A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGUMAS OBRAS Cinco Semanas em um Balão – 1863 Viagem ao centro da Terra - 1864 Da Terra à Lua – 1865 Vinte Mil Léguas Submarinas – 1870 A volta ao mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGUMAS OBRAS Cinco Semanas em um Balão – 1863 Viagem ao centro da Terra - 1864 Da Terra à Lua – 1865 Vinte Mil Léguas Submarinas – 1870 A volta ao mundo."— Transcrição da apresentação:

1

2 ALGUMAS OBRAS Cinco Semanas em um Balão – 1863 Viagem ao centro da Terra Da Terra à Lua – 1865 Vinte Mil Léguas Submarinas – 1870 A volta ao mundo em 80 dias

3 Jules Verne (Nantes, 1828 – Amiens, 1905) Nantes, França Viagem, só na imaginação Era um explorador Muda-se para Paris Obra mais traduzida do mundo (148 línguas)

4 Influência das descobertas científicas e técnicas da época Literatura adaptada à idade científica Amigo e o editor P. J. Hetzel Cinco semanas em balão (1883), relato de uma viagem à África Por mais de 40 anos: Voyages Extraordinaires na Magasin déducation et de Récréation (Revista de educação e recreação)

5 O imprevisto não existe (A volta ao mundo em 80 dias, p. 15)

6 PAIXÃO PELO VIAJAR Possivelmente já viajara bastante, uma vez que ninguém melhor do que ele conhecia o mapa-múndi. Sempre tinha uma opinião a dar sobre todos os lugares comentados no clube, opinião que mais cedo ou mais tarde mostrava ter fundamento. (A volta ao mundo em 80 dias, p. 6)

7 ROTEIRO DE VIAGEM de PHILEAS FOGG E PASSEPARTOUT

8

9 ESTEREÓTIPO Forma fixa Lugar-comum; clichê, chavão Está muito ligado a representações sociais Usado como sátira Pode transformar-se em preconceito

10 OUTROS EXEMPLOS – NACIONALIDADES Brasileiro Samba Futebol Praia x trabalho Malandro

11 Português É burro Tem bigodes grandes Só cuida de padarias Só gosta de bacalhau e de azeite

12 Judeu Não se mistura com outros povos Só pensa em enriquecer a qualquer custo É avaro

13 Alemão Só bebe cerveja É nazista É frio

14 Só bebe vodka e cai de bêbado Fala difícil Russo Come strognoff todos os dias

15 O TEMPO Diferentes medições

16 Você já reparou que o tempo às vezes parece ter velocidades diferentes? Se você está fazendo algo divertido, o tempo parece voar, mas as atividades aborrecidas parecem não acabar mais!

17

18 Às vezes parece que seu relógio não é muito confiável para dizer-lhe quanto tempo passou. Quando você diz um longo tempo, de quanto tempo está falando?

19

20 Tempo cronológico: o que se mede de acordo com as formas tradicionais de medição. É o tempo comum – do relógio. Dia e noite Ano solar Mês lunar Horas e suas subdivisões

21 Foi Galileu quem primeiro estudou as medições do tempo, a partir do movimento dos pêndulos. Depois dele, Isaac Newton desenvolveu a teoria do tempo absoluto, em oposição ao tempo comum – do relógio.

22 Tempo absoluto: algo completamente separado do espaço e desvinculado dos acontecimentos. Esse tempo passa no mesmo ritmo em todos os lugares do Universo, aconteça o que acontecer.

23 CUIDADO! A pressa é inimiga da perfeição Quem tem pressa come cru

24 Salvador Dali, The Persistence of Memory

25

26 O tempo perguntou pro tempo: Quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo: Que não tinha tempo De dizer pro tempo Que tempo tem tanto tempo Quanto tempo o tempo tem.

27 Porque, enfim, tudo passa, não sabe o tempo ter firmeza em nada; e nossa vida escassa foge tão apressada que, quando se começa, é acabada. Camões

28 BIBLIOGRAFIA SNEDDEN, Robert. Horizonte da ciência – tempo. São Paulo: Moderna, TURAZZI, Maria Inez & GABRIEL, Carmen Teresa. Tempo e História. São Paulo: Moderna, 2000.


Carregar ppt "ALGUMAS OBRAS Cinco Semanas em um Balão – 1863 Viagem ao centro da Terra - 1864 Da Terra à Lua – 1865 Vinte Mil Léguas Submarinas – 1870 A volta ao mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google