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1 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 1 Rafael Brasileiro Gerente de Projetos

2 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 2 -Conceitos -Apresentação de alguns conceitos sobre projetos e afins -Gerenciamento de Recursos - PMI -Processos do PMI que são utilizados para gerenciar recursos -Gestão do Conhecimento voltada para Projetos -Práticas sobre gerenciamento de recursos e seus conhecimentos em projetos

3 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 3 PLANEJAMENTO Planejar é definir e refinar os objetivos e traçar o caminho necessário para alcançá-los. Muitos caminhos levam a Roma. O objetivo do planejamento é encontrar o melhor. Vídeo

4 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 4 O QUE É UM PROJETO ? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único Os gerentes de projeto devem identificar e aprender sobre as similaridades dos projetos

5 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 5 PROJETOS X PROCESSOS Projetos Temporário Original Multifuncional Resultado é incerto Foco na integração Processo Permanente Repetitivo Funcional Resultado previsível Foco na disciplina

6 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 6 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS ? Aplicação de técnicas, habilidades, e ferramentas para atender os requisitos do projeto.

7 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 7 PORTFÓLIO, PROGRAMAS, PROJETOS E SUBPROJETOS Um portfólio é uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar o gerenciamento efetivo do trabalho necessário para alcançar os objetivos estratégicos de negócio. Um programa é um grupo de projetos relacionados gerenciados de forma coordenada para obter benefícios e controles não disponíveis quando gerenciados de forma individual. Podem incorporar atividades contínuas. É um empreendimento temporário que cria um produto, serviço ou resultado único. Projeto Portfólio Programa É uma subdivisão dentro de um projeto de escopo amplo e complexo. Freqüentemente utiliza-se deste conceito quando da terceirização de partes de um projeto para uma outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Subprojet o

8 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 8 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Atendimento dos Requisitos Técnicos e Funcionais Cumprimento do Orçamento Cumprimento do Cronograma Satisfação dos Interessados Benefícios para o patrocinador

9 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 9 STAKEHOLDERS (PARTES INTERESSADAS) São pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Ex.: Gerente de projetos Consumidor (usuário final e seu cliente) Parceiros Equipe Patrocinador Concorrentes

10 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 10 PRINCIPAIS HABILIDADES DO GERENTE DE PROJETOS Liderança Estabelecer direções, alinhar pessoas, motivar e inspirar. Comunicação Reportar o progresso do projeto, decidindo quem, quando, de que forma e a quem reportar o desempenho do projeto. Negociação Discutir com o objetivo de se chegar a um acordo. Ocorrem em torno de diversas questões, em diversos momentos e vários níveis do projeto.

11 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 11 Escritório de Projetos Escritório de projetos (Project Management Office,PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio Principais Funções Serviços de suporte adm: Políticas, metodologias e modelos Treinamento, aconselhamento e orientação de GP Comunicação centralizada entre os GP´s, Patrocinadores e partes interessadas PMO - Project Management Office

12 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 12 Culturas e Estilos Organizacionais Funcional Matricial Fraca Matricial Balanceada Matricial Forte Projetizada Culturas e Estilos Organizacionais

13 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 13 Organização Funcional Culturas e Estilos Organizacionais

14 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 14 Organização Matricial Fraca Culturas e Estilos Organizacionais

15 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 15 Organização Matricial Balanceada Culturas e Estilos Organizacionais

16 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 16 Organização Matricial Forte Culturas e Estilos Organizacionais

17 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 17 Organização Projetizada Culturas e Estilos Organizacionais

18 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 18 ÁREAS DE CONHECIMENTO QUALIDADE ESCOPO TEMPO CUSTO RECURSOSHUMANOS RISCO COMUNICAÇÃO AQUISIÇÃO INTEGRAÇÃOINTEGRAÇÃO

19 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 19 GRUPOS DE PROCESSOS Processos de iniciação Define e autoriza o projeto ou fase do projeto Processos de planejamento Define e refina os objetivos e planeja o caminho necessário para alcançá-los Processos de execução Coordena pessoas e outros recursos para executar o plano Processos de monitoramento e controle Medem e monitoram o projeto regularmente para identificar variações do plano, de forma que ações corretivas possam ser traçadas quando necessário Processos de encerramento Formalizam a aceitação do produto, serviço ou resultado e concluem o projeto ou fase de forma organizada

20 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 20 -Quando seu cronograma é montado?? -Quem define os prazos das atividades?? -Quais as técnicas que são utilizadas para definir os prazos?? -Quando sua equipe é envolvida no processo??

