A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS DE FABRICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
CONTROLE DE QUALIDADE Evanilton Barbosa

2 Regras de Arredontamento de Valores
2

3 CONCEITOS Calibração:Processo de verificação da qualidade do instrumento, onde o mesmo é verificado em toda sua faixa de trabalho em todos os campos que possam interferir no resultado de medição. Resolução: Menor dimensão que o instrumento consegue medir. Tolerância: Variação permissível na dimensão de uma peça. Campo de Tolerância: Região onde pode situar a medida do objeto.

4 CONCEITOS Exatidão: Capacidade do instrumento de realizar medidas próximas a um padrão. Precisão: Capacidade de repetitividade de medidas com pequenas dispersões. Tolerância Geométrica: Desvios de forma, desvios de posição e desvios de orientação (Tolerância Microgeométrica - Rugosidade). Ajuste: Acoplamento de dois elementos com a mesma dimensão nominal caracterizando se pelas tolerâncias adotadas, grau de acabamento exigido para a execução das peças e pela diferença das dimensões efetivas do eixo e furo.

5 DESVIOS DE FORMA CAUSAS:
Material da peça: usinabilidade, conformabilidade ou dureza excessiva ou irregular; Máquina-ferramenta: ferramenta de corte, defeitos nas guias, erros de posicionamento; Método: processo de fabricação para obtenção da peça.

6 RUGOSIDADE Causas: Vibração; Avanço de corte; Dureza irregular;
Aresta de corte danificada.

7 RUGOSIDADE Influência: Qualidade de deslizamento;
Resistência ao desgaste; Transferência de calor; Possibilidade de ajuste do acoplamento forçado; Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes; Resistência à corrosão e à fadiga; Vedação; Aparência, etc.

8 RECURSOS DE MEDIÇÃO BLOCOS PADRÃO
São instrumentos utilizados para calibração, controle e medição Blocos protetores: são Blocos Padrão de metal duro aderidos à superfícies extremas de blocos padrão comuns, quando estes estiverem sendo usados em meio hostil, isto é, provocando desgaste.

9 BLOCOS PADRÃO

10 COLAGEM DE BLOCOS

11 CLASSES E APLICAÇÃO Classe de erro 00: Utilizados como padrão de referência em laboratórios de Metrologia. Classe de erro 0: Utilizados para altas exigências, em medições criteriosas no ajuste de máquinas de medição, em medições de padrões e calibradores quando se exige pequena incerteza de medição. O uso é restrito, quase que exclusivamente para laboratórios de metrologia dimensional. Classe de erro 1: Usa-se para as mesmas finalidades acima, porém, onde as tolerâncias não são tão rígidas, por exemplo, no posto central de controle de qualidade da fábrica.

12 CLASSES E APLICAÇÃO Classe de erro 2: Para uso geral de ajuste de instrumentos convencionais, medições diferenciais onde o nível de tolerância não é apertado. CLASSIFICAÇÃO blocos padrão de trabalho blocos de verificação blocos de comparação blocos de referência

13 MÁQUINAS DE MEDIR Conceito: Máquina de medir é o nome corrente dado a sistemas de medição geométrico de porte razoável e que se assemelham às máquinas-ferramenta no que se refere à estrutura. Máquina ABBÉ: Máquina cuja escala que constitui o padrão de comprimento, fica alinhada à dimensão a controlar no objeto a medir. Projetor de Perfil; Máquinas Dedicadas: Máquinas para medição de produtos específicos como: Máquina de medir cames, Máquina de medir engrenagens, etc.

14 MÁQUINAS DE MEDIR Mesas Divisoras (Aparelho Divisor);
Máquinas de Medir por Coordenadas (Mesmo princípio das máquinas CNC).

15 AUTOMAÇÃO DO CONTROLE DIMENSIONAL
Controle próximo à Unidade de Fabricação:

16 AUTOMAÇÃO DO CONTROLE DIMENSIONAL
Controle junto à Unidade de Fabricação:

17 AUTOMAÇÃO DO CONTROLE DIMENSIONAL
Controle dentro da Unidade de Fabricação:

18 MEDIÇÃO DE ROSCAS

19 EXERCÍCIO 1) Num desenho técnico um ajuste entre furo e eixo é definido como: ∅ 110 H9 zc8 e ∅ 110 ZC9 h8. Trata - se de um sistema eixo base, furo base, ou um sistema misto?

20 2) Descreva um processo de controle para a peça abaixo e diga quais desvios estão associados ao desvio de batimento indicado no desenho abaixo.

21 3) Calcular o número de espaços a medir para controlar uma engrenagem de módulo igual a 2mm e 54 dentes.

22 4) Calcular o deslocamento do aparelho divisor para executar um deslocamento de 110º e 30’. Dado: D= N/K , K= 9º.


Carregar ppt "PROCESSOS DE FABRICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google