A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão,"— Transcrição da apresentação:

1 Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão, restaura, celebra, adverte e sustenta. Num tempo de mudança de época, cresce forte a tendência ao individualismo, mas percebe-se igualmente a busca por vida comunitária. Contemplamos cada vez mais além das comunidades territorialmente estabelecidas, deparamos com comunidades transterritoriais, ambientais e afetivas, além do crescimento rápido das comunidades virtuais, presente na cultura juvenil.

2

3

4

5

6

7

8

9

10 A vida é dom. O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus. A missão dos discípulos é o serviço à vida plena. Cabe a cada um de nós, proclamar com vigor que as condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e dor, contradizem o projeto do Pai e desafiam os discípulos missionários ao maior compromisso a favor da cultura da vida.

11

12

13 Os novos rostos dos pobres; A não aceitarmos tais situações de morte, sejam elas quais forem, envolvendo-nos na preservação da vida; Não calarmo-nos diante do aborto, nem diante da vida sem alimentação, casa, terra, trabalho, educação, saúde, lazer, liberdade, esperança e fé; Reconhecermos o direito a nascer, crescer, constituir família, seguir a vocação, crer e manifestar a fé, num mundo onde o perdão seja a regra, e a reconciliação meta de todos; Ratifica e potencializa a opção preferencial pelos pobres – implica à fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós; Chama –nos as responsabilidades para a consciência ecológica.

14

15

16 A fidelidade ao Evangelho no hoje de nosso tempo e o caráter indispensável do testemunho de unidade exigem uma ação orgânica em torno a alguns referenciais comuns.

17

18

19

20

21

22

23

24 Catequese – processo de iniciação cristã, que não se limita a criança; - precisamos de itinerário catequético permanente, assumido pela Igreja Particular, com a ajuda da Conferência Episcopal; - que não se limite a uma formação doutrinal, mas integral, à vida cristã; - a inspiração bíblica, catequética e litúrgica é condição fundamental para a iniciação cristã de crianças, bem como adolescentes, jovens e adultos que não foram suficientemente orientados na fé e nas obras inspiradas pela fé. É preciso desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo.

25

26

27

28

29 Pastoral orgânica e de conjunto articuladas tem por finalidade evitar o contratestemunho da divisão e a competição entre grupos. O instrumento privilegiado de uma pastoral orgânica e de conjunto é o planejamento, com a participação de todos os membros da comunidade eclesial na projeção da ação, tanto no processo de discernimento como na tomada de decisão.

30 Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela palavra de Deus, e pela Eucaristia, a luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


Carregar ppt "Sem vida em comunidade, não há como efetivamente viver a proposta cristã, isto é, o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em missão,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google