A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem e Psicanálise

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem e Psicanálise"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem e Psicanálise
Leila Longo Passo – a – Passo 64

2 Linguagem Freud: É condição de ligação e de funcionamento psíquico em processo secundário por sua natureza simbólica. Lacan: Ela só pode cumprir este papel enquanto produto social no cerne da estrutura lingüística de uma determinada comunidade. O aspecto social e convencional da linguagem seria correlativo ao processo secundário.

3 Psicanálise Freud: “A Psicanálise propõe mostrar que o Eu não somente não é senhor na sua própria casa, mas também está reduzido a contentar-se com informações raras e fragmentadas daquilo que se passa fora da consciência, no restante da vida psíquica... A psicanálise se recusa a considerar a consciência como constituindo a essência da vida psíquica, mas nela vê apenas uma qualidade desta, podendo coexistir com outras qualidades e até mesmo faltar. "Psicanálise é a cura pela palavra.  É a ciência do inconsciente.  É  um método de investigação teórica, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios).

4 Lacan : A psicanálise não é uma ciência, uma visão de mundo ou uma filosofia que pretende dar a chave do universo. A psicanálise é uma prática, onde através do método da livre associação chegaremos ao núcleo do seu ser. Ela é comandada por uma visada particular que é historicamente definida pela elaboração da noção do sujeito. Ela coloca esta noção de maneira nova, reconduzindo o sujeito à sua dependência significante.

5 Eu Freud: Uma tese que torna o “eu” (ego), uma instância reguladora entre o “isso” (id- fonte das pulsões), o supereu (superego- agente das exigências morais) e a realidade (lugar onde se exerce a atividade). Lacan: O eu, constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que me é devolvida pelo espelho- este sou eu.

6 Inconsciente Freud: O inconsciente não é um baú de símbolos e nem o porão da consciência, mas sim, uma instancia que trabalha em nós e em nós produz seus efeitos.

7 Lacan: O inconsciente é estruturado como uma linguagem, ou seja, funciona segundo as mesmas regras da linguagem, desdobra-se nos efeitos da linguagem.

8 Deslocamento (metonímia)
Freud: Consiste em tomar “a parte pelo todo”. Ex: dizer “vela“ em vez de “barco”. A metonímia faz a palavra que designa “deslizar” de uma parte do objeto para outro que tem uma designação diferente. É um significante de menor valor, substituindo outro significante. Lacan: A metonímia é o deslocamento contínuo do sentido. E então Lacan diz que a histérica sempre deseja uma outra coisa – pelo deslocamento. O obsessivo está sempre no mesmo ponto enquanto a histérica está sempre na diferença.

9 Condensação (metáfora)
Freud: Está associada a semelhança de sentidos, consiste numa comparação subentendida, portanto “condensada”, “resumida” , É um significante substituindo outro significante, dando um novo significado. Ex: Você é uma flor. Lacan: Repetição do outro

10 Sonhos Através dos sonhos Freud abre as portas para o inconsciente. O sonho é a realização do desejo inconsciente, são atos psíquicos que têm sentido e intenção para o sonhador.

11 Significado /Significante
Conceito Imagem Acustica Significado Significante

12 S s


Carregar ppt "Linguagem e Psicanálise"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google