A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Império Romano. Imperador = AUGUSTO (VENERADO) – Não precisava ser romano, nem patrício, não era hereditário. As forças de Otávio derrotaram Marco Antônio,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Império Romano. Imperador = AUGUSTO (VENERADO) – Não precisava ser romano, nem patrício, não era hereditário. As forças de Otávio derrotaram Marco Antônio,"— Transcrição da apresentação:

1 O Império Romano

2 Imperador = AUGUSTO (VENERADO) – Não precisava ser romano, nem patrício, não era hereditário. As forças de Otávio derrotaram Marco Antônio, era o fim da república e início do Império. Otávio passou a ser chamado de Augusto, concentrava em suas mãos todos os poderes: era chefe militar e religioso, fazia as leis estabelecia os impostos e decidia sobre guerra e paz. O senado ainda funcionava, mas tinha muito pouco poder.

3 Formação e expansão de um VASTO IMPÉRIO Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Venceram os cartagineses nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.

4 Máxima expansão do império

5 Mudanças O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

6 Problemas sociais A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida.

7 Pax Romana O novo sistema de governo contribuiu para que Roma atingisse seu apogeu artístico e intelectual e vivesse um longo período de paz, prosperidade e relativa estabilidade social e política, conhecido como pax romana.

8 Augusto e a pax romana Medidas tomadas por Otávio que geraram a pax romana: Redução do expansionismo militar, Reforço da administração das províncias, Alianças entre patrícios e cavaleiros, Acalmou os plebeus com a política do pão e circo.

9 Paz Armada 28 LEGIÕES – 5 A 6 MIL SOLDADOS CADA. POSIÇÃO: Fronteira Muralhas. Homens de 17 a 45 anos, sem restrições de classe. Os não cidadãos poderiam ganhar a cidadania. Exército = Trampolim político.

10

11

12  20 anos de prestação de serviço.  Salário.  Treinamento diário.  Fazia serviços públicos braçais.

13

14

15 Pão e circo Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador utilizou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

16 Coliseu

17

18

19

20

21

22

23 Coração de Roma Templos Monumentos Lojas Vida Política Canas de batalhas esculpidas

24 Vida nas províncias Administração: homens nomeados pelo Imperador Mantinha religião, costumes. Cobrava impostos e impunha leis. Modelo de vida de Roma. Estrutura romana. Podiam ocupar cargos públicos. Podiam conquistar cidadania.

25

26 Todos os caminhos levam a Roma 90 mil km de estradas no Império. Pavimentadas. 10 a 15 km – troca de cavalos 30 a 40 km – pousadas. Comércio. Moeda Troca de mercadorias.

27 Tarefa P.223 – DOC 1 e Atividade 3 P. 225 – DOC 1 e 2 e Atividade 1 P. 227 – DOC e Atividade 1 e 2 P. 229 – DOC 1, 2 e 3. Leitura Capítulo 19 e 20.


Carregar ppt "O Império Romano. Imperador = AUGUSTO (VENERADO) – Não precisava ser romano, nem patrício, não era hereditário. As forças de Otávio derrotaram Marco Antônio,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google