Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCacilda Batista Viveiros Alterado mais de 8 anos atrás
3
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying?
Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém? Segundo a Revista Nova Escola Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões com intenção de ferir de forma verbal ou física, repetidas vezes, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. A palavra bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma tradução em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Então, que tal discutirmos situações de bullying ocorridas no ambiente escolar, assim como as formas de melhor convívio na escola, respeito mútuo, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos nesse processo?
4
Mãos à obra! Agora você é um repórter e deverá entrevistar seus colegas para saber o que eles acham que provoca o bullying. Discuta sobre o respeito que precisamos ter em relação às diferenças no ambiente escolar e quais ações educativas podem ser aplicadas contra essa prática. Juntos, podem desenvolver atividades escritas que incentivem todos da escola a refletir sobre essas ações de violência no âmbito escolar e produzir uma cartilha de regras de convivência que evite o bullying na nossa escola.
5
Como fazer Deverão formar duplas ou trios de repórteres;
Cada dupla ou trio deverá escolher qual sala irá entrevistar; Após as entrevistas, o grupo produzirá uma lista das causas do bullying, consequências e o que pode ser feito para mudar a situação; Produzir uma cartilha para ser distribuída em toda a escola; Escolher um vídeo para apresentar para as outras turmas da escola e fazer a entrega da cartilha.
6
Recursos Apresentação de Filmes; Dinâmicas de Grupo; Produção de Textos; Palestras para os pais e responsáveis; Organização de Seminários; Resolução de casos; FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.
7
A avaliação será feita pelos professores, coordenação pedagógica e direção da escola que acompanharão o processo, utilizando os conceitos: Entrevista para coleta de dados Objetivo Plenamente Atingido (25 Pontos) Objetivo Parcialmente Atingido (15 Pontos) Objetivo não Atingido (0 ponto) Conceito Lista das causas do bullying, consequências e o que pode ser feito para mudar a situação; Produção da cartilha para ser distribuída em toda a escola; Escolha e exibição do vídeo para apresentar para as outras turmas da escola e entrega da cartilha. Objetivo Parcialmente
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.