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Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio

2 O que é o PMI? Project Management Institute Uma associação, sem fins lucrativos, de profissionais de gerência de projetos É um fórum de excelência na área de gerência de projetos, promovendo seu crescimento, divulgação, educação e valor nas organizações e praticantes

3 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio O que é o PMBOK? Significa: Project Management Body of Knowledge Documento contendo técnicas, métodos e processos relativos a Gerência de Projetos

4 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Gerência de Projetos segundo o PMBOK Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos. PMBOK Guide 2000

5 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio O que é um Projeto? Um esforço temporário com a finalidade de criar um produto/serviço único O resultado é algo diferente em algum aspecto Tem início e fim bem determinados

6 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Qual é o objetivo do gerente de projetos? Desenvolver o produto/serviço esperado dentro do prazo, custo e nível de qualidade desejados

7 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Stakeholders Indivíduos e organizações envolvidos no projeto, ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final Devem ser identificados e gerenciados, pois são elementos chaves no projeto

8 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Principais STAKEHOLDERS Cliente Gerente de Projeto Organização Patrocinador O Chefe O Time

9 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Projetos x Operações São semelhantes, pois são: – Executados por pessoas. – Restritos a recursos limitados. – Planejados, executados e controlados. Operações: atividades repetitivas e contínuas Projetos: Atividades temporárias e únicas

10 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Programas São um grupo de projetos designados a alcançar um objetivo estratégico mais abrangente

11 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio O que é Gerenciamento de Projetos? É atingido através do uso de processos e fases Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos.

12 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Projetos são Elaborados Progressivamente Elaboração: A definição do projeto é bastante abrangente no início do projeto e vai sendo detalhada à medida que o projeto vai sendo executado Progressiva: Executado através de passos, incrementos iterativos

13 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Ciclo de Vida de um Projeto O que é o Ciclo de vida? Estabelece uma seqüência de fases com o objetivo de realizar algo e garantir um bom gerenciamento Determina o início e fim do projeto Oferece uma seqüência de pontos de decisão no planejamento Oferece pontos de sincronização para o trabalho colaborativo da equipe Tem pontos de aprendizado para melhoria dos próximos passos

14 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Fases do Ciclo de Vida Fases respondem a questões: O que fazer depois? Quanto tempo devemos continuar? Quais produtos devem ser gerados ao seu final? Fases também: Indicam que tarefas dependem de outras Oferecem no seu final uma oportunidade de avaliar os resultados alcançados e decidir sobre a continuação do projeto

15 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Ciclo de Vida de um Projeto Todo projeto possui um ciclo de vida

16 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Modelos de Ciclo de Vida Existem diversos modelos de ciclos: Construção Laboratórios farmacêuticos Software (Incremental, Evolucionário, Híbridos) A escolha de um modelo é fundamental para o sucesso do projeto, determinando: As técnicas utilizadas em cada fase Os agentes envolvidos em cada fase Em geral o número de fases varia entre quatro e cinco fases

17 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Informações comuns sobre o Ciclo de Vida Custos e equipe são pequenas no início, aumentam durante a execução e voltam a cair drasticamente no final A probabilidade de sucesso é muito pequena no início A influência dos stakeholders é bastante alta no início A execução das fases não é estritamente sequencial (fast tracking)

18 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Fatores Organizacionais Influenciadores Sistemas Organizacionais Dependendo do foco da empresa (orientada a projeto ou não) os sistemas estão preparados ou não para ajudar no gerenciamento Cultura e Estilo Normas, políticas, procedimentos dentro da empresa Escritório do Projeto Provedor de serviços para o projeto (treinamento, software, templates)

19 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Fatores Organizacionais Influenciadores Organização Administrativa da Empresa Pode limitar recursos, autoridade, etc. Tipos de estruturas: Funcional Matricial Projetizada

