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titulo
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Gerente de Projeto Gerente de processo
FASE 1 Gerente de projeto Profissional com experiência de mercado com titulação (MBA/Pós graduação/mestrado/doutorado) Gestor Senior FASE 2 Gerente de processo Gestor Junior
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FASE 1 FASE 2 FASE 1(PROJETO-PLANEJAMENTO) E FASE 2(OPERAÇÃO-EXECUÇÃO)
É um esforço temporário e único Produz produto, serviço ou resultado único. Termina quando o resultado é alcançado Elaborado progressivamente em etapas FASE 2 É um esforço contínuo e repetitivo Produz o mesmo produto/serviço Finalidade é manter o negócio Trabalho repetitivo
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O projeto e a operação possuem características em comum
São realizados por pessoas, possuem recursos limitados, são controlados, realizados para atingir objetivos organizacionais. .
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EXEMPLOS DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
DUAS ÁREAS NO ÁPICE HOJE 1-INOVAÇÃO 2-INFORMÁTICA
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1-INOVAÇÃO Ex: Celular Tecnologias são rapidamente substituídas para o atendimento de uma mesma necessidade do mercado consumidor. Celular – bate foto-manda -tira xerox-manda telegrama-porta maquiagem
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2-INFORMÁRICA Ex: Uma indústria de produtos de consumo quer criar um novo projeto para aumento de capacidade de produção devido ao crescimento da demanda (projeto de automação).
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Inovar é difícil ? Pesquisa (março-2015):
74% estão aumentando seus investimentos em produção com inovação 87% acreditam que só há crescimento dos lucros líquidos através de inovação 80% responderam que é necessário inovação para vencerem seus concorrentes
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Projeto possui tempo TEMPORÁRIO e é serviço EXCLUSIVO. Planejamento.
É um processo não-repetitivo , com uma sequencia bem definida de eventos com inicio e fim, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto, serviço ou resultado (único) que se caracteriza por: possuir objetivos e requisitos definidos (escopo): obedecer ao orçamento aprovado (custo) e ser concluído em prazo especificado (tempo)
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Fases do projeto Planejamento
Detalhar o escopo do projeto – os objetivos Listar e sequenciar as atividades necessárias para alcançar os objetivos do projeto - tarefas das subgerências Elaborar um cronograma e um orçamento viáveis para concluir o projeto por subgerência Obter a aprovação das partes interessadas no projeto – orçamento final – reunião com o dono do projeto
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SUBGERÊNCIAS Montar a equipe do projeto – as 10 subgerências
Comunicar-se com as subgerências - tarefas Gerenciar conflitos Assegurar todos os recursos necessários para executar o projeto nas subgerênciass
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Controle Acompanhar o progresso do escopo, prazo e custos nas subgerências Monitorar as mudanças de última hora Tomar ações corretivas Avaliar as solicitações de mudanças do projeto que envolvam escopo, prazo e custo.
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Conclusão Garantir que todo o trabalho foi finalizado
Formalizar o aceite final Registrar as lições aprendidas Arquivar a documentação do projeto Ações necessárias para transferir o produto, resultado ou serviço para a operação. Receber os honorários
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Fazendo um Planejamento Estratégico da produção
1-Título do projeto: O título do projeto deve dar uma idéia clara e concisa dos objetivos do projeto. EX: Aumente sua qualidade de vida- Academia de Ginástica Power. Ficou claro o que vamos fazer? Ex2:Verdes Mares – Pousada no Ceará
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2-Justificativa: A justificativa deve apresentar respostas para 2 questionamentos. Por que da necessidade do projeto? Geralmente a resposta é: Baseado em pesquisas......
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3-Objetivos : O detalhamento dos objetivos responde às questões: Para quem? (público alvo) Previsão de demanda; Planejamento de vendas e Operações(S&OP)-Sales and Operations Planning .
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Aspectos a serem policiados pelo gerente de projeto
Escopo - não perder o objetivo do projeto Análise financeira –não deixar acabar o dinheiro Análise técnica – acompanhar as decisões técnicas das subgerências. Gestão de custos e estoques. Análise legal – respeitar as leis Análise ambiental – respeitar a sustentabilidade Capacidade de realização – não perder o prazo
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Econômica Qualitativa Analise econômica e qualitativa
Envolve avaliação dos benefícios quantificáveis monetariamente Qualitativa Impacto da imagem da empresa no público alvo
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Análise qualitativa Projeto:
Lançamento de detergente não bio degradável. Preparo do consumidor na mídia: Ex: detergente longa duração - por R$0,30 cada unidade
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Valor presente liquido Taxa interna de retorno
Os três principais métodos de análise econômica de projeto Valor presente liquido Taxa interna de retorno Pay back
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Método Payback – período de retorno
Esta técnica consiste em obter o período de tempo requerido para o retorno do investimento inicial do projeto. Quanto menor a quantidade de períodos melhor para a organização, que recupera mais rapidamente o capital inicial investido.
