentas de busca lêem apenas texto/html Evite o uso de JavaScript, Flash, Plugins, Pop-up onde não for necessário, principalmente nos menus e links. Evite o uso de JavaScript, Flash, Plugins, Pop-up onde não for necessário, principalmente nos menus e links. Alguns crawlers já conseguem ler conteúdo em animações flash, mas dificilmente um site desenvolvido totalmente em flash estará nos primeiros resultados. Alguns crawlers já conseguem ler conteúdo em animações flash, mas dificilmente um site desenvolvido totalmente em flash estará nos primeiros resultados. Os crawlers raramente lêem javascript. Portanto, não use javascript ou flash para fazer um link a outra página importante. Prefira sempre o tradicional <a href... Os crawlers raramente lêem javascript. Portanto, não use javascript ou flash para fazer um link a outra página importante. Prefira sempre o tradicional <a href...

34 Usabilidade Lembre-se que antes dos crawlers, o usuário é nossa prioridade. Lembre-se que antes dos crawlers, o usuário é nossa prioridade. Lembre-se que pessoas com deficiências visuais utilizam programas leitores de tela, e estes também não conseguem ler conteúdo em flashes e imagens que não tenham a propriedade de texto alternativo definida (alt). ex: Lembre-se que pessoas com deficiências visuais utilizam programas leitores de tela, e estes também não conseguem ler conteúdo em flashes e imagens que não tenham a propriedade de texto alternativo definida (alt). ex:

35 Como os crawlers vêem meu site? Como mencionamos, os robôs vêem apenas o texto disponível. Portanto uma maneira de vermos como ele, é usar um navegador de texto puro. Uma das alternativas é o Lynx disponível em http://lynx.isc.org/ Como mencionamos, os robôs vêem apenas o texto disponível. Portanto uma maneira de vermos como ele, é usar um navegador de texto puro. Uma das alternativas é o Lynx disponível em http://lynx.isc.org/http://lynx.isc.org/ Outra opção é ver a página de cache do nosso site digitando “cache:meusite.com.br” (sem aspas) na caixa de busca do Google. Outra opção é ver a página de cache do nosso site digitando “cache:meusite.com.br” (sem aspas) na caixa de busca do Google. No Yahoo! existe o Site Explorer que mostra todas as páginas indexadas. Acesse-o em: http://siteexplorer.search.yahoo.com/ No Yahoo! existe o Site Explorer que mostra todas as páginas indexadas. Acesse-o em: http://siteexplorer.search.yahoo.com/ http://siteexplorer.search.yahoo.com/

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37 Usabilidade O tempo que uma página leva para carregar também é relevante. O tempo que uma página leva para carregar também é relevante. Use páginas leves Use páginas leves Separe corretamente seu conteúdo Separe corretamente seu conteúdo Verifique o tamanho das imagens Verifique o tamanho das imagens Verifique o excesso de Javascripts, estilos e elementos desnecessários que não são utilizados em todas as páginas Verifique o excesso de Javascripts, estilos e elementos desnecessários que não são utilizados em todas as páginas

38 DOMÍNIOS

39 Domínios O domínio também influencia na ordem dos resultados O domínio também influencia na ordem dos resultados Um dos fatores de relevância é a idade do domínio e a data de vencimento do mesmo. Os buscadores entendem isso como fator de confiança. Ex: se seu site é antigo, ele é mais confiável. Um dos fatores de relevância é a idade do domínio e a data de vencimento do mesmo. Os buscadores entendem isso como fator de confiança. Ex: se seu site é antigo, ele é mais confiável. O mesmo ocorre pra data de expiração. Se sua ‘marca’ está registrada até 2020, significa que pretende ficar mais tempo no mercado que o concorrente que vence em 2010. O mesmo ocorre pra data de expiração. Se sua ‘marca’ está registrada até 2020, significa que pretende ficar mais tempo no mercado que o concorrente que vence em 2010. Palavras-chave no nome do domínio também são relevantes e ajudam na posição. Palavras-chave no nome do domínio também são relevantes e ajudam na posição.

40 Domínios Evite hospedar seu site em lugares gratuitos, pois o endereço fica sendo sempre o mesmo para vários conteúdos. Ex: meusite.blogspot.com Evite hospedar seu site em lugares gratuitos, pois o endereço fica sendo sempre o mesmo para vários conteúdos. Ex: meusite.blogspot.com O TLD (.com.br,.com, etc) não tem influencia no posicionamento, mas é usado pra diferenciar o idioma. O TLD (.com.br,.com, etc) não tem influencia no posicionamento, mas é usado pra diferenciar o idioma.

