A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag. 129-156)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag. 129-156)"— Transcrição da apresentação:

1 CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )

2 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 1. EM QUE SE BASEIAM AS IDEIAS DE PLATÃO? Elementos que deverão constar na resposta: Grande parte de sua obra tem como tema a boa convivência entre os homens. Para Platão, o desprezo à razão conduz à valorização apenas das paixões pessoais, à agressividade, à imprudência, o que resulta em ação violenta contra o próximo. Para ele, quando o homem se deixa levar pela paixão, pelos prazeres do corpo, pela busca sem limites das satisfações físicas, está exercendo violência contra si mesmo, porque age de maneira irracional. E ainda, se o homem age, em sociedade, dessa mesma maneira, não leva em consideração as necessidades alheias; tende a tornar-se um tirano e, consequentemente, provoca a infelicidade de todos.

3 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 2. O QUE DIZIA PLATÃO SOBRE O MUNDO DAS IDEIAS? Elementos que deverão constar na resposta: Segundo Platão, haveria um mundo imaterial, eterno e imutável, totalmente separado do mundo sensível (o universo material, que percebemos por meio dos cinco sentidos), a que só temos acesso por meio da razão. Nesse plano da realidade estão as ideias, que não são simples cogitações presentes na mente dos homens; elas são, na verdade, realidades que existem por si mesmas, independentes do pensamento e de todas as coisas materiais.

4 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 3. O QUE DIZIA PLATÃO SOBRE O MUNDO MATERIAL? Elementos que deverão constar na resposta: Como Heráclito, Platão afirmava que o mundo sensível é um fluxo eterno. A doutrina platônica considera que as coisas materiais são meras aparências, sempre se transformando, e que não permitem por isso, chegar a nenhum conhecimento verdadeiro. Para alcançar a verdade (aletheia), o homem deveria dirigir sua inteligência para as ideias, para além do mundo sensível.

5 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 4. O QUE PLATÃO QUIS MOSTRAR COM A ALEGORIA DA CAVERNA? Elementos que deverão constar na resposta: Nessa narrativa, o mundo das ideias corresponderia ao exterior da caverna, e o interior obscuro seria o mundo das aparências, o universo material tal como é conhecido pelos homens por meio dos cinco sentidos. Segundo Platão, a realidade de tudo está no mundo das ideias. Assim, haveria ideias correspondentes a todos os objetos, aos seres e coisas da natureza, virtudes, entidades matemáticas, formas, cores, características da matéria, atividades, sentimentos. A ideia suprema é o Bem, que se identifica na Alegoria da Caverna com o Sol.

6 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 5. DE QUE FORMA PLATÃO EXPLICAVA O SER HUMANO? Elementos que deverão constar na resposta: O ser humano, para Platão, é composto de corpo e alma, sendo a alma a parte mais importante e mais real do indivíduo. Ela seria imortal, eterna, existindo desde sempre no mesmo plano do mundo das ideias. Desse lugar, viria para encarnar num corpo, constituindo então um homem. A alma, antes de encarnar, conheceria as ideias, pois estaria junto delas. Ao encarnar, entretanto, esse conhecimento se perderia numa espécie de “esquecimento” (amnésia). Uma vez presente no homem, no mundo sensível, ela poderia “recordar-se” (anamnese) pelo processo da reminiscência. Por exemplo, quando um homem vê um gato e aprende o que esse animal é, sua alma estaria reconhecendo a ideia do gato. Assim, todo aprendizado seria na verdade uma “lembrança”.

7 Dever de Casa – Platão Correção
QUESTÃO 6. DE QUE FORMA PLATÃO CONCEBIA A POLÍTICA? Elementos que deverão constar na resposta: Platão procurou delinear um projeto político no qual o governo da pólis garantisse a felicidade de todos os habitantes. No plano individual, a felicidade é alcançada quando as três partes da alma agem em conjunto na busca do Bem supremo, impulsionadas pelo amor. Para essa finalidade, a parte racional precisa reinar, ajudada pela parte emocional, obediente às determinações da primeira; a parte sensual, também necessária para a vida do homem, deve, no entanto, ser controlada, mas não suprimida, pois a satisfação da fome e da sede é condição de sobrevivência do ser humano. O bem, ideia principal entre todas, leva à verdade, a beleza, à justiça. A política, conforme Platão a concebia, deve ser organizada de maneira análoga ao que ele considerava justo e correto para a vida em grupo. Na cidade, os filósofos, tendo conhecido a Verdade por meio da contemplação do mundo das ideias, teriam o dever de tomar as rédeas da administração. Essa “obrigação” seria consequência do fato de que, por conhecer o bem, somente poderiam desejar que esse bem se estendesse à vida de todos os homens. Para isso, Platão considerava que os filósofos precisavam ocupar a posição de quem decide o que tem de ser feito na pólis, criando as leis e controlando as atividades dos membros

8 Dever de Casa – Platão Correção
da sociedade. Os filósofos, dessa forma, que se caracterizam por sua força, integridade e seu grande amor aos sentimentos que Platão considerava os mais nobres, como a fidelidade, a bravura e a aversão à torpeza. Esses homens corresponderiam à parte emocional da alma, e colaborariam com os filósofos governantes. Defenderiam a cidade de eventuais inimigos e seriam responsáveis pela aplicação da justiça entre os habitante,, conforme os “reis pensadores” determinassem. Finalmente, haveria os homens que, por meio de seus diferentes trabalhos, garantiriam o sustento da sociedade: os agricultores, pastores, artesãos, construtores e tecelões. Esse grupo estaria relacionado à parte sensual da alma, por ser movido pela ambição do lucro, e não pelo desejo do bem. Embora necessário para a sobrevivência material de todas as pessoas, precisaria ser controlado pelos guardiães da cidade, segundo as ordens dos dirigentes filósofos, que ditariam as normas de comportamento, a distribuição dos alimentos e a realização de melhorias urbanas.


Carregar ppt "CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag. 129-156)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google