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Método do valor presente líquido - VPL
A técnica de Valor Presente Líquido consiste em calcular o valor presente de uma série de pagamentos a vencer no futuro para liquidação antecipada. Se livrar das dívidas o mais rápido possível. Juros caros no Brasil.
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Método da taxa interna de retorno - TIR
A técnica de taxa interna de retorno do projeto. Taxa de crescimento do lucro líquido mensal do projeto.
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Método da taxa interna de retorno - TIR
O projeto é considerado vantajoso quando a TIR é superior à taxa mínima de atratividade (TMA) – taxa de juros de empréstimos bancários contraídos. A taxa de lucro mensal (TIR) deve ser superior a taxa de juros bancários(TAM). Caso isso não aconteça será impossível aplicar o VPL e o Payback será aumentado em demasia.
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O Comitê de Projeto – reuniões diárias
É composto pelos 10 subgerentes. Objetivos da reunião: Reunir todos os dados e informações sobre o projeto de cada gerência do dia anterior e apresentar . Qualquer um pode falar sem gerenciamento(pode falar da gerência dos outros) As tarefas se superpõe. As sub gerências trabalham em paralelo. Não existe briga por poder
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Método da Matriz de Ponderação
Dar prioridades de certas etapas(pesos) em subgerências. Principalmente usado para alocar verbas ou modificar alocação de verbas de uma subgerência para outra. Momento de “stress”
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Exemplo :Boticário – Perfume Sex now- Together for ever
Critério Peso Propaganda-sub gerência de mkt vence 5 Compra de matéria prima 2 Local estratégico da fábrica 1 Maquinários de última geração Essências exóticas 4 Contratação de pessoal especializado
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Problemas frequentes na execução de projeto
Fonte: Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008
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Project Management Institute (PMI)
Criado em 1969 nos Estados Unidos. Tem por objetivo de organizar, difundir e incentivar as melhores práticas em gerenciamento de projetos no mundo. É um tipo de cartilha. PMBOK Produz o conjunto de conhecimentos em administração de projetos . É um tipo de capítulo do PMI
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Ciclo de vida de um projeto
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As dez subgerências para o planejamento da produção
1-Gerenciamento de Integração do Projeto - garantir que os diversos elementos do projeto serão coordenados de maneira integrada e harmoniosa 2-Gerenciamento de Escopo do Projeto - garantir que o projeto incluirá todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto e cumprimento do objetivo
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3-Gerenciamento do Tempo do Projeto - garantir que o projeto será concluído no prazo previsto
4-Gerenciamento de Custos do Projeto - garantir que o projeto será concluído dentro do custo previsto 5-Gerenciamento da Qualidade do Projeto - garantir que o projeto atenderá aos requisitos de qualidade adotados no escopo
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6- Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto - garantir a utilização efetiva dos recursos humanos 7-Gerenciamento de Aquisições do Projeto - garantir a aquisição de bens e serviços externos de excelência-terceirizações
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8- Gerenciamento de MKT - usar a mídia mais eficaz e mais barata
9-Gerência de Comunicação - Não perder a comunicação escrita ( ) com as subgerências
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Possuir “plano B” para todas as situações previstas de desconfortos
10-Gerência de riscos Possuir “plano B” para todas as situações previstas de desconfortos
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Nota: 1-Subgerência do tempo - O cronograma EAP É a representação gráfica hierarquizada das entregas do projeto. Geralmente participa do cronograma Representa todo o trabalho que será realizado no projeto Permite ter uma visão de 100% do projeto. A EAP é uma importante ferramenta de comunicação do projeto.
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Compra de Matéria prima X
Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Compra de Matéria prima X Compra de Embalagem Industrialização Embalagem Venda e distribuição
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b)Gráfico de Gantt
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c)Gráfico de marcos
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2-Subgerência de comunicações
Estima-se que o gerente de projetos gasta 90% do seu tempo com comunicação
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3-Subgerência de riscos Simulador de Monte Carlo
Probabilidade Alta 3 R1 R3 Média 2 Baixa 1 R2 Impacto Baixa 1 Média 2 Alta 3
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4-Subgerência de aquisições
Tomar a decisão de alugar ou comprar Elaborar o edital da licitação Pesquisar o mercado fornecedor
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5-Subgerência de integração:
Confronto – “confrontar nossas opiniões e decidir em consenso”. Negociação – “todos devem ceder um pouco”. Colaboração – enfatizar os pontos em comum. Retirada – “vamos deixar para resolver isto amanhã”. Força – “ eu mando e você obedece”.
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Subgerência de integração Tipos de poder do gerente do projeto
Formal Recompensatório Penalizatório
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Atividades envolvidas no encerramento
- Formalizar o aceite do produto final do projeto pelo cliente - reunião de kickoff. - Arquivar a documentação do projeto para que possa ser utilizada como base histórica de possíveis problemas futuros - Transferir o produto para a operação
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