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SEO Search Engine Optimization Otimização para sites de Busca.

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Apresentação em tema: "SEO Search Engine Optimization Otimização para sites de Busca."— Transcrição da apresentação:

1 SEO Search Engine Optimization Otimização para sites de Busca

2 O que é SEO a final? Um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Fonte: Glossário Search Engine Marketing IAB Brasil Motivos para investir Ganho de visitas Aumento de vendas Análise do Retorno sobre o Investimento (ROI)

3 Busca Orgânica

4 De onde vem os visitantes de um site

5 Por que INVESTIR em SEO? 96% das buscas na Internet no Brasil são feitas através do Google; 70% dos cliques no Google são feitos na busca orgânica; 64% dos usuários não passam da primeira página de resultados; 90% dos usuários de sites de busca abandonam uma busca se não encontram o que procuram nas 3 primeiras páginas; 55% dos usuários de sites de busca clicam em apenas 1 (um) resultado e 80% em no máximo 3 (três);

6 Primeiros Motores de Busca na Web Diretórios de Buscas a) Primeiros sistemas de busca era Feito através de diretórios Exemplo: Computers internet, Software, Hardware b) Sites adicionados manualmente. c) Aprovados por um revisor.

7 Motores de Busca e a Web Indexadores a) Robôs que percorrem os links na web identificando páginas; b) Cada página é indexada; c) Esta informação é disponibilizada para consulta de usuários. Bing, Yahoo!, Google

8 Como o google funciona

9 Como o Google Funciona Uma busca no google é como procurar em um livro muito grande com um índice que diz exatamente onde tudo está localizado. Este Índice são as palavras chaves mais relevantes. Uma pesquisa no Google, verifica o índice do site para determinar os resultados de pesquisa mais relevantes que devem ser retornados.

10 Como o Google Funciona Grandes computadores "rastreiam" bilhões de páginas na web. O programa que faz a busca é chamado Googlebot (também conhecido como robô, bot ou spider). O rastreamento é o processo pelo qual o Googlebot descobre páginas novas e incluí em uma espécie de índice do Google. O Googlebot usa um processo de algoritmos: programas de computador que determinam quais sites devem ser indexados, com que freqüência e quantas páginas devem ser buscadas em cada site. Conforme o Googlebot visita cada um desses sites, ele detecta as página e os inclui no seu indice.

11 Primeiros passos no Google Quando o seu site estiver pronto: 1) Cadastre o endereço do site no Google. 2) Envie um Sitemap utilizando as Ferramentas do Google. O Google utiliza o seu Sitemap para obter informações sobre a estrutura do seu site e aumentar a cobertura das páginas web. 3) Verifique se todos os sites que devem saber sobre as suas páginas estão cientes de que o seu site está on-line.

12 Otimização de Sites As técnicas de SEO se dividem em duas formas White Hat São as técnicas de otimização que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca, evitando qualquer tipo de punição que possa ocasionar a perda de resultados obtidos. Black Hat São as técnicas que não respeitam as diretrizes se utilizando de qualquer método para obter resultados rápidos, arriscando a reputação dos sites nos mecanismos de busca.

13 Técnicas de SEO

14 Fatores On Page x Fatores Off Page Fatores On Page Fatores que o desenvolvedor podem manipular (fazer um texto do site que contenham palavras chaves importantes) Fatores Off Page Fatores externos que não estão dentro da programação das paginas (idade do dominio, links externos)

15 Fatores On Page 1- Domínio e URL 2- Titulo das Páginas 3- Meta Tags 4- Otimização dos Textos 5- Codificação (html) – Headings Tags, ALT, Title, Strong 6- Imagens 7- Site Maps 8- Robots.txt

16 1- Domínio Dominio a) Registrar domínio que possua a palavra-chave principal Exemplo - Site sobre livro de Receitas - b) Palavras relevantes ao conteúdo abordado na página c) Domínios ANTIGOS são bem vistos; Subdominio ou Endereços de Paginas a) Endereço da pagina deve ser AMIGÁVEL; b) Recomenda-se uso de hífen (-), é bom evitar o underscore (_)

17 2- Títulos das Paginas Esta informação que é apresentada em seus resultados de busca. Tente implementar pelo menos uma ou duas palavras-chave no título de suas páginas. O Título das páginas é um item de muita importância em SEO.

18 2- Títulos das paginas Ordem das palavras-chave do título IMPORTA. Conter palavras que vai ser abordado na página. Escreva as palavras com acento. Use vírgulas para separação das palavras- chave e | para separar as palavras-chave da marca ou nome do site. Máximo 70 caracteres.

