A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias Informáticas 2006/071 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia do UNIX O nome original era UNICS (UNiplexed Information and Computing Service),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias Informáticas 2006/071 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia do UNIX O nome original era UNICS (UNiplexed Information and Computing Service),"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias Informáticas 2006/071 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia do UNIX O nome original era UNICS (UNiplexed Information and Computing Service), que tinha origem do Multics, que sigificava MULTiplexed Information and Computing Service. Mais tarde é que passou para UNIX.

2 Tecnologias Informáticas 2006/072 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX. Fim dos anos 60 MIT, Bell Labs e GE iniciam o desenvolvimento do sistema operacional MULTICS. MITBell LabsGEMULTICS 1969 Ken Thompson e Dennis Ritchie desenvolvem uma versão simplificada do MULTICS num PDP-7 abandonado no Bell Labs. Esse sistema será batizado por Brian Kerningham como UNICS e depois UNIX. Ken ThompsonDennis RitchieBrian Kerningham

3 Tecnologias Informáticas 2006/073 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX Portagem do UNIX para o PDP11/20, PPDP11/40 e PDP11/70; para simplificar a portagem, Ken Thompson tenta reescrever o UNIX em uma linguagem de alto nível (B, simplificação de BCPL); a equipe melhora a linguagem B e cria a linguagem C para reescrever o UNIX, antes escrito em assemblerB Anos 70 UNIX é usado nas universidades; o Bell Labs libera licencia fontes para ensino e pesquisa.

4 Tecnologias Informáticas 2006/074 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX Primeira versão comercial (Versão 6) Inicia o desenvolvimento do UNIX BSD (Berkeley Software Distribution), com Bill Joy e Ozalp Babaoglu.Berkeley Software Distribution Anos 80 UNIX é um produto comercial grande e complexo.

5 Tecnologias Informáticas 2006/075 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX Após ter tentado sem sucesso obter o código- fonte do firmware de uma impressora Xerox para corrigir um defeito de operação, Richard Stallman (MIT) cria o Projeto GNU. Esse projeto visa construir ferramentas para produzir software livre.Richard StallmanProjeto GNU

6 Tecnologias Informáticas 2006/076 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX O ambiente gráfico X-Windows é desenvolvido no Projeto Athena do MIT.X-WindowsProjeto Athena 1987 Andrew Tanenbaum, um professor da Holanda, escreve uma versão didática simplificada do UNIX, denominada MINIX. Andrew Tanenbaum

7 Tecnologias Informáticas 2006/077 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX História do UNIX São lançados os primeiros PCs baseados na CPU Intel 386, que traz mecanismos avançados para protecção de acesso à memória O ambiente X-Windows 11r2 é divulgado ao público.

8 Tecnologias Informáticas 2006/078 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX Principais características do UNIX. Ambiente para programadores Interface de utilizador simples Utilitários que podem ser combinados para actuar funções poderosas Sistema de ficheiros hierárquico

9 Tecnologias Informáticas 2006/079 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX Principais características do UNIX. Interface simples para sistemas consistentes com o formato de ficheiros Sistema de multi-utilizadores e multi- processos Arquitectura independente e transparente para o utilizador.

10 Tecnologias Informáticas 2006/0710 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX O sistema operativo Funciona por camadas (layers). O kernel referido interage directamente com o hardware e proporciona serviços aos utilizadores dos programas. Os programas interagem com o kernel através de chamadas do sistema (system calls).

11 Tecnologias Informáticas 2006/0711 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX Utilizadores O UNIX é um sistema multi-utilizadores e multi-processos. Poderá haver muitos utilizadores a correr vários programas tudo ao mesmo tempo. cabe ao kernel manter todos os utilizadores e processos separados e regular o acesso ao sistema de hardware, incluindo o CPU, memória, disco e outros dispositivos.

12 Tecnologias Informáticas 2006/0712 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX Sistemas de ficheiros Este sistema funciona como uma árvore invertida que começa na raíz (/) e vai para baixo para as sub árvores. Cada nó é um ficheiro ou uma directoria de ficheiros.

13 Tecnologias Informáticas 2006/0713 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia UNIX Sistemas de ficheiros O ficheiro ou directoria é denominado por um caminho (path). Exemplo: /home/condron/source/xntp

14 Tecnologias Informáticas 2006/0714 Bibliografia i/unix-historia.html i/unix-historia.html l l


Carregar ppt "Tecnologias Informáticas 2006/071 Tecnologias Informáticas Núcleo e filosofia do UNIX O nome original era UNICS (UNiplexed Information and Computing Service),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google