20 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Estruturas da Organização Funcional É uma hierarquia onde cada funcionário tem um superior bem definido As pessoas são agrupadas por especialidade (ex: marketing, produção, engenharia) O escopo do projeto está limitado às fronteiras da função (ex: departamento de engenharia executa independentemente do departamento de marketing) A comunicação é feita através das chefias

21 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Estruturas da Organização Projetizada Os membros das equipes trabalham juntos em um mesmo local físico A maioria dos recursos da organização está envolvida em projetos Os gerentes de projeto têm grande autoridade e independência As unidades organizacionais (departamentos) ou se reportam diretamente ao gerente do projeto ou fornecem serviços aos diversos projetos existentes

22 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Estruturas da Organização Matricial É uma mistura das características das estruturas funcional e projetizada Matricial fraca: Semelhante a funcional O papel do gerente é mais de um coordenador Matricial forte: Semelhante a projetizada Gerentes de projeto com considerável autoridade, dedicados ao projeto e pessoal administrativo alocado em tempo integral

23 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Estruturas da Organização Na maioria das organizações modernas existem todos estes tipos de estruturas (em diferentes níveis) Em uma organização com estrutura funcional pode ser necessário criar uma equipe especial de projetos com características de projeto de uma organização funcional

24 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Administração Geral As habilidades da gerência de projetos se fundamentam em muitos dos conceitos da administração geral Quais as habilidades da administração geral que tendem a influenciar a maioria dos projetos? Liderança Comunicação Negociação Solução de Problemas Influência na Organização

25 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Liderança Gerência é diferente de Liderança! Gerência se preocupa em produzir resultados que atendam, de forma consistente, as principais expectativas das partes envolvidas Liderança envolve: Estabelecer a direção (desenvolver uma visão de futuro e estabelecer estratégias para alcança-la) Alinhar pessoas (comunicar a visão através de ações e palavras) Motivação e inspiração Espera-se que o gerente de projeto também seja um líder! A liderança pode ser demonstrada em todos os níveis!

26 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Comunicação Comunicar envolve troca de informações (emissor e receptor) A comunicação tem diversas dimensões Oral, escrita, falada e ouvida Interna (dentro do projeto) e externa (ao cliente, ao público) Formal (relatórios) e informal (conversas) Vertical (de cima para baixo) e horizontal (entre pares)

27 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Comunicação A habilidade de comunicação está relacionada com a Gerência de Comunicações do Projeto A Gerência de Comunicações é a aplicação de conceitos da comunicação às necessidades específicas do projeto (ex: decidir como, quando, de que forma e quem vai reportar o desempenho do projeto)

28 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Negociação Negociar significa ter discussões com o objetivo de se chegar a um acordo A equipe de projeto tende a negociar questões relevantes para o projeto, como: escopo, custo, cronograma e recursos

29 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Solução de Problemas Envolve uma combinação entre definição do problema e tomada de decisão A definição do problema requer diferenciação entre sintomas e causas Os problemas podem ser internos/externos e podem ser de natureza técnica/gerencial/interpessoal A tomada de decisão consiste em analisar o problema para identificar possíveis soluções e fazer a escolha entre elas

30 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Influência na Organização Influenciar a organização envolve a habilidade de conseguir que as coisas sejam feitas Exige entendimento dos mecanismos de política e poder Poder: capacidade potencial de influenciar o comportamento, conseguir com que as pessoas façam coisas que de outra forma não fariam Política: conseguir ações coletivas de um grupo de pessoas que podem ter opiniões diferentes

31 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Outros Aspectos Influenciadores Padrões e Regulamentações Padrão: documento aprovado por um organismo reconhecido cuja obediência não é obrigatória Regulamento: é um documento que estabelece características de produtos, processos e serviços (é obrigatório)

32 Profa. Dra. Bernadette Farias Lóscio Outros Aspectos Influenciadores Internacionalização Aspectos Culturais Atitudes e Hábitos Classes Sociais Posições Políticas e Religiosas Diferentes Costumes


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