19 3- Meta Descrição A meta descrição (meta description) precisa ser chamativa, interessante, informativa e curiosa. Não deve conter mais do que 160 caracteres. Importante ter uma descrição condizente com o conteúdo da página ao invés de utilizar uma descrição genérica. Não e importante para o SEO, mas sim para o usuário no site de busca.

20 4- Otimização dos Textos É muito importante ter palavra-chave que você ache importante dentro do conteúdo da página; Utilize sinônimos e variações de dialetos locais ; Não abuse da mesma quantidade de palavras no conteúdo; Utilize conjunto de palavras chaves que combinadas geram uma pesquisa mais específica e precisa. Exemplo: alugar casa em Florianópolis -> resultado mais preciso

21 4- Otimização dos Textos Para descobrir as palavras mais pesquisadas no Google utilize a ferramenta Insights para pesquisa. Esta ferramenta possibilita calcular de forma correta a relevância das palavras, além de possibilitar a exibição do número total de pesquisas feitas ao longo do tempo.

22 5- Codificação HTML Cabeçalhos As tags (h1 – h6) foram criadas com o intuito de marcar pontos em destaque no seu conteúdo; A tag deve ser usada como o título principal da página; Não quebre a hierarquia das tags.

23 5- Codificação HTML Cabeçalhos SEO – Otimização de Sites tema principal da página Estratégias de SEO Algo mais específico, ou seja: uma subseção do H1, mas ainda com keywords relacionadas com a página, ajuda as ferramentas de busca e o usuário a achar e classificar o que o site oferece.

24 5- Codificação HTML Negrito, Italico e Sublinhado Os motores de busca dão especial atenção às palavras como negrito, itálico e sublinhado. Lembre-se de destacar suas palavras-chave em seus conteúdos.

25 5- Codificação HTML Links Link em forma de texto. Então, em vez de dizer ao visitante Clique aqui, incluir uma palavra-chave em seu link, como Clique aqui para aprender Novas Técnicas SEO.

26 6- Imagens Imagens O Google não pode ler informações em arquivos de imagens, portanto você deve ajudá-lo. A melhor utilização é usar as palavras-chave em sua descrição de imagem. Existem alguns atributos em HTML que podem te ajuda: Alt Title Longdesc Posicione o texto certo com a imagem certa Coloque nome correto nas imagens

27 6- Imagens Imagens – Comando ALT Comando ALT: o atributo alt é considerado como texto alternativo para descrição de imagens. Podemos usar em imagens, áreas mapeadas ou objetos inseridos. Em alguns casos, quando não é possível carregar a imagem, o texto desse atributo serve como substituto da imagem. A seguir um exemplo de como é usado na programação:

28 6- Imagens Imagens - Comando Title Comando Title é um atributo usado para prover uma informação adicional, mas não essencial. Geralmente é usado para imagens e links. O atributo alt também mostra o texto ao se passar o mouse sobre a imagem, porém apenas em navegadores como o Internet Explorer ou versão mais atual do Mozila Firefox. A seguir um exemplo de como pode ser usado:

29 6- Imagens Imagens – Comando Longdesc Existem casos em que os atributos alt ou title não são suficiente para se fazer uma descrição, é o caso de animações ou conteúdo de áudio ou vídeo. Então usamos agora o atributo longdesc que permite criar um link para um arquivo com a descrição mais detalhada. A seguir um exemplo:

30 6- Imagens Imagens: Posicione o texto certo com a imagem certa. O texto que está em volta da imagem pode ser considerado na hora de relacioná-la ao seu significado. Exemplo: Se existir uma imagem colocado em volta de um texto que fale sobre carros, possivelmente a imagem poderá ser associada a imagem de um carro.

31 6- Imagens Imagens: Nome da imagem correta. Coloque nome correto nas imagens. Evite colocar nomes de arquivos de imagens como IMAGE001. Coloque, por exemplo, bola.jpg. O nome do arquivo geralmente é relacionado com o significado da imagem.

32 7- Site Maps Sitemap é uma representação hierarquica da estrutura de um site, composta por paginas web. Ajuda os Robots a localizar e identificar páginas dentro de um site. (paginas xml) O google tem dificuldade de encontrar paginas de sites que tem varios níveis. Existe ferramentas prontas para criar sites maps (arquivos xml). Exemplo:

33 8- Site Maps Voce pode criar duas formas de criar o site maps 1) Incluir dentro do código da pagina um xml de forma que o usuário não enxerga (oculta). 2) Pode criar uma pagina do mapa do site ou até mesmo no final da página.

