A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giardia lamblia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giardia lamblia."— Transcrição da apresentação:

1 Giardia lamblia

2 OBJETIVO :  Estudar a classificação, morfologia, biologia, ações patogênicas, diagnóstico, epidemiologia, profilaxia e tratamento.

3 Giardia lamblia Classificação Filo  Sarcomastigophora
Ordem  Diplomonadida Família  Hexamitidae Gênero  Giardia Espécie  Giardia lamblia

4 Giardia lamblia Giardia lamblia: Giardia duodenalis,
Giardia intestinalis Lamblia intestinalis É encontrada em todo o mundo, mas parece incidir mais em regiões de clima temperado e em zonas tropicais. A incidência aumenta, nas crianças, até a puberdade e cai depois para taxas muito menores. Além do homem, parasita animais domésticos (cães e gatos) e diversos animais silvestres, aves e répteis ( reservatórios). Na água os cistos podem conservar sua vitalidade durante dois meses ou mais.

5 Giardia lamblia MORFOLOGIA  Trofozoíto  Cisto

6 Giardia lamblia HÁBITAT  Intestino delgado  Duodeno e jejuno

7  Divisão binária longitudinal CICLO BIOLÓGICO
Giardia lamblia REPRODUÇÃO  Divisão binária longitudinal CICLO BIOLÓGICO  Tipo monoxênico

8 Giardia lamblia

9 Giardia lamblia TRANSMISSÃO
 Ingestão de cistos maduros presentes na água e alimentos (verduras cruas e frutas mal lavadas ou alimentos contaminados por moscas ou baratas (patas).  Locais de aglomeração humana (creches, orfanatos, enfermarias pediátricas, etc.). De pessoa a pessoa. Por contato com animais domésticos infectados. Através de contatos homossexuais.

10 Giardia lamblia PERÍODO DE INCUBAÇÃO:
Nos casos sintomáticos, o período de incubação costuma ser de 1 a 3 semanas, mas pode prolongar-se até seis semanas.

11 Giardia lamblia PATOGENIA ( maior susseptibilidade : menores de 5 anos, pacientes com hipogamaglobulinemia e deficiência de IgA).  Lesão da mucosa (atapetamento)  sindrome de má absorção  B12, A, D, E, K, Ferro, gorduras, etc.  Diarréia com esteatorréia  A maioria assintomática  Quando sintomática  Desconforto abdominal, cólicas, inflamação catarral do duodeno, diarréia aquosa com odor fétido

12 Giardia lamblia DIAGNÓSTICO  Clínico Crianças de 8 meses a 10-12 anos
 Diarréia com esteatorréia  Irritabilidade, insônia  Nâuseas e vômitos, dor abdominal  Anorexia, perda de peso * Adultos  maioria assintomáticos

13 Giardia lamblia  LABORATORIAL  PARASITOLÓGICO
* Direto  Faust, Hematoxilina férrica, etc.  IMUNOLÓGICO * Elisa, Imunofluorescência indireta, Imunocromatografia de fase sólida.

14 Giardia lamblia EPIDEMIOLOGIA
 É encontrada em todo o mundo, com alta prevalência em crianças de 1 a 12 anos (com maior incidência até 3 anos), principalmente as de baixo nível sócio-econômico;  Água adquire grande importância como veículo de transmissão;  Cistos de grande resistência;  Frequentemente encontrada em ambientes coletivos (creches, orfanatos, enfermarias, domicílios, etc.);  Portadores assintomáticos (manipuladores de alimentos);  Cistos são disseminados por ventos (poeira) e por moscas (podem veicular cistos a longas distâncias – mais de 5 Km);

15 * Ligada a educação e engenharia sanitária
Giardia lamblia PROFILAXIA * Ligada a educação e engenharia sanitária * Higiene pessoal * Proteção dos alimentos * Ampliação dos serviços de água e esgoto domiciliar * Tratamento dos assintomáticos positivos

16 Giardia lamblia VACINA:  A vacina contra a Giardia lamblia para
uso em humanos está bastante adiantada porém em fase de pesquisa. Já contra a giardíase canina foi lançada recentemente (2002) a Giardia Vax (vacina inativada), muito segura e eficaz.

17 Giardia lamblia * Metronidazol  TRATAMENTO * Tinidazol * Ordidazol
* Secnidazol * Albendazol (400mg/dia - 5 dias) crianças acima de 2 anos

18 Giardia lamblia METRONIDAZOL (Flagil)  15 a 20 mg/kg
durante 7 a 10 dias consecutivos, para crianças, via oral. A dose para adultos é de 250mg, 2 vezes ao dia.

19 Giardia lamblia Tinidazol (Fasygin)  Dose única de 2g
para adulto e 1 g para crianças, sob a forma líquida; este produto também é apresentado sob a forma de supusitórios, com bons resultados; deve-se repetir a dose uma semana depois.

20 Giardia lamblia FURAZOLIDONA (Giarlan)  8 A 10mg
por kg de peso por dia (máximo de 400 mg/dia) durante dias, para crianças. Para adultos, a dose é 400mg em 24 horas, em 2 ou 4 vezes por dia, durante 7 dias.

21 Giardia lamblia SECNIDAZOL(Secnidal)  A dose para
adultos é de 2g, em dose única de 4 comprimidos, de preferência à noite tomados em uma das refeições. Crianças com menos de 5 anos: 125mg, duas vezes em 24 horas, por 5 dias.

22 CASO CLÍNICO Paciente R.S.C., mestiça, 1 ano de idade, apresentando um
quadro clínico de desnutrição, diarréia com esteatorréia, dor abdominal, anorexia, perda de peso. Mãe leva a criança para a consulta com um pediátra em um Posto de Saúde do P.S.F. Relatou morar em uma casa de taipa, com 3 cômodos, na periferia de Sobral, com 10 ocupantes, casa sem banheiro, piso de terra, sem tratamento dos dejetos, alimentos expostos, o lixo é jogado a ceu aberto, sem esgôto. A água para consumo era obtida de um poço próximo de sua casa. Condições sócio-econômicas: renda familiar menos de 1 salário mínimo, alimentação deficiente.

23 01) Explique por que é alta a incidência de infecção por Giardia lamblia em crianças de até 3 anos ?
02) Qual a relação entre a presença de moscas e baratas na transmissão da giardíase ? 03) Como a carência nutricional poderá influir na prevalência da giardíase ? 04) Qual a influência da água e alimentos crus na transmissão 05) Relacione os principais meios profiláticos para a giardíase. 06) Paciente adulto, assintomático, com exame positivo para Giardíase, deverá ser tratado ? Explique por que ?


Carregar ppt "Giardia lamblia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google