A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Gerência de Projetos - Introdução Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Tópicos Especiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Gerência de Projetos - Introdução Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Tópicos Especiais."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Gerência de Projetos - Introdução Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Tópicos Especiais em Sistemas de Informação – 2012 Faculdade de Computação Instituto de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal de Pará

2 TESI O que é um Projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por recursos escassos; Planejado, executado e controlado; Único e temporário.

3 TESI O que é Gerência de Projetos? Aplicação de Conhecimentos, Habilidades, Ferramentas e Técnicas para o atendimento das metas de um projeto: Amarrações de custo, tempo, escopo e qualidade; Atendimento a pessoas com diferentes expectativas; Requerimentos concorrentes; Recursos limitados.

4 TESI Gerência de Projetos: Tripla Limitação

5 TESI Processos de Gerência de Projetos O gerenciamento de Projetos é executado através do uso de processos: Iniciação; Planejamento; Execução; Controle; Fechamento.

6 TESI Áreas de Conhecimento e Processos da Gerência de Projeto

7 TESI Ciclo de Vida de Projetos

8 TESI Stakeholders do Projeto Todos indivíduos e organizações ativamente envolvidos no projeto e cujos interesses podem de forma positiva ou negativa serem afetados como resultado da execução do projeto; Os stakeholders chaves de um projeto são: Gerente de Projeto; Cliente; A organização executora; Os membros do projeto; O Sponsor.

9 TESI Estruturas Organizacionais A estrutura das organizações normalmente limitam os termos de disponibilidade de recursos; E se caracterizam desde funcional à orientada a projetos, passando por várias formas de estrutura em matriz: Organizações funcionais Organizações orientadas por projetos; Organizações matriciais.

10 TESI Habilidade Vital do Gerente - Liderança Liderança difere de gerência; Gerência refere-se a produção consistente de resultados esperados pelos Stakeholders; Liderança refere-se a: Demonstração de apreço por pessoas; Estabelecimento de direções; Alinhar/Organizar pessoas; Motivar e inspirar.

11 TESI Habilidade Vital do Gerente - Comunicação Habilidade de informar claramente e não ambíguo; Existe em várias dimensões: Escrita, falada, ouvida e discursada; Formal e informal; Vertical e horizontal.

12 TESI Habilidade Vital do Gerente - Negociação Habilidade de debater com outros para alcançar um acordo; Negociações podem ser assistidas (arbitração ou mediação); Durante um projeto, o gerente de projetos irá negociar por: Escopo; Custo; Cronograma; Recursos; Atribuições, etc.

13 TESI Habilidade Vital do Gerente – Resolução de Problemas Refere-se à combinação de definição de problema e tomada de decisão; Definição de problema requer a distinção de causa e efeito; Tomada de decisão inclui a análise do problema para identificar soluções viáveis e escolher a melhor entre elas.

14 TESI Habilidade Vital do Gerente – Influência na Organização Executora Habilidade de fazer as coisas acontecerem; Requer o conhecimento ou percepção: Das estruturas informais da organização; Dos mecanismos de poder e política.

15 TESI Erros Clássicos em Gerência de Projetos - Pessoal Funcionários fora de controle; Stakeholders não se comprometem com o projeto; Escritórios barulhentos; Pessoas fracas; Adição de pessoas tardiamente ao projeto; Baixa motivação; Desejos irreais wishful thinking Política acima do conteúdo; Heroísmo.

16 TESI Erros Clássicos em Gerência de Projetos - Processo Cronogramas muito otimistas; Gerência de riscos ineficiente; Planejamento insuficiente; Planejar recuperação de tempo; Abandono de planejamento; Abandono da garantia de qualidade.

17 TESI Boas Práticas - Planejamento Pessoas técnicas em geral preferem trabalhos técnicos ao planejamento !!! Mas relegar planejamento é um dos erros mais críticos que um projeto pode ter; O planejamento ajuda a resolver problemas no início do projeto, enquanto eles representam pouco; A correção de problemas em fases posteriores do projeto pode custar de 50 a 200 vezes mais!!!

18 TESI Boas Práticas – Gerência de Riscos Em projetos de qualquer tamanho, existe uma porção de coisas que podem dar errado; Gerentes de projeto de sucesso atuam proativamente no sentido de evitar ou minimizar os efeitos destes problemas.

19 TESI Boas Práticas – Visibilidade de Projetos Habilidade de determinar o verdadeiro status do projeto; Um projeto tem visibilidade se o time de projetos sabe como o projeto esta executando de acordos com seus alvos (cronograma, custo, qualidade, etc); Para ter visibilidade um projeto precisa: Metas claras; Pontos de revisão; Marcos (milestones) binários; Medições (real contra planejado).

20 TESI Boas Práticas - PeopleWare Refere-se a práticas gerenciais que reconhecem a importância das pessoas nos projetos; O gerente de projetos deve: Alinhar pessoas e interesses das pessoas com atribuições; Demonstrar apreço sincero

21 TESI Boas Práticas – Envolvimento do Usuário Um projeto de sucesso e usado e apreciado pelo usuário: Não sobreponha o técnico ao prático; Não exagere para permitir que a essência seja facilmente achada.


Carregar ppt "Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Gerência de Projetos - Introdução Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Tópicos Especiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google