A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura Moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura Moderna."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura Moderna

2 Arquitetura moderna Conjunto de estilos arquitetônicos que se desenvolveram em todo mundo a partir do último terço do século XIX e com o passar do século XX. Surge a partir das mudanças técnicas, sociais e culturais vinculadas à revolução industrial, como reação contra o mau gosto imperante nos objetos produzidos em massa pela indústria.

3 O uso dos novos materiais, assim como a aplicação das tecnologias associadas trocou para sempre a maneira de projetar e construir os edifícios ou os espaços para a vida e a atividade humana.

4 Recebe diferentes denominações:. Art Nouveau na França e Bélgica
Recebe diferentes denominações: Art Nouveau na França e Bélgica. Jugendstil na Alemanha. Sezession na Austria. Estilo Liberty ou Floreale na Itália. Modernismo na Espanha. Caracterizou-se por: - a simplificação das formas - a ausência de ornamento - a estética com referências à distintas tendências.

5 Curva e entrelaça o ferro, em magras cintas, que formam toda classe de formas e representações e o põe nos salões das casas e nas fachadas dos edifícios.

6 Novos materiais industriais como o concreto armado, o aço laminado e o vidro plano em grandes dimensiones. Plantas e seções ortogonais, geralmente assimétricas. Ausência de decoração nas fachadas. Grandes janelas horizontais conformados por perfis de aço. Espaços interiores luminosos e diáfanos. Edificio de Le Corbusier, en Stuttgart.

7 A chegada do Hitler ao poder em 1933, provocou a saída de arquitetos a outros países estendendo-se assim este movimento. Começou a generalizar-se nos Estados Unidos a denominação International Style. As últimas décadas do século XX estiveram dominadas por outros movimentos críticos herdeiros do movimento moderno, tais como o Racionalismo, o Funcionalismo, etc.

8

9

10 Marsella, França. Edificações desenhadas por Le Corbusier e realizadas entre os anos 1948 – Caracterizam a arquitetura de post guerra com uma esquema de moradia coletiva e econômica.

11

12 Le Corbusier: Unidade Residencial de Marsella 1948-1954

13 Tipo de urbanização Modelo racionalista 1:
Edificação em altura, tipologia edificatória igualitária, predomínio da ortogonalidade, uso intenso da prefabricação, blocos em disposição regularizada, colocados em meio de grandes espaços verdes segregados das vias veiculares, e sempre evitando a mescla de usos. Os serviços e os centros comerciais ficariam apartados obedecendo uma rígida zonificação. Churchill Gardens, Londres,

14 Pendrecht, Rotterdam,

15 Alexanderpolder, Rotterdam

16 Barrio Hansaviertel, Berlín, 1957.

17 Les Courtillieres, Pantin, 1955-60
La Grande Borne, París,

18 INA casa Tuscolano III, Roma, 1950-54.
Modelo racionalista 2: Edificação estendida, baixa densidade, uso da moradia ótima em grupos compactos, afastado do modelo de cidade jardim. INA casa Tuscolano III, Roma,

19 Neo empirismo escandinavo:
Superação da rígida tipologia racionalista ao recuperar elementos da arquitetura tradicional, estabelecimento de uma estrutura urbana diversificada espacial e formalmente. Punkthus, Tulegatan, Estocolmo,

20 INA casa Tiburtino, Roma, 1950-54.
Neo realismo italiano: Afastados de esquemas formais racionalistas. Recuperação de raízes populares, técnicas artesanais INA casa Pastena, Salerno, INA casa Tiburtino, Roma,

21 O Movimento Moderno entrou em crise a finais dos anos 50 do século XX, a consequência das críticas aos excessos do «estilo Internacional» e ao urbanismo derivado da «Carta de Atenas». Aparecem tendências continuadoras do Movimento Moderno, as quais protagonizam a arquitetura dos anos 1960 até a atualidade. A história do século XX pode dividir-se em dois, o grande sucesso da ''modernidade'' e o que se conhece como ''posmodernidad''.

22 Principais transformações da Arquitetura Moderna ao Post Moderna - Da estética funcionalista da modernidade, a uma estética subjetivista da post modernidade. - De uma estética abstracionista como recurso racional, por uma estética figurativista que valora o particular. - De uma estética higienista como construção homogênea e definitória da ordem, por uma que valora o caos.

23 A crítica anti-moderna ganhou experiência prática pela década de 1970
Museu Soumaya Auditório de Tenerife Museu Guggenheim de Bilbao

24 Deconstructivismo: Estilo que se enfrenta a toda a arquitetura, ainda a atual e desagrade ao postmodernismo. Pretende criar uma imagem global mas, para consegui-lo deve romper principalmente com as funções, as formas, os materiais e ainda com os volumes criando uma confusão geométrica a grande escala.

25

26

27

28 Alta Tecnologia

29 Signos mas importantes da alta tecnologia:
- Progressiva aceleração do desenvolvimento científico técnico. - Avanços na eletrônica. - Uso da energia atômica. - Conquista do espaço. - Incremento da automatização. - Divulgação dos computadores.

30 Princípios da alta tecnologia:
- Uso do concreto armado. - Estruturas pendentes. - Estruturas infláveis. - Estruturas de reticulado. - Célula residencial como módulo arquitetônico.

31

32

33

34 Cascas com nervos de Concreto

35 Domos Geodésicos

36 Estruturas Pendentes

37 Estruturas infláveis

38 A célula residencial como módulo arquitetônico

39 A célula residencial como módulo arquitetônico

40 Sistemas Construtivos de Aço

41 Sistemas Construtivos de Aço

42 Outras realizações da alta tecnologia

43 Outras realizações da alta tecnologia

44

45


Carregar ppt "Arquitetura Moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google