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Apresentação em tema: "Titulo."— Transcrição da apresentação:

1 titulo

2 Gerente de Projeto Gerente de processo
FASE 1 Gerente de projeto Profissional com experiência de mercado com titulação (MBA/Pós graduação/mestrado/doutorado) Gestor Senior FASE 2 Gerente de processo Gestor Junior

3 FASE 1 FASE 2 FASE 1(PROJETO-PLANEJAMENTO) E FASE 2(OPERAÇÃO-EXECUÇÃO)
É um esforço temporário e único Produz produto, serviço ou resultado único. Termina quando o resultado é alcançado Elaborado progressivamente em etapas FASE 2 É um esforço contínuo e repetitivo Produz o mesmo produto/serviço Finalidade é manter o negócio Trabalho repetitivo

4 O projeto e a operação possuem características em comum
São realizados por pessoas, possuem recursos limitados, são controlados, realizados para atingir objetivos organizacionais. .

5 EXEMPLOS DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
DUAS ÁREAS NO ÁPICE HOJE 1-INOVAÇÃO 2-INFORMÁTICA

6 1-INOVAÇÃO Ex: Celular Tecnologias são rapidamente substituídas para o atendimento de uma mesma necessidade do mercado consumidor. Celular – bate foto-manda -tira xerox-manda telegrama-porta maquiagem

7 2-INFORMÁRICA Ex: Uma indústria de produtos de consumo quer criar um novo projeto para aumento de capacidade de produção devido ao crescimento da demanda (projeto de automação).

8 Inovar é difícil ? Pesquisa (março-2015):
74% estão aumentando seus investimentos em produção com inovação 87% acreditam que só há crescimento dos lucros líquidos através de inovação 80% responderam que é necessário inovação para vencerem seus concorrentes

9 Projeto possui tempo TEMPORÁRIO e é serviço EXCLUSIVO. Planejamento.
É um processo não-repetitivo , com uma sequencia bem definida de eventos com inicio e fim, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto, serviço ou resultado (único) que se caracteriza por: possuir objetivos e requisitos definidos (escopo): obedecer ao orçamento aprovado (custo) e ser concluído em prazo especificado (tempo)

10 Fases do projeto Planejamento
Detalhar o escopo do projeto – os objetivos Listar e sequenciar as atividades necessárias para alcançar os objetivos do projeto - tarefas das subgerências Elaborar um cronograma e um orçamento viáveis para concluir o projeto por subgerência Obter a aprovação das partes interessadas no projeto – orçamento final – reunião com o dono do projeto

11 SUBGERÊNCIAS Montar a equipe do projeto – as 10 subgerências
Comunicar-se com as subgerências - tarefas Gerenciar conflitos Assegurar todos os recursos necessários para executar o projeto nas subgerênciass

12 Controle Acompanhar o progresso do escopo, prazo e custos nas subgerências Monitorar as mudanças de última hora Tomar ações corretivas Avaliar as solicitações de mudanças do projeto que envolvam escopo, prazo e custo.

13 Conclusão Garantir que todo o trabalho foi finalizado
Formalizar o aceite final Registrar as lições aprendidas Arquivar a documentação do projeto Ações necessárias para transferir o produto, resultado ou serviço para a operação. Receber os honorários

14 Fazendo um Planejamento Estratégico da produção
1-Título do projeto: O título do projeto deve dar uma idéia clara e concisa dos objetivos do projeto. EX: Aumente sua qualidade de vida- Academia de Ginástica Power. Ficou claro o que vamos fazer? Ex2:Verdes Mares – Pousada no Ceará

15 2-Justificativa: A justificativa deve apresentar respostas para 2 questionamentos. Por que da necessidade do projeto? Geralmente a resposta é: Baseado em pesquisas......

16 3-Objetivos : O detalhamento dos objetivos responde às questões: Para quem? (público alvo) Previsão de demanda; Planejamento de vendas e Operações(S&OP)-Sales and Operations Planning .

17 Aspectos a serem policiados pelo gerente de projeto
Escopo - não perder o objetivo do projeto Análise financeira –não deixar acabar o dinheiro Análise técnica – acompanhar as decisões técnicas das subgerências. Gestão de custos e estoques. Análise legal – respeitar as leis Análise ambiental – respeitar a sustentabilidade Capacidade de realização – não perder o prazo

18 Econômica Qualitativa Analise econômica e qualitativa
Envolve avaliação dos benefícios quantificáveis monetariamente Qualitativa Impacto da imagem da empresa no público alvo

19 Análise qualitativa Projeto:
Lançamento de detergente não bio degradável. Preparo do consumidor na mídia: Ex: detergente longa duração - por R$0,30 cada unidade

20 Valor presente liquido Taxa interna de retorno
Os três principais métodos de análise econômica de projeto Valor presente liquido Taxa interna de retorno Pay back

21 Método Payback – período de retorno
Esta técnica consiste em obter o período de tempo requerido para o retorno do investimento inicial do projeto. Quanto menor a quantidade de períodos melhor para a organização, que recupera mais rapidamente o capital inicial investido.

