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Gerenciamento de Projetos

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos
O Contexto da Gerência de Projetos Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio

2 O que é o PMI? Project Management Institute
Uma associação, sem fins lucrativos, de profissionais de gerência de projetos É um fórum de excelência na área de gerência de projetos, promovendo seu crescimento, divulgação, educação e valor nas organizações e praticantes

3 O que é o PMBOK? Significa: Project Management Body of Knowledge
Documento contendo técnicas, métodos e processos relativos a Gerência de Projetos

4 Gerência de Projetos segundo o PMBOK
“Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos.” PMBOK Guide 2000

5 O que é um Projeto? “Um esforço temporário com a finalidade de criar um produto/serviço único” O resultado é algo diferente em algum aspecto Tem início e fim bem determinados

6 Qual é o objetivo do gerente de projetos?
Desenvolver o produto/serviço esperado dentro do prazo, custo e nível de qualidade desejados

7 Stakeholders Indivíduos e organizações envolvidos no projeto, ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final Devem ser identificados e gerenciados, pois são elementos chaves no projeto

8 Principais STAKEHOLDERS
Cliente Gerente de Projeto Organização Patrocinador O Chefe O Time

9 Projetos x Operações São semelhantes, pois são:
– Executados por pessoas. – Restritos a recursos limitados. – Planejados, executados e controlados. Operações: atividades repetitivas e contínuas Projetos: Atividades temporárias e únicas

10 Programas São um grupo de projetos designados a
alcançar um objetivo estratégico mais abrangente

11 O que é Gerenciamento de Projetos?
É atingido através do uso de processos e fases “Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos.”

12 Projetos são Elaborados Progressivamente
Elaboração: A definição do projeto é bastante abrangente no início do projeto e vai sendo detalhada à medida que o projeto vai sendo executado Progressiva: Executado através de passos, incrementos iterativos

13 Ciclo de Vida de um Projeto
O que é o Ciclo de vida? Estabelece uma seqüência de fases com o objetivo de realizar algo e garantir um bom gerenciamento Determina o início e fim do projeto Oferece uma seqüência de pontos de decisão no planejamento Oferece pontos de sincronização para o trabalho colaborativo da equipe Tem pontos de aprendizado para melhoria dos próximos passos

14 Fases do Ciclo de Vida Fases respondem a questões: Fases também:
O que fazer depois? Quanto tempo devemos continuar? Quais produtos devem ser gerados ao seu final? Fases também: Indicam que tarefas dependem de outras Oferecem no seu final uma oportunidade de avaliar os resultados alcançados e decidir sobre a continuação do projeto

15 Ciclo de Vida de um Projeto
Todo projeto possui um ciclo de vida

16 Modelos de Ciclo de Vida
Existem diversos modelos de ciclos: Construção Laboratórios farmacêuticos Software (Incremental, Evolucionário, Híbridos) A escolha de um modelo é fundamental para o sucesso do projeto, determinando: As técnicas utilizadas em cada fase Os agentes envolvidos em cada fase Em geral o número de fases varia entre quatro e cinco fases

17 Informações comuns sobre o Ciclo de Vida
Custos e equipe são pequenas no início, aumentam durante a execução e voltam a cair drasticamente no final A probabilidade de sucesso é muito pequena no início A influência dos “stakeholders” é bastante alta no início A execução das fases não é estritamente sequencial (“fast tracking”)

18 Fatores Organizacionais Influenciadores
Sistemas Organizacionais Dependendo do foco da empresa (orientada a projeto ou não) os sistemas estão preparados ou não para ajudar no gerenciamento Cultura e Estilo Normas, políticas, procedimentos dentro da empresa Escritório do Projeto Provedor de serviços para o projeto (treinamento, software, templates)

19 Fatores Organizacionais Influenciadores
Organização Administrativa da Empresa Pode limitar recursos, autoridade, etc. Tipos de estruturas: Funcional Matricial Projetizada

