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SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

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1 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 FORMAÇÃOBÍBLICA

2 A figura do Pobre no Novo Testamento

3 FORMAÇÃOBÍBLICA A Figura do Pobre no Novo Testamento O Novo Testamento é a consolidação mais perfeita e acabada do projeto de Deus que pretende reconstruir a originalidade da Criação, na realização do “novo céu e nova terra”. É a concretização da Promessa e da Aliança para libertar o povo sofrido e humilhado, o Pobre. É a vitória da vida sobre a morte!

4 FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus e os Pobres Na ação missionária de Jesus, evangelizador dos Pobres ( anawin) tem lugar de destaque na História da Humanidade. Inaugurou-se a era da “promoção messiânica dos Pobres”. - O cântico de Maria, a parábola do Bom Samaritano, do Pobre Lázaro, do cego Bartimeu, a Samaritana, a oferta da viúva, a pecadora Madalena, a proclamação às Bem aventuranças e tantos outros, revelam a opção clara e consciente de Jesus pelos Pobres e excluídos.

5 FORMAÇÃOBÍBLICA A opção de seguir Jesus Cristo implica optar-se pelos Pobres, pela defesa deles. Não dá para ser cristão e renegar o Pobre. Não dá para seguir a doutrina messiânica e não importar-se com os Pobres. Jesus veio para os Pobres, para restituir- lhes a dignidade. Os demais que quiserem seguir Jesus, deverão pensar, como Ele, agir como Ele, amar como Ele,viver como Ele viveu! Por isso, Vicente de Paulo nos adverte: “é preciso amar Jesus na pessoa do Pobre”.

6 FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus e os Ricos O episódio do homem rico é a representação característica daquele grupo social minoritário que traz consigo uma mentalidade marcada pelo egoísmo e o apego às riquezas, ao lucro concentrado e ao acúmulo de bens. Este, estava totalmente em desarmonia com a proposta de Jesus, dirigida a todos, sem privilégios: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.”

7 FORMAÇÃOBÍBLICA Na verdade esse “homem rico” desejava a vida só para si. Não era capaz de defender e partilhar a vida com os Pobres. Zaqueu, conhecido publicamente como ladrão, teve uma reação diferente ao ver Jesus. A reação de Zaqueu ao acolhimento e à misericórdia é a demonstração clara que os ricos se salvam desde que disponibilizem seus bens em função da partilha e se convertam para os ideais do Reino de Deus.

8 FORMAÇÃOBÍBLICA A Exigência de Conversão para Todos As pregações de João Batista e o início da vida pública de Jesus são marcadas por um forte apelo à conversão. “O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus já está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.”! Mt 3,2 É uma nova forma de pregação profética da conversão, um convite para uma “reviravolta interna”, um aderir-se à Promessa Messiânica proferida no Antigo Testamento.

9 FORMAÇÃOBÍBLICA Em sua pregação à conversão, Jesus faz de forma direta a cada pessoa, com seus medos, pecados, limitações, rudezas e simplicidade... Essas pessas se transformam de maneira eficaz na mudança das estruturas sociais injustas que corrompem os valores e os ideais do reino de Deus. A doçura e a determinação de Jesus transformam seus corações, dando-lhes coragem e ousadia para viver e pregar a Boa Notícia do Reino. Tornam-se pessoas livres capazes de lutar por um mundo mais justo e fraterno.

10 FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus não deixa ninguém de fora. Chama homens, mulheres, crianças, jovens e adultos, e a cada um dá-lhes sabedoria e coragem para testemunhar que o Reino do Pai já está entre eles. Só Homens mulheres novos imbuídos com sentimentos de sensibilidade,ternura, compaixão, solidariedade e capacidade de partilhar o ser e o ter poderiam contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade nova, justa e fraterna, onde o respeito pela dignidade e pela vida do irmão fosse a marca registrada do discípulo e da discípula do Senhor.

