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Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos

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Apresentação em tema: "Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos
Acesso Direto a Memória

2 Componentes do Subsistema de E/S
Função: Recebe informações de E/S da CPU e encaminha à unidade de controle. CPU Solicita um dispositivo Canais E/S Informa qual o dispositivo solicitado Programas de Canais Especifica a ação Unidade de Controle Seleciona o dispositivo Dispositivo de E/S

3 Canais E/S : Sincroniza a alta velocidade da cpu com a baixa velocidade do dispositivo de entrada Possibilita que operações de E/S sejam sobrepostas a operação do processador de forma que a CPU e E/S possam trabalhar simultaneamente. Programas de Canais: Tamanho variado Especifica a ação a ser executada pelos dispositivos e controla o fluxo de dados da MP e unidade de controle EIDE : Barata porém mais lenta SCSI : Cara porém mais rápida

4 Exemplo Chamada Telefônica

5 Comunicação entre Dispositivos
Problemas a serem resolvidos: Saber quais os componentes ocupados e quais estão livres Se capaz de acomodar as requisições que chegam durante os períodos de tráfego de E/S muito rápidos Ser capaz de acomodar a disparidade de velocidades entre a CPU e os dispositivos de E/S

6 3 Bits ( 1 canal, 1 unidade de controle e 1 para dispositivo)
Memória Principal Channel Status Word FLAG 3 Bits ( 1 canal, 1 unidade de controle e 1 para dispositivo) Cada bit passa de 0 para 1 sempre que a unidade passa de livre para ocupada

7 A flag pode ser testada por qualquer componente através de :
Consultas Sequências (Pooling) : A CPU faz consultas periódicas a flag, se ela estiver ocupada a CPU executa outra tarefa e continua testando a flag ate que esta indique que o canal esta livre. Problema: Determinar a periodicidade dos testes, caso sejam feitos em curto espaço de tempo desperdiçará tempo da CPU para saber que o canal ainda esta ocupado. Se os testes foram muito esparsos o canal poderá ficar livre mas ocioso por longos períodos de tempo. Interrupções : Ao invés da CPU, um mecanismo de hardware faz o teste da flag, quando esta estiver ocupada a instrução é transferida para o manipulador de interrupções que determina o curso da ação mais apropriado a cada situação.

8 Acesso direto a memória
É uma técnica de E/S que permite o acesso de uma unidade de controle a memória principal. A CPU começa a operação de entrada ( ou saída) de dados para a memória. Os demais dados restantes podem ser transferidos para a memória ( ou da memória) pela unidade de controle sem a intervenção da CPU.

9 Exemplificação Lendo Buffer 1 CPU Buffer 2 Escrevendo

10 Escrevendo Buffer 1 CPU Buffer 2 Lendo

11 Fim


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