41 Page Rank O Page Rank foi por muito tempo o principal fator de relevância nos buscadores O Page Rank foi por muito tempo o principal fator de relevância nos buscadores O PR faz uma avaliação objetiva da importância das páginas web, numa equação de mais de 500 milhões de variáveis e 2 bilhões de termos O PR faz uma avaliação objetiva da importância das páginas web, numa equação de mais de 500 milhões de variáveis e 2 bilhões de termos O PR considera os links que uma página recebe como fator de relevância, pois entende que se uma página recebe muitos links, ela é relevante O PR considera os links que uma página recebe como fator de relevância, pois entende que se uma página recebe muitos links, ela é relevante

42 Page Rank Se a página X tem um link para pagina Y, é computado 1 voto a favor da página Y Se a página X tem um link para pagina Y, é computado 1 voto a favor da página Y O PageRank também considera a importância de cada voto. O PageRank também considera a importância de cada voto. O texto que está no anchor também é extremamente relevante. Ou seja, se uma página importante tem o texto “Hotel em São Paulo” linkando para www.hotel.com.br, uma busca por este termo seria altamente relevante para o site acima e melhoraria sua posição no resultado. O texto que está no anchor também é extremamente relevante. Ou seja, se uma página importante tem o texto “Hotel em São Paulo” linkando para www.hotel.com.br, uma busca por este termo seria altamente relevante para o site acima e melhoraria sua posição no resultado.www.hotel.com.br

43 ROBOTS

44 Robots O Robots é um pequeno arquivo colocado na raíz do site para auxiliar os buscadores a indexar suas págnas O Robots é um pequeno arquivo colocado na raíz do site para auxiliar os buscadores a indexar suas págnas No Robots.txt também é possível restringir determinados diretórios, com a finalidade de dizer ao buscador quais paginas não serão indexadas No Robots.txt também é possível restringir determinados diretórios, com a finalidade de dizer ao buscador quais paginas não serão indexadas É possível criar regras diferentes para cada buscador É possível criar regras diferentes para cada buscador

45 Robots Exemplo ROBOTS.TXT: Exemplo ROBOTS.TXT:

46 Robots Gerador de Robots.txt do Google Gerador de Robots.txt do Google

47 SITEMAPS

48 Sitemaps Sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web. Sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web. O sitemap é outro arquivo colocado geralmente na raíz do site, no formato.xml. O sitemap é outro arquivo colocado geralmente na raíz do site, no formato.xml. O SITEMAP.XML deve conter informações de todas ou das principais páginas do site, com o endereço e peso/importância de cada uma. O SITEMAP.XML deve conter informações de todas ou das principais páginas do site, com o endereço e peso/importância de cada uma.

49 Sitemaps Exemplo: Exemplo:

50 FERRAMENTAS

51 Yahoo! Site Explorer http://siteexplorer.search.yahoo.com http://siteexplorer.search.yahoo.com

52 Google Webmaster Tools http://www.google.com/webmasters/tools http://www.google.com/webmasters/tools

53 Outras Ferramentas 136 ferramentas SEO online e gratuitas 136 ferramentas SEO online e gratuitas http://www.seocompany.ca/tool/seo-tools.html http://www.seocompany.ca/tool/seo-tools.html http://www.seocompany.ca/tool/seo-tools.html SEO Score Tool SEO Score Tool http://website.grader.com/ http://website.grader.com/

54 Sites de Referência www.seomaster.com www.seomaster.com www.seomaster.com www.mundoseo.com.br/blog www.mundoseo.com.br/blog www.mundoseo.com.br/blog www.seocast.com.br www.seocast.com.br www.seocast.com.br

55 Livros recomendados SEO – Otimização de Sites Paulo Rodrigo Teixeira SEO – Otimização de Sites Paulo Rodrigo Teixeira Google Marketing Conrado Adolpho Vaz Google Marketing Conrado Adolpho Vaz

56 Obrigado Apresentação disponível em Apresentação disponível em http://ricardomartins.info/ http://ricardomartins.info/ http://ricardomartins.info/ Contato: Contato: campusparty@ricardomartins.info campusparty@ricardomartins.info campusparty@ricardomartins.info


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