11 FORMAÇÃOBÍBLICA Ato dos Apóstolos e os Pobres “... Repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.” At 2,45 Os primeiros retratos da Igreja primitiva foi de vida plena na solidariedade e partilha. Os primeiros cristão não pouparam esforços para seguir e refazer o caminho de Jesus. Foram capazes de adotar o projeto de inclusão, assumindo e atualizando a Boa Nova nas mais diversificadas circunstâncias sociais, culturais, políticas e religiosas. Uma luta perseverante para reintegrar os marginalizados e fazê-los experimentar a força e alegria da Boa Nova.

12 FORMAÇÃOBÍBLICA A feliz descoberta “que Deus não faz diferença entre as pessoas” será o fundamento da nova relação estabelecida na comunidade,não mais baseada no egoísmo, na ganância ou no preconceito que excluem e dividem. Mas no amor fraterno e na amizade; na solidariedade e na justiça; no diálogo e na comunhão que motivam e sustentam um novo modo de viver: “todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas.”

13 FORMAÇÃOBÍBLICA Este testemunho de comunhão afetiva e efetiva era tão forte na Igreja primitiva, que Ela edificava e progredia no temor do Senhor e crescia em toda a Judeia, Galileia e Samaria e em outras regiões. A Boa Notícia de Jesus se espalhava por todos os cantos até mesmo nos países pagãos. Era a força do Espírito Santo que movia os corações dos primeiros discípulos a seguir os passos de Jesus: proclamar um Novo Reino de amor a todas as pessoas, especialmente aos Pobres e humilhados.

14 FORMAÇÃOBÍBLICA O Apóstolo Paulo e os Pobres Paulo, o “apóstolo das nações” poderia também ser chamado de “apóstolo da solidariedade”. Boa parte de sua atividade apostólica é dedicada à coleta em benefício dos Pobres da comunidade de Jerusalém. Dois aspectos muito importantes iluminam essa atitude solidária de Paulo para com os Pobres:

15 FORMAÇÃOBÍBLICA 1.Não era uma coleta apenas assistencialista. O objetivo principal era o envolvimento,a participação de toda a comunidade. Um gesto de solidariedade para com os mais Pobres. Um gesto de comunhão fraterna, a ação do Bom Samaritano: levantar os caídos e restituir dignidade e vida a todos. 2.Em Corinto, onde a Comunidade era mais rica, a coleta era maior. Paulo pedia mais. A intenção de Paulo era que as Igrejas mais ricas favorecessem as mais pobres. Incentivava a partilha e a solidariedade para que todos vivessem como irmãos, uns ajudando os outros.

16 FORMAÇÃOBÍBLICA O desafio do seguimento: A Fé sem Obras é Morta A fé está intimamente ligada à vida. E o amor que Jesus ensinou deve ser traduzido em ação.Não basta ter fé, é preciso fazer o bem a quem precisa, sem discriminação. Existem duas intuições que podem ajudar a clarear todo esse processo de nossas relações humanas e cristãs, em vista ao combate à exclusão:

17 FORMAÇÃOBÍBLICA a) Jesus não nos autoriza a excluir os ricos, pelo contrário devem ser alvo da nossa ação evangelizadora. O próprio Jesus e os discípulos contaram com pessoas ricas convertidas e solidárias da Causa. O grande desafio porém, é trabalhar as consciências para a conversão ao projeto de partilha e de solidariedade, sem exclusão.Um mundo de igualdade para todos.

18 FORMAÇÃOBÍBLICA b) Os Pobres do ponto de vista bíblico e da ação missionária de Jesus e dos primeiros cristãos serão sempre os nossos preferidos, porque são, os preferidos do Pai. Eles sempre foram excluídos e discriminados, por isso, o projeto de Deus para libertá-los. Deus criou toda criatura humana à sua imagem e semelhança por isso, envia seu Filho para viver igual a todos e para resgatar seus filhos perdidos, para viver um novo céu e uma nova terra.

19 FORMAÇÃOBÍBLICA Concluindo De acordo com a Bíblia, os Pobres são os preferidos de Deus. E nossa maneira de amá-los deverá ser especial, para evitar discriminação e preconceito, restituindo-lhes a dignidade e a vida. Deste modo, em tudo, nosso projeto missionário, deve ter por finalidade última mudar as estruturas que oprimem e massacra os Pobres. Ou seja, seguir os passos de Jesus, de Vicente de Paulo e de nossos Fundadores.

20 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB


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