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Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas.

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Apresentação em tema: "Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas

2 Agenda Apresentação – Metodologia Escritório de Projetos 1ª Parte – Introdução 2ª Parte – Metodologia Gerenciamento de Projetos Conceitos Básicos Introdução Definições Importantes Segundo o PMI Ciclo de Vida do Projeto Partes Interessadas Estrutura Escritório de Projetos O que é? O que faz? O papel do Gerente de Projetos/Programas Habilidades do Gerente de Projetos/Programas Metodologia Escritório de Projetos Modelo de Governança Escritório de Projetos Arquitetura de Ferramentas

3 1ª Parte - Introdução

4 Conceitos Básicos Introdução Projetos são realizados desde os primórdios da civilização. São planejados e executados pelas organizações para criar novos produtos/serviços. Os anos 50 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto, com dois modelos 'Program Evaluation and Review Technique' ou o PERT e o Critical Path Method' (CPM). Ao longo do tempo houveram diversas tentativas de desenvolver padrões internacionais de gerência de projetos e 1969 com sede na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, é fundado o Project Management Institute (PMI).,.

5 Conceitos Básicos Definições Importantes Segundo o PMI – Instituto de Gerenc. de Projetos Projeto - Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gerenciamento de Projetos - O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.(...)O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto. Programa - Um programa é um grupo de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle não disponíveis se gerenciados individualmente. Gerenciamento de Programas - Gerenciamento de Programas é o gerenciamento centralizado coordenado de um grupo de projetos afim de se obter vantagens estratégicas destes e de seus objetivos.(...)

6 Conceitos Básicos Ciclo de Vida do Projeto Um projeto, por definição, possui início e fim definidos e é composto de fases intermediárias que definem seu ciclo de vida As etapas do ciclo de vida de qualquer projeto, geralmente, são as seguintes: Início do projeto; Organização e preparação Execução do trabalho do projeto Encerramento do projeto INÍCIOPREPARAÇÃOEXECUÇÃO ENCERRAMENTO Grau de Intensidade do Processo Fim Tempo Início Iniciação Planejamento Execução Controle Finalização Curvas do Ciclo de Vida do Projeto

7 Estrutura Escritório de Projetos O Escritório de Projetos (PMO) Segundo o PMI o PMO é uma unidade organizacional que coordena e centraliza o gerenciamento de projetos sob sua abrangência, algumas das principais características são: Identificação e desenvolvimento de metodologia de gerenciamento de projetos; Centralização e gerenciamento das informações, procedimentos e modelos ; Escritório central para operação e gerenciamento de ferramentas, como software de gerenciamento de projetos ; Coordenação central de gerenciamento das comunicações entre projetos; Monitoramento central de todos os prazos e orçamentos do projeto do PMO, geralmente no nível da organização; Coordenação dos padrões de qualidade globais do projeto entre o gerente de projetos e qualquer pessoal interno ou externo de qualidade ou organização de normalização.

8 Estrutura Escritório de Projetos O Papel do Gerente de Projetos/Programas Sucintamente pode-se dizer que o papel do gerente de projetos/programas é: Planejar e acompanhar em detalhe as atividades dos projetos e programas; Atuar como captador de recursos para seu projeto ou o programa; Negociar a alocação de recursos com áreas envolvidas e resolver conflitos; Fornecer informações consolidadas para o Patrocinador e para o Escritório de Projetos.

9 Estrutura Escritório de Projetos Habilidades Interpessoais do Gerente de Projetos e Programas As habilidades interpessoais críticas que o gerente deve apresentar são: Comunicação; Proatividade; Liderança; Motivação; Negociação e gerenciamento de conflitos; Resolução de problemas

10 2ª Parte – Metodologia Gerenciamento de Projetos

11 Encerramento Execução Planejamento Iniciação Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fluxo Geral Metodologia Encerramento Geral Inicio Termino ATUALIZAÇÃO CRONOGRAMA ATUALIZAÇÃO DO PLANO REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO CONTROLAR MUDANÇAS APROVAR MUDANÇAS Ciclo de Vida de Projetos Monitoramento e Controle Processos Fase 1 - ConcepçãoProcessos Fase 2 - Captação de RecursosProcessos Fase 3 - RealizaçãoProcessos Fase 0 - Iniciação

12 Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 0 – Iniciação e Planejamento Papel Iniciação Planejamento Patrocinador/ Gestor Gerente de Projeto Analista de Projetos / PMO Início Realizar Levantamento Inicial Elaborar Termo de Abertura TAP Aprovar e Emitir Termo de Abertura TAP Elaborar Plano Detalhado PLD Aprovar Plano Detalhado PLD Término Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos ExecuçãoEncerramento

13 Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 1 – Concepção Papel Iniciação Planejamento Patrocinador/ Gestor Gerente de Projeto Analista de Projetos / PMO Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos ExecuçãoEncerramento Orientar Execução Monitorar e Controlar ATA Preparar Concepção e Solicitar Recurso Contratar /Alocar Fornecedores para Concepção Término Elaborar Projetos Técnicos PRO Revisar Plano Detalhado PLD CRO COF Atualizar CRO COF Obtenção de Licença Ambiental Prévia COF Equipe de Execução Especialista PRO PTC Fase 0 Iniciação e Planejamento Elaborar Cronograma e Controle Orçamentário Financeiro CRO COF CRO Verificar Qualidade das Entregas

14 Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 2 – Captação de Recursos Papel Iniciação Planejamento Patrocinador/ Gestor Gerente de Projeto Analista de Projetos / PMO ExecuçãoEncerramento Equipe de Execução Especialista Orientar Execução Monitorar e Controlar Contratar Fornecedores Fase 1 Concepção Verificar Qualidade de Entregas Revisar Objetivos Premissas e Restrições ATASMUCRO Desenvolver Plano de Captação de Recursos Aprovar Plano de Captação de Recursos Atualizar o Controle Orçamentário - Obtenção Recursos COFCRO Término Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos

15 Metodologia de Gerenciamento de Projetos Fase 3 – Realização Papel Iniciação Planejamento Patrocinador/ Gestor Gerente de Projeto Analista de Projetos / PMO ExecuçãoEncerramento Equipe de Execução Especialista Revisar Plano Detalhado Revisar Objetivos Premissas e Restrições Executar Etapa1 Contratar Fornecedores Contratar Fornecedores... Monitorar e Controlar Fase 2 Concepção e Captação de Recursos PLD Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos ATAPLDCRO COF Término Preparar Realização Orientar Execução Executar Etapa 2... PRO Executar Processos de Liberação de Recursos Licença Ambiental de Instalação Licença Ambiental de Operação

16 PC Fluxo Geral Papel Gerente de Projeto Patrocinador/ Gestor Atividades PRO Áreas de Negócio Obras Fiscalização Financeiro Início Solicitar Informações do Projeto Atualizar Informações Atualizar Informações Fornecer Informações do Projeto Fornecer Informações do Projeto Assessorar no uso da Metodologia de Gerenciamento por Projetos Realizar Reunião de Acompanhamento Realizar Reunião de Acompanhamento Monitorar Andamento do Processo Consolidar Informações de Projetos Consolidar Informações de Projetos Montar Painel de Controle Reunião de Acompanhamento Executivo Término DET ATA CRO COF ATA Analista de Projetos / PMO Modelo de Governança do Escritório de Projetos


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