21 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 21 ESFORÇO X TEMPO

22 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 22 DIAGRAMA DE REDE DAS ATIVIDADES Compressão do cronograma – procura alternativas para reduzir o cronograma do projeto sem alterar o seu escopo. (atua nas atividades do caminho crítico). Compressão – alocar mais recursos às atividades do caminho crítico. Paralelismo (Fast Tracking) – realizar atividades em paralelo que normalmente deveriam ser executadas em seqüência. Geralmente resultam em retrabalhos e riscos para o projeto.

23 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 23 Gerenciamento de Recursos - PMI 4 processos sobre Gerenciamento de Recursos – PMI Desenvolver o plano de recursos humanos - Planejamento Mobilizar a equipe do projeto - Execução Desenvolver a equipe do projeto - Execução Gerenciar a equipe do projeto - Execução

24 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 24 Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Objetivo do Processo: O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto Principais Entradas Requisitos de Recursos de Atividades Fatores Ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Ferramentas Elaboração de Organograma e descrição de cargos Gráficos Hierarquicos (EAP de RH) Matriz de responsabilidades Saídas Plano de Recursos Humanos

25 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 25 Mobilizar a equipe do projeto Objetivo do Processo: O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. Principais Entradas Plano de Gerenciamento do projeto Fatores Ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Ferramentas Pré-designação Negociação Contratação Equipes Virtuais Saídas Designação do pessoal de projeto Calendário de Recursos

26 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 26 Desenvolver a equipe do projeto Objetivo do Processo: O processo de melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Principais Entradas Designação do pessoal de projeto Plano de gerenciamento do projeto Calendário dos Recursos Ferramentas Habilidades inter-pessoais Treinamento Atividades de construção da equipe Reconhecimento e Recompensas Saídas Avaliação de Desempenho

27 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 27 Gerenciar a equipe do projeto Objetivo do Processo: O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças. Principais Entradas Designação do pessoal de projeto Plano de gerenciamento do projeto Relatórios de Desempenho Ferramentas Observação e Conversas Avaliação de Desempenho Gerenciamento de Conflitos Saídas Atualização de documentação Solicitação de Mudanças

28 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 28 Gestão do Conhecimento em Projetos Conhecimento Tácito Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". (Wikipedia) Conhecimento Explicito Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações.

29 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 29 Conhecimento Tácito: Como adquirir?? Como replicar?? Prejuízos com o turnover Conhecimento Explicito: Como adquirir?? Como replicar?? Prejuízos com o turnover Gestão do Conhecimento em Projetos

30 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 30 Como reter o conhecimento?? Elaboração de Procedimentos; Elaboração de documentos; Custos para re-treinamento; Custos para contratação de profissional capacitado; Como mapear os conhecimentos no projeto?? Por atividade; Por competências; Por Portfolio; Gestão do Conhecimento em Projetos

31 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 31 Gestão do conhecimento Por Atividade de Projeto Vantagens Desvantagens Por pacote de trabalho (Grupo de atividades) Vantagens Desvantagens Por semelhança em projetos Vantagens Desvantagens Gestão do Conhecimento em Projetos

32 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 32 Métodos de identificar o conhecimento Planilha de Rank; Planilha de Atividade; Planilha da equipe com seus conhecimentos (Portfolio) Métodos de armazenar o conhecimento Software de Gestão do conhecimento Sharepoint; EPM (Project Server) Etc... Gestão do Conhecimento em Projetos

33 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. 33 © Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. The information contained herein is subject to change without notice. Rafael Brasileiro Gerente de Projetos Obrigado


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