A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definir a estratégia de pesquisa 1.Defina a informação que procura Que tipo de informação procura? Quem vai utilizar essa informação? 2.Escolha os termos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definir a estratégia de pesquisa 1.Defina a informação que procura Que tipo de informação procura? Quem vai utilizar essa informação? 2.Escolha os termos."— Transcrição da apresentação:

1 Definir a estratégia de pesquisa 1.Defina a informação que procura Que tipo de informação procura? Quem vai utilizar essa informação? 2.Escolha os termos de pesquisa Palavras únicas, frases chave Sinónimos, grafia alternativa, plurais, maiúsculas Temas mais abrangentes 3.Selecione as fontes a utilizar Portais, bases de dados, catálogos Revistas de referência ou livros Recursos de referência - e.g. enciclopédias, dicionários Literatura cinzenta - e.g. publicações de organizações governamentais ou não governamentais, websites

2 4.Saiba como funcionam as ferramentas de pesquisa – a discutir nos slides seguintes 5.Execute a pesquisa Use os termos/ palavras-chave e as fontes que selecionou Leia as informações da “Ajuda” 6. Reveja e refine a pesquisa Prepare-se para rever a sua estratégia Tente novas formas de informação Guarde a pesquisa e as referências para utilização futura Promova a utilização de fontes de informação de grande qualidade Definir a estratégia de pesquisa

3 Exemplo: pesquisar informação sobre problemas de saúde relacionados com a poluição da água Palavras-chave – "água", "poluição" e "saúde" Temas mais abrangentes – "degradação ambiental’ ou "gestão agrícola" ou "saúde" Sinónimos Água: rios, lagos, mar, costeiro, "água de uso doméstico", etc. Poluição: "extravasamento de petróleo", química, biológica, toxicidade, etc. Saúde: doença, etc. Grafias alternativas: nenhuma Plurais: rio (s), lago(s), doença(s) Maiúsculas: e.g. nome de um determinado lago, doença ou região

4 Operadores Lógicos Boleanos Associam elementos e localizam registos que contenham os termos correspondentes à pesquisa São inseridos numa caixa de pesquisa – AND, OR, NOT Devem ser escritas em MAIÚSCULAS Os operadores AND e NOT são utilizados em sequência da esquerda para a direita e inseridos antes do operador OR O operador OR também é utilizado da esquerda para a direita

5 Operador AND (para combinar dois conceitos) O operador AND é utilizado para combinar dois conceitos; por exemplo: quadril AND fratura (na área central laranja) quadrilfratura

6 Operador AND (para combinar três conceitos) O operador AND é utilizado para combinar três conceitos; por exemplo: quadril AND fratura AND idosos (na área cinzenta) quadrilfratura idosos Área de intercâmbio

7 Operador OR (informação contendo um ou outro termo) Renal OR rim – na área central laranja, com sobreposição no centro, encontram-se os dois termos de pesquisa Renal ou rim renalrim

8 Operador NOT (um termo mas não o outro) câncer de pulmão (área clara) NOT uso de tabaco (área mais escura) câncer de pulmão uso de tabaco

9 Outras funções dos motores de busca Pesquisa por frase ou por aproximação: “…” ou (… ) Permite a pesquisa por uma frase exata “literatura da informação” prevenção e (parasita malária) Truncado / variáveis (“wildcards”): * Permitem a pesquisa para encontrar alternativas para a palavra child* for child OR childs OR children parasita* para parasita OU parasitas Grafias alternativas: ? Pode ser usado para substituir caracteres em qualquer lugar numa palavra wom?n would search for “woman” and “women”

10 África AND (malária OR tuberculose) África AND (malária OR tuberculose) – na área central a laranja o operador OR mantém os itens em cada termo e o operador AND é usado para combinar os dois conceitos Tuberculose Malária África

11 Outras Técnicas de Pesquisa Pesquisa por campo específico ‒ Autor, título, data, URL, etc. Restrições de idioma, Humanos ou Animais, ‒ Género e outros limites (a ser discutido em PubMed - Limites) Ordenação por relevância ‒ Uma classificação que atribui valor adicional a um documento onde os termos de pesquisa aparecem no título ou em letra maiúscula

12 Avaliação da informação da Web Critérios de Avaliação ‒ Precisão ‒ Autoridade ‒ Circulação ‒ Cobertura ‒ Objetividade Critérios de avaliação de Informação em Saúde http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/evaluatinghealthinformation. html

13 Pesquisa no Google: “Dengue Fever” CDC: Dengue fever and dengue hemorrhagic fever. The Centers for Disease Control and Prevention presents detailed information about this mosquito-born. www.cdc.gov/ncidod/dvbid/dengue/ - 37k – CDC: Dengue fever and dengue hemorrhagic fever. Dengue fever, disease information, NCID, CDC Infectious Disease Information. Dengue Fever and Dengue Hemorrhagic Fever (Dengue Virus Infection). www.cdc.gov/node.do/id/0900f3ec80006ce4 - 17k Dengue fever, disease information, NCID, CDC Dengue Fever Factsheet with cause, symptoms, diagnosis, treatment, and prevention. www.niaid.nih.gov/factsheets/dengue.htm - 13k - Dengue Fever Dengue Fever - Main Subscribe to denguefever news. www.denguefevermusic.com/ - 8k Dengue Fever - Main Wikipedia, the free encyclopedia Dengue and dengue hemorrhagic fever (DHF) are acute febrile diseases, en.wikipedia.org/wiki/Dengue_fever 39k – Wikipedia, the free encyclopedia WHO: Dengue and Dengue Haemorrhagic Fever Includes cause, prevalence, transmission, symptoms, treatment, and prevention. www.who.int/mediacentre/factsheets/fs117/ - 24k – WHO: Dengue and Dengue eMedicine - Dengue Fever : Article by Daniel D Price, MD Dengue Fever www.emedicine.com/emerg/topic124.htm - 75k - eMedicine - Dengue Fever : Article by Daniel D Price, MD

14 The Google search engine Este é o motor de busca Google. Digite o termo que procura na caixa de busca e clique no quadradinho azul à direita. Neste exemplo digitamos HINARI na caixa de busca. O URL do Google é www.google.pt ou www.google.com.br

15 O Google académico permite pesquisar literatura académica de forma simples, sendo possível pesquisar em diversas disciplinas e fontes de informação: desde publicações peer-reviewed (revisão por pares), teses, livros, sumários e artigos, até editoras científicas, sociedades profissionais, repositórios, universidades e outras instituições académicas.

16 HINARI INARI HINARI1` No Google académico, os resultados do HINARI são ou um artigo sobre o programa ou um usando o HINARI como o nome do autor

17 Exercício 2 Complete o exercício 2.


Carregar ppt "Definir a estratégia de pesquisa 1.Defina a informação que procura Que tipo de informação procura? Quem vai utilizar essa informação? 2.Escolha os termos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google