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Adriano Marcos Petrônio

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Apresentação em tema: "Adriano Marcos Petrônio"— Transcrição da apresentação:

1 Adriano Marcos Petrônio
Blender Adriano Marcos Petrônio

2 Roteiro O que é o Blender? Histórico Principais Concorrentes Vantagens
Desvantagens Prática com Blender

3 O que é o Blender? Programa open source desenvolvido pela Blender Foundation; Software usado para: Modelagem 3D; Renderização de gráficos e animações; Efeitos visuais; Aplicações interativas em 3D.

4 O que é o Blender? Software disponível em diversos SOs tais como Windows, Mac OS X, GNU/Linux, Solaris, FreeBSD, IRIX; Grande conjunto de funcionalidades.

5 Histórico O programa foi desenvolvido na Holanda;
O principal desenvolvedor foi Ton Roosendaal Estúdio de animação NeoGeo em 1988; NaN em 1998; Blender open source em 2002, após campanha iniciada por Roosendal; Hoje o Blender é desenvolvido pela Blender Foundation;

6 Histórico O caminho é equiparar-se aos softwares comerciais.
A fundação identifica como objetivo, “Dar à comunidade da Internet, o acesso à tecnologia 3D em geral, com Blender como um núcleo.” Ações da fundação: conferência anual do Blender em Amsterdã; cabine para representar o Blender na SIGGRAPH. Blender já é uma ferramenta muito rica em funcionalidades!

7 Principais Concorrentes
Autodesk 3 DS Max novo nome para o 3 D Studio Max um software para modelagem 3D que permite renderização de imagens e animação; Softimage XSI software usado predominantemente em filmes, jogos e publicidade para produzir ambientes e cenas 3D; Autodesk Maya pacote de software de destaque em modelagem 3D.

8 Vantagens do Blender O Blender tem uma enorme comunidade de desenvolvedores; A Blender Foundation e a comunidade mantêm um compreensível e rico wiki; Opção de diversos idiomas e plataformas em um executável muito pequeno; Quantidade de funcionalidades similar a outros softwares 3D comerciais.

9 Desvantagens do Blender
Programa bem mais recente que os seus concorrentes ( softwares com mais de 10 anos de código); Ainda apresenta diversos bugs, reduzidos com a versão 2.42a; Familiaridade dos desenvolvedores de jogos e diversos estúdios de propaganda e visualização com outras ferramentas.

10 Prática

11 Prática – Tela Inicial

12 Prática – Funções Vitais

13 Prática – Visão de Câmera

14 Prática – Selecionando Faces

15 Prática – Manipulação

16 Prática – Pintando Faces

17 Prática – Pintando Faces

18 Prática – Aplicando Modificador

19 Prática Mais um pouco de prática. Vamos abrir o blender.

20 Referências http://www.blender.org
Tutoriais Página Oficial do Blender Manual Básico

21 Exercícios Enumere pelo menos uma vantagem e uma desvantagem de se utilizar o Blender como software de modelagem 3D. Desenhe com o Blender um Cubo e pinte pelo menos duas faces de cores diferentes. Transforme esse cubo em um outro sólido qualquer. Pode ser um paralelepípedo (por extrusão – selecionar face teclar “E” e mover mouse, clicar com botão esquerdo), ou altere usando modificadores, conforme visto, ou ainda com o manipulador, escala variando o sólido em determinada direção.


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