34 8- Site Maps Podemos digitar um comando no google para listar quais páginas do site o google conseguiu indexar. Exemplo: site:www.nomedodominio.com.br

35 Robots.txt Arquivo em txt inserido no diretório raiz do site com comandos específicos para permitir ou bloquear a busca por um robot. Muito utilizado quando o administrador do site, não quer que o google encontre uma área restrita de um determinado site. Exemplo: Área restrita de notas da Facamp

36 Fatores Off Page 1- Idade do dominio 2- Backlinks – Links Externos (Quantidade x Qualidade) 3- Page Rank

37 1- Idade do Dominio Caso tenha dois sites com o mesmo assunto e com características similares (palavras chaves iguais) o domínio mais antigo leva vantagem por ter sido criado primeiro. Não posso considerar isto como uma regra, pois existem diversos fatores de SEO que determina o resultado da busca.

38 2- BackLinks – Links Externos

39 2- Backlinks – Links Externos A quantidade de links externos para um website influi diretamente no valor do PageRank. Ou seja, o trabalho de backlinks é muito importante no ramo de SEO, digo até que é um dos fatores mais importantes para posicionamento de sites de buscas. A seguir algumas técnicas interessantes que ajudarão tanto no processo de otimização, como também no aumento de tráfego do seu site por referências (links em outros sites).

40 2- Backlinks – Links Externos Media Social e Rede Social Ao colocar um conteúdo novo em seu website, divulgue-o nos principais meios de comunicação na web.

41 2- Backlinks – Links Externos Conteúdo Atualizado Mantenha uma freqüência boa de criação de conteúdo para seu site, assim as pessoas assinarão seu feed ou o utilizarão como informação complementar em algum website.

42 2- Backlinks – Links Externos Artigos Interessantes Crie artigos interessantes que no final farão uma referência ao seu website, e submeta em locais de divulgação de artigos. Esses artigos são usados somente em sites de notícias, mas como possuem informação que levarão ao seu website então você ganha tanto visitas de usuários como também links externos.

43 2- Backlinks – Links Externos Atividade em Comunidades Participe de comunidades relacionadas ao assunto de seu mercado. Opine em artigos divulgados e assim esteja sempre presente dentro do mercado em que atua. Desse modo, ao deixar o endereço de seu site em diversos locais, você acaba atraindo visitas de pessoas que estão lendo o conteúdo do site em questão e acham seu comentário no mínimo interessante.

44 2 - Backlinks – Links Externos Troca de Links Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu. Muito CUIDADO, pois essa técnica feita de maneira abusiva não é bem vista pelo Google.

45 2 - Backlinks – Links Externos Divulgação de Vídeos Crie vídeos para seu website e submeta em diversos canais de comunicação como o Youtube, mais uma forma de inserir links para o seu site.

46 2- Backlinks – Links Externos Ferramentas em seu Site Crie ferramentas ou utilitários que serão muito úteis aos usuários, e que eles necessitem entrar em seu site para utilizá-las, assim muitas vezes você ganha um link no site deles que irão referenciar o seu site.

47 2 - Backlinks – Links Externos Feedbacks Entre em contato com pessoas do ramo e ofereça algo em troca por um feedback positivo para você no website deles.

48 Fatores de Rankeamento PageRank Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome Page Rank. A idéia básica por trás do PageRank é que cada link conta como se fosse um voto. Quanto mais votos (links) sua página recebe, maior a sua relevância.

49 O que EVITAR em SEO Não utilizar Frames Paginas de introdução Clique em ENTRAR para acessar o site. Evitar sites com Flash: Mesmo o Google indexando flash o recomendado é evitá-lo. Conteúdo com Javascript: Google já reconhece e lê JavaScript, mas o recomendado é não abusar do uso.

50 Blackhat SEO O que não fazer em SEO

51 Blackhat SEO Práticas ilícitas que podem levar à remoção do seu site do índice do Google ou a outro tipo de penalidade. Se um site for penalizado, ele não será mais exibido nos resultados no Google.com.br ou em qualquer site parceiro do Google.

52 Blackhat SEO Não faça camuflagem do conteúdo real da página (Texto com a mesma cor do fundo) Não crie páginas com palavras-chave irrelevantes Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado Evite usar páginas de entrada, criadas apenas em função do que o usuário está buscando nos mecanismos de busca

53 Blackhat SEO Não crie páginas com comportamento mal-intencionado (virus, cavalos de Troia ou outros tipos de softwares nocivos). Inserção de forma excessiva de palavras-chave; Exibição de conteúdo diferente para usuário e para o google; Minisites com conteúdo otimizado com links para um site principal; Varios links para vários sites. O foco é a troca excessiva de links

54 CONCLUSÃO

55 Conclusão É possível melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca e atrair mais visitas diárias implementando e praticando as tecnicas de SEO, na construção do seu Site. Implemente-as, envie suas páginas ao seu servidor e aguarde algumas semanas (até o Google atualizar suas páginas em seu banco de dados). Você vai se surpreender com os resultados.


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