20 Estruturas da Organização
Funcional É uma hierarquia onde cada funcionário tem um superior bem definido As pessoas são agrupadas por especialidade (ex: marketing, produção, engenharia) O escopo do projeto está limitado às fronteiras da função (ex: departamento de engenharia executa independentemente do departamento de marketing) A comunicação é feita através das chefias

21 Estruturas da Organização
Projetizada Os membros das equipes trabalham juntos em um mesmo local físico A maioria dos recursos da organização está envolvida em projetos Os gerentes de projeto têm grande autoridade e independência As unidades organizacionais (departamentos) ou se reportam diretamente ao gerente do projeto ou fornecem serviços aos diversos projetos existentes

22 Estruturas da Organização
Matricial É uma mistura das características das estruturas funcional e projetizada Matricial fraca: Semelhante a funcional O papel do gerente é mais de um coordenador Matricial forte: Semelhante a projetizada Gerentes de projeto com considerável autoridade, dedicados ao projeto e pessoal administrativo alocado em tempo integral

23 Estruturas da Organização
Na maioria das organizações modernas existem todos estes tipos de estruturas (em diferentes níveis) Em uma organização com estrutura funcional pode ser necessário criar uma equipe especial de projetos com características de projeto de uma organização funcional

24 Administração Geral As habilidades da gerência de projetos se fundamentam em muitos dos conceitos da administração geral Quais as habilidades da administração geral que tendem a influenciar a maioria dos projetos? Liderança Comunicação Negociação Solução de Problemas Influência na Organização

25 Liderança Gerência é diferente de Liderança!
Gerência se preocupa em produzir resultados que atendam, de forma consistente, as principais expectativas das partes envolvidas Liderança envolve: Estabelecer a direção (desenvolver uma visão de futuro e estabelecer estratégias para alcança-la) Alinhar pessoas (comunicar a visão através de ações e palavras) Motivação e inspiração Espera-se que o gerente de projeto também seja um líder! A liderança pode ser demonstrada em todos os níveis!

26 Comunicação Comunicar envolve troca de informações (emissor e receptor) A comunicação tem diversas dimensões Oral, escrita, falada e ouvida Interna (dentro do projeto) e externa (ao cliente, ao público) Formal (relatórios) e informal (conversas) Vertical (de cima para baixo) e horizontal (entre pares)

27 Comunicação A habilidade de comunicação está relacionada com a Gerência de Comunicações do Projeto A Gerência de Comunicações é a aplicação de conceitos da comunicação às necessidades específicas do projeto (ex: decidir como, quando, de que forma e quem vai reportar o desempenho do projeto)

28 Negociação Negociar significa ter discussões com o objetivo de se chegar a um acordo A equipe de projeto tende a negociar questões relevantes para o projeto, como: escopo, custo, cronograma e recursos

29 Solução de Problemas Envolve uma combinação entre definição do problema e tomada de decisão A definição do problema requer diferenciação entre sintomas e causas Os problemas podem ser internos/externos e podem ser de natureza técnica/gerencial/interpessoal A tomada de decisão consiste em analisar o problema para identificar possíveis soluções e fazer a escolha entre elas

30 Influência na Organização
Influenciar a organização envolve a habilidade de “conseguir que as coisas sejam feitas” Exige entendimento dos mecanismos de política e poder Poder: capacidade potencial de influenciar o comportamento, conseguir com que as pessoas façam coisas que de outra forma não fariam Política: conseguir ações coletivas de um grupo de pessoas que podem ter opiniões diferentes

31 Outros Aspectos Influenciadores
Padrões e Regulamentações Padrão: documento aprovado por um organismo reconhecido cuja obediência não é obrigatória Regulamento: é um documento que estabelece características de produtos, processos e serviços (é obrigatório)

32 Outros Aspectos Influenciadores
Internacionalização Aspectos Culturais Atitudes e Hábitos Classes Sociais Posições Políticas e Religiosas Diferentes Costumes


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