22 Método do valor presente líquido - VPL
A técnica de Valor Presente Líquido consiste em calcular o valor presente de uma série de pagamentos a vencer no futuro para liquidação antecipada. Se livrar das dívidas o mais rápido possível. Juros caros no Brasil.

23 Método da taxa interna de retorno - TIR
A técnica de taxa interna de retorno do projeto. Taxa de crescimento do lucro líquido mensal do projeto.

24 Método da taxa interna de retorno - TIR
O projeto é considerado vantajoso quando a TIR é superior à taxa mínima de atratividade (TMA) – taxa de juros de empréstimos bancários contraídos. A taxa de lucro mensal (TIR) deve ser superior a taxa de juros bancários(TAM). Caso isso não aconteça será impossível aplicar o VPL e o Payback será aumentado em demasia.

25 O Comitê de Projeto – reuniões diárias
É composto pelos 10 subgerentes. Objetivos da reunião: Reunir todos os dados e informações sobre o projeto de cada gerência do dia anterior e apresentar . Qualquer um pode falar sem gerenciamento(pode falar da gerência dos outros) As tarefas se superpõe. As sub gerências trabalham em paralelo. Não existe briga por poder 

26 Método da Matriz de Ponderação
Dar prioridades de certas etapas(pesos) em subgerências. Principalmente usado para alocar verbas ou modificar alocação de verbas de uma subgerência para outra. Momento de “stress”

27 Exemplo :Boticário – Perfume Sex now- Together for ever
Critério Peso Propaganda-sub gerência de mkt vence 5 Compra de matéria prima 2 Local estratégico da fábrica 1 Maquinários de última geração Essências exóticas 4 Contratação de pessoal especializado

28 Problemas frequentes na execução de projeto
Fonte: Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008

29 Project Management Institute (PMI)
Criado em 1969 nos Estados Unidos. Tem por objetivo de organizar, difundir e incentivar as melhores práticas em gerenciamento de projetos no mundo. É um tipo de cartilha. PMBOK Produz o conjunto de conhecimentos em administração de projetos . É um tipo de capítulo do PMI

30 Ciclo de vida de um projeto

31 As dez subgerências para o planejamento da produção
1-Gerenciamento de Integração do Projeto - garantir que os diversos elementos do projeto serão coordenados de maneira integrada e harmoniosa 2-Gerenciamento de Escopo do Projeto - garantir que o projeto incluirá todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto e cumprimento do objetivo

32 3-Gerenciamento do Tempo do Projeto - garantir que o projeto será concluído no prazo previsto
4-Gerenciamento de Custos do Projeto - garantir que o projeto será concluído dentro do custo previsto 5-Gerenciamento da Qualidade do Projeto - garantir que o projeto atenderá aos requisitos de qualidade adotados no escopo

33 6- Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto - garantir a utilização efetiva dos recursos humanos 7-Gerenciamento de Aquisições do Projeto - garantir a aquisição de bens e serviços externos de excelência-terceirizações

34 8- Gerenciamento de MKT - usar a mídia mais eficaz e mais barata
9-Gerência de Comunicação - Não perder a comunicação escrita ( ) com as subgerências

35 Possuir “plano B” para todas as situações previstas de desconfortos
10-Gerência de riscos Possuir “plano B” para todas as situações previstas de desconfortos

36 Nota: 1-Subgerência do tempo - O cronograma EAP É a representação gráfica hierarquizada das entregas do projeto. Geralmente participa do cronograma Representa todo o trabalho que será realizado no projeto Permite ter uma visão de 100% do projeto. A EAP é uma importante ferramenta de comunicação do projeto.

37 Compra de Matéria prima X
Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Compra de Matéria prima X Compra de Embalagem Industrialização Embalagem Venda e distribuição

38 b)Gráfico de Gantt

39 c)Gráfico de marcos

40 2-Subgerência de comunicações
Estima-se que o gerente de projetos gasta 90% do seu tempo com comunicação

41 3-Subgerência de riscos Simulador de Monte Carlo
Probabilidade Alta 3 R1 R3 Média 2 Baixa 1 R2 Impacto Baixa 1 Média 2 Alta 3

42 4-Subgerência de aquisições
Tomar a decisão de alugar ou comprar Elaborar o edital da licitação Pesquisar o mercado fornecedor

43 5-Subgerência de integração:
Confronto – “confrontar nossas opiniões e decidir em consenso”. Negociação – “todos devem ceder um pouco”. Colaboração – enfatizar os pontos em comum. Retirada – “vamos deixar para resolver isto amanhã”. Força – “ eu mando e você obedece”.

44 Subgerência de integração Tipos de poder do gerente do projeto
Formal Recompensatório Penalizatório

45 Atividades envolvidas no encerramento
- Formalizar o aceite do produto final do projeto pelo cliente - reunião de kickoff. - Arquivar a documentação do projeto para que possa ser utilizada como base histórica de possíveis problemas futuros - Transferir o produto para a operação


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