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Ciência da Computação I
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Software:
Pela finalidade de seu desenvolvimento Básico Aplicativo Pelo tipo de distribuição Software Livre Software Proprietário
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Unidade III – SOFTWARE Softwares Básicos: Sistema Operacional (SO)
Interface Gráfica Linguagens de programação Utilitários
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Unidade III - SOFTWARE SISTEMA OPERACIONAL
Controla o computador como um todo Se encarrega das funções repetitivas Se encarrega das funções mais complexas
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Unidade III – SOFTWARE Funções de um Sistema Operacional
Gerência de Memória Gerência de Computador Gerência de arquivos Gerência de dispositivos de E/S
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais
Monousuário – Monotarefa Permite um único usuário operando um único aplicativo por vez. Ex: MS-DOS
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais
Monousuário – Multitarefa Permite um único usuário operando vários aplicativos por vez. Neste caso, o SO e a CPU tem condições de atender multicomandos. Ex: Windows 95
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais
Multiusuário – Multitarefa O SO tem condições de atender vários usuários em uma rede local, executando múltiplos aplicativos. Ex: Windows XP em diante;
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais
Sistema Operacional de rede Trata-se de um tipo de SO mais robusto, capaz de atender programação multiusuário em larga escala, operando multiaplicativos. Ex: Linux, Unix, Solares, Windows NT
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Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais
Sistema Operacional em tempo real SO dedicados a um tipo de equipamento ou operação. Utilizando em controle de máquinas, instrumentos ou até equipamentos mais complexos, como veículos e aparelhos de monitoramento. Processos Externos Sensores CPU Memória SO
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Unidade III – SOFTWARE Tendências para os SO
Interfaces Gráficas mais intuitivas Melhoria nas ferramentas de redes Melhor interação com outros SO
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Unidade III – SOFTWARE INTERFACE GRÁFICA
Transforma as ordens e comandos de um SO ou outro aplicativos em recursos áudio visuais, como: ícones, janelas, barras de rolamento, bem como alertas sonoros. Ex: Todos os Windows, IOS, Android dentre outros.
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Trata-se de um conjunto de convenções e de regras que especificam como instruir um computador a executar determinadas tarefas. As linguagens de programação se assemelham as linguagens humanas, no que se refere as regras gramaticais próprias.
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Gerações de Linguagens de baixo nível 1ª Geração - Linguagem em nível de máquina Os primeiros computadores eram programados utilizando a programação binária ( ) Programação cansativa e sujeita a muitos erros.
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Gerações de Linguagens de baixo nível 2ª Geração - Linguagem de montagem (Assembly) Substituem as sequencias de programação em binário por códigos de programação. Ex: Para realizar uma soma; ADD 1 , TOTAL
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Gerações de Linguagens de alto nível 3ª Geração – Linguagens orientadas aos usuários Foram criadas linguagens de programação mais semelhantes a linguagem humana. Buscou atender aplicações científicas (Fortran e Pascal) e aplicações comerciais (Cobol)
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Gerações de Linguagens de alto nível 4ª Geração – Linguagens orientadas à aplicação Facilitou a aprendizagem de linguagens para todos aqueles que tem necessidade de criar aplicativos, como o Excel, Autocad e outros.
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Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Gerações de Linguagens de alto nível 5ª Geração – Linguagens do conhecimento Refere-se as linguagens de programação de apoio à Inteligência Artificial (IA). Permite o sistema fazer inferências a partir de informações registradas.
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Unidade III – SOFTWARE TRADUTORES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.
Os programas escritos através de linguagem de programação (código fonte), precisam ser traduzidos para a linguagem da máquina . Existem dois tipos de tradutores: Compiladores Interpretadores
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Unidade III – SOFTWARE TRADUTORES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.
COMPILADORES. Permitem gerar programas executáveis que funcionarão independente da linguagem que o criou. Ex: aplicativos baixados na internet INTERPRETADORES. Os programas gerados dependem de um outro software para ler e traduzir código fonte na medida da execução. Ex: Navegadores de internet (IE, Chrome, Firefox)
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Unidade III – SOFTWARE UTILITÁRIOS. APLICATIVOS
São programas de computador utilizados para resolver questões da própria informática. Ex: Anti-vírus; Compactadores de arquivos; Codecs de música e de vídeo. APLICATIVOS São programas de computador utilizados para resolver questões do nosso dia a dia. Ex: Diversos aplicativos baixados na internet; Folha de pagamento; Controle de Estoque, dentre outros.
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Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE LIVRE.
O conceito de software livre refere-se a liberdade dos usuários, para executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e melhorarem o software. Possuem o código fonte aberto a todos (open source). Um software livre pode ou não custar algum valor para o usuário. A questão não é o preço do software e sim a liberdade de usá-lo da forma que o usuário achar melhor. Ex: Linux
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Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE PROPRIETÁRIO
Este conceito é contrário ao software livre, pois o desenvolvedor do software proprietário não aceita interferências no seu uso e também na sua construção. Este tipo de software não tem disponibilizado o seu código fonte. Exemplo: Windows, Office, e outros.
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Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE PROPRIETÁRIO
Tipos de licença empresariais: Compra de um lote de licenças Compra de uma licença para uso em rede para um número limitado de usuários.
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Unidade III – SOFTWARE PIRATARIA DE SOFTWARE
Não existe pirataria no âmbito do software livre. Somente existe pirataria entre os softwares proprietários, sendo esta pago ou não. Tipos de pirataria: Assistência Técnica - Cuidado com os serviços prestados pelas assistências técnicas, uma vez que o próprio técnico pode instalar Softwares piratas sem o conhecimento do usuário. Pré instalação não-autorizada – neste modelo o consumidor compra uma máquina com Software pirata instalado, sem se dar conta de que não se trata da versão original. Falsificação – Neste modelo de pirataria o Software, sua embalagem, manual de instruções e/ou acessórios são copiados de forma a mascará-lo, tornando-o uma imitação fiel e que possa se passar pelo produto original despercebidamente.
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Unidade III – SOFTWARE TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARE
DEMO: Trata-se de uma versão de demonstração do software principal. Geralmente são gratuitos e limitados pelas funções. FREEWARE: Trata-se de uma versão de software que, na grande maioria das vezes é gratuita. Geralmente não possuem limitações pelo tempo ou pelas funções. SHAREWARE: Trata-se também de um software de demonstração, porém geralmente são limitados pelo tempo de uso ou o número de vezes de utilização. Não possuem limitações pelas funções. Geralmente são gratuitos BETA: Trata-se de uma versão de software em desenvolvimento, ainda sem as garantias dadas geralmente pelo fabricante.
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