A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração

2 Síntese … Origem do Unix está associado ao sistema operativo Multics Projecto para um sistema capaz de atender no máximo 100 utilizadores em simultâneo – 1969. Surge mais tarde UNICS Thompson e Ritchie com o objectivo de reescrever um sistema operativo que permitisse jogar “Space War”. UNIX aparece mais tarde reescrito linguagem C Minics versão gratuita do Unix, criada inicialmente para fins lucrativos.

3 Linux C riado no início dos anos 90 (1991) por um estudante Linus Torvalds. semelhante ao Unix, com todas as suas funcionalidades E que pudesse utilizá-lo num PC Kernel o núcleo do sistema operativo; a parte que controla directamente o hardware da máquina. Quando se fala de Linux, estamos a referir-nos somente ao kernel do sistema. Tudo o que existe ao redor do kernel são aplicativos que compõem uma distribuição do Linux. Distribuição do Linux = Kernel (núcleo) + Programas como por exemplo editores de texto ou jogos desenvolvidos por outros programadores Síntese …

4 Algumas distribuições Linux são maiores que outras dependendo da quantidade de aplicativos e a finalidade a que se propõem. De acordo com site oficial do Linux (http://www.linux.org), existem cerca de três centenas e meia de distribuições, com as seguintes características: As grandes distribuições, fornecidas em vários CD ou DVD; As pequenas distribuições que funcionam a partir de um CD (Live CD Distribution), pen driver ou disquete. Síntese … Grandes distribuiçõesPequenas distribuições Archlinux Kurumin DebianKnoppix Caixa mágicaUbuntu linux Mandrivacoyote SlackwareIPCop SuSe Red hat Fedora

5 Linux Caixa Mágica - Outubro de 2000 É uma distribuição Portuguesa feita a pensar essencialmente nas empresas, particulares, educação e administração pública. Usa o KDE (K Desktop Environment) como gestor de janelas. Ubuntu - baseado na distribuição Debian Diferencia-se do Debian por: ser lançado semestralmente; A proposta do Ubuntu oferece um sistema operativo que qualquer pessoa pode utilizar sem dificuldades, independentemente da nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.

6 Pré instalação do S.O. UBUNTU Exercício: Fazer uma análise do hardware onde vai ser instalado o S.O. Pesquisar quais os requisitos mínimos para a instalação Iremos instalar o UBUNTU numa máquina virtual é um software que permite utilizar mais de um S.O em simultâneo de uma forma muito facil * Virtual Box * VmWare * Virtual PC


Carregar ppt "Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Características das distribuições instalação configuração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google