A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE DA COMUNICAÇAO A Teologia da Comunicação A história humana, ä luz da fé, é a historia da comunicação de Deus com as pessoas. Primeiro, ele se comunica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE DA COMUNICAÇAO A Teologia da Comunicação A história humana, ä luz da fé, é a historia da comunicação de Deus com as pessoas. Primeiro, ele se comunica."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE DA COMUNICAÇAO A Teologia da Comunicação A história humana, ä luz da fé, é a historia da comunicação de Deus com as pessoas. Primeiro, ele se comunica pela criação. Mesmo sem palavras, a criação fala de Deus por toda a parte. A pessoa humana é o ser que mais fala de Deus. Depois, Ele quer a amizade e a convivência das pessoas, e faz Aliança com a humanidade e escolhe um Povo. Porque deseja realizar seu projeto de comunhão das pessoas entre si e das pessoas com Deus. Mas, a infidelidade rompe essa comunicação, fechando o homem e a mulher em si. O pecado é a não comunicação com Deus e os irmãos e irmãs. Deus coloca os profetas e profetizas que vão denunciar o pecado e as injustiças dos poderosos contra os pobres. Sua missão é restaurar a Aliança e a comunicação de Deus e das pessoas entre si. Deus quer sempre se comunicar conosco.

2 A injustiça é conseqüência direta da idolatria, quando colocamos dinheiro, riqueza, poder, acima de Deus. Jesus Cristo é a perfeita comunicação de Deus com as pessoas e das pessoas com Deus. Ele é humano e divino. É ao mesmo tempo emissor e receptor da comunicação de Deus ä humanidade e desta a Deus. Ser igreja é ser comunicação, é ser comunicação das pessoas entre si e com Deus. A liturgia em si é comunicação. Precisamos conseguir uma comunicação viva, digna e adequada na celebração. Sempre que Deus quis se comunicar com o ser humano, Ele usou o jeito que pudesse compreender em seu estado de evolução. Jesus, foi um grande comunicador. Sua comunicação arrastava multidões, pois tinha carinho com o povo, estava sempre no meio deles, comia com eles, perdoava, tocava as pessoas, olhava nos olhos, escutava, tinha compaixão e denunciava as injustiças do seu tempo. Era um homem de profunda esperança. Para o povo compreender sua mensagem usava da linguagem que eles poderiam entender através das parábolas (Grão de mostarda, bom samaritano, joio e o trigo, etc). Se as nossas liturgias comunicam pouco, precisamos buscar maneiras e formas criativas de celebrar, através da palavra, do silencio, do gesto, do olhar, o ambiente, a acolhida, o canto, os símbolos etc.

3 Comunicação na Mídia. A comunicação na mídia trouxe grandes transformações não somente nas organizações administrativas e no mercado, mas também alterações na convivência humana, nas relações familiares, no trabalho, na educação, na evangelização, enfim em toda a sociedade. Quanto a comunicação e a evangelização elas não podem trilhar caminhos paralelos, sem realizar um estreito diálogo, especialmente entre fé e cultura, já dizia o Papa João Paulo II. Não é questão de aceitar ou rejeitar a comunicação. É um fenômeno global a comunicação midiática. Para nós não basta usar os mios de comunicação para difundir a mensagem crista....mas é preciso integrar a mensagem nesta mesma nova cultura criada pela comunicação social.(João Paulo II, doc. Redemptoris Missio). Muitas vezes nos encontramos despreparados, com modelos ultrapassados. Mas, não basta apenas estar preparado para usar as novas tecnologias, e preciso perceber a sua significação, ou seja, no seu lugar social. E preciso ter uma boa formação cultural, doutrinal e espiritual para poder discutir e refletir sobre as implicações, seja no ponto de vista social, eclesial, cultural econômico e político.

4 Para acontecer a comunicação é preciso a mediação da linguagem. A linguagem é o conjunto de códigos, de sinais, que o ser humano usa para se relacionar com os outros, com a natureza, consigo mesmo e com Deus. Para que haja comunicação é preciso que haja capacidade de interpretar ou decodificar os sinais mediadores. Para uma verdadeira comunicação do ponto de vista cristão, ela deve ter princípios, valores evangélicos e usá-la de forma inculturada e que ajudem as pessoas a viverem a sua fé com autenticidade, tornando-a mais humana, sensível e solidária e sem o peso total da emoção.


Carregar ppt "A ARTE DA COMUNICAÇAO A Teologia da Comunicação A história humana, ä luz da fé, é a historia da comunicação de Deus com as pessoas. Primeiro, ele se comunica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google