A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Matemática
Trabalho de pesquisa… …instrumentos Náuticos O Quadrante

2 Eu Marisa andei a pesquisar sobre um instrumento náutico “O Quadrante”
E gostava de partilhar a informação que obtive!

3 Neste mesmo diapositivo encontrasse a descrição do instrumento
Neste mesmo diapositivo encontrasse a descrição do instrumento!! Sendo este o seguinte: O quadrante permite determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da Estrela Polar. Tinha a forma de um quarto de círculo, graduado de 0º a 90º. Na extremidade onde estavam marcados os 90º tinha duas pínulas com um orifício por onde se fazia pontaria ao astro. No centro tinha um fio de prumo. Observando a posição do fio de prumo lia-se a graduação que indicava a altura do astro.

4 Não pensei que eu n não vou por a parte que toda agente mais gosta
Não pensei que eu n não vou por a parte que toda agente mais gosta.. Porque vou! Vai ser uma apresentação sempre muito bem ilustrada!! Como podem ver ;) estão aqui representados vários tipos de “o quadrante”

5 Agora sim, vou começar a informar a seria ;) …
Começando por dizer quando surgiu “ O Quadrante” Já no século XV era utilizado pelos portugueses. Este instrumento náutico foi utilizado pelos portugueses no ano de 1460, ano da morte do Infante D. Henrique.

6 Será que têm conhecimento de quem o inventou
Será que têm conhecimento de quem o inventou?! Nas duvidas das duvidas eu digo!! O quadrante astronómico, conhecido desde a Antiguidade, foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à náutica, sendo Diogo Gomes o a inventa-lo! Utilizado este numa viagem efectuada por volta de 1460.

7 Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo recto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio de prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro. Uma pergunta interessante: Para que era utilizado?!?!?

8 Não pensem que já acabou por aqui
Não pensem que já acabou por aqui! Pois ainda me falta explicar como funciona o instrumento.  Para utilizá-lo, a pessoa aponta o quadrante ao astro que pretende observar, até conseguir ver através dos orifícios de ambas as pínulas. A medição é então encontrada através do valor apontado pelo fio de prumo na escala do quarto de círculo, onde se encontra uma graduação de 0° a 90°. Apesar de sua aplicação na navegação ser, por certo, anterior, apenas dispomos de referências explícitas à sua utilização a partir de meados do século XV

9 Aqui esta um exemplo de uma utilização do instrumento
No começo, as navegações portuguesas pelo Mar Oceano foram relativamente simples, apesar do desafio de enfrentar o desconhecido: bastava ir bordejando a costa da África. Navegava-se apenas durante o dia, usando como referência pontos geográficos, como rios, golfos e montanhas. Quando era necessário navegar à noite, a referência era a estrela Polar, entre nós conhecida como Tramontana. Quanto mais alta a estrela estivesse no céu, mais longe da linha do Equador estaria o navio, na direcção do Pólo Norte. As medições eram feitas a olho nu. Depois foram aperfeiçoadas com o uso de um instrumento chamado quadrante. É um arco graduado, de 45 graus – equivalente a um quarto da esfera terrestre –, equipado com uma agulha e uma linha esticada por um peso de chumbo na ponta. Apontado para a Tramontana, o quadrante fornece a latitude exacta em que se encontra o navio

10 Bibliografia, ou seja sites consultados para a realização do trabalho
-> ->

11 Agora sim… Terminei!! Trabalho realizado por: - Marisa Água nº9 A.F.A.C. 2


Carregar ppt "